O edifício onde se encontra a Câmara Municipal de Estocolmo é o símbolo da cidade. Localiza-se no centro, na ilha de Kungsholmen, mesmo junto à água. É um dos projetos suecos mais importantes do século XX e onde se realizam as cerimónias anuais dos prémios Nobel. Numa visita à capital sueca recomendo ir visitar.
História da Câmara Municipal
No ano de 1907 a cidade de Esocolmo decidiu construir uma nova Câmara Municipal. O local escolhido para o edifício foi onde há uns anos atrás se encontrava uma antigfa fábrica de moagem de farinha. O nome da fábrica era Eldkvarn.
Foi nesta fábrica, construída no século XIX, que ocorreu em 1878, um dos grandes incêndios de Estocolmo. Esteve em funcionamento até 1906.
Ocorreu então um concurso para verificar qual seria o arquiteto que iria ficar responsável pelo projeto da nova Câmara Municipal. Ganhou Ragnar Ostberg, o principal arquiteto do estilo Romântico Nacional.
Pelo que se sabe Ostberg modificou algumas vezes o projeto original do edifício, tendo acrescentado a torre que vemos hoje, cuja ideia teria sido de um dos outros arquitetos que entraram no concurso. O magnífico design interior teve também influência de vários artistas suecos.
Após 12 anos de construção, a Câmara Municipal foi inaugurada. Foi no dia a 23 de junho de 1923, exatamente 400 anos depois da chegada do Rei Gustav Vasa a Estocolmo.
O edifício da Câmara Municipal foi construído com cerca de 8 milhões de tijolos vermelho escuros. Os tijolos são chamados de “munktegel” porque eram normalmente utilizados em na construção de mosteiros e igrejas.
O que ver
Se virmos ao longe a Câmara Municipal penso que seja difícil imaginar que no seu interior existem 2 pátios, vários escritórios, salas de reuniões e grandes salões de banquetes inspirados pelos palácios da época do Renascimento.
Torre
Ao longe, quando vemos a Câmara Municipal, destaca-se a torre com 106 metros. No cimo da torre encontra-se o símbolo heráldico da Suécia, as Três Coroas.
Depois de subir os 365 degraus de umas sinuosas escadas (pode subir uma parte com elevador) poderá ter uma panorâmica fantástica da cidade de Estocolmo.
Também pode visitar um pequeno museu com réplicas de estátuas e bustos, que se encontra a meio da torre.
Câmara do Conselho
Este é um dos locais mais impressionantes da Câmara Municipal. Tem capacidade para 200 pessoas e é onde são realizadas as reuniões do Conselho Municipal de Estocolmo.
O teto desta sala faz lembrar uma casa viking tradicional.
Sala Oval
Esta sala foi criada especificamente para os tapetes Tureholm, feitas em França no século XVII. Atualmente é muito utilizada para celebrar casamentos.
Salão Azul
O salão azul é o maior de toda a Câmara Municipal. Mas embora tenha o nome de azul, na realidade não é desta cor.
A ideia original era de facto pintar este local de azul, mas Ostberg acabou por não querer tapar os tijolos utilizados na construção da Câmara. Mas como o local já era conhecido como salão azul, assim permaneceu.
Este salão é muito conhecido, pois é aqui que é realizado o Banquete do Prémio Nobel. Acontece todos os anos a 10 de dezembro, dia em que Alfred Nobel morreu.
Destaca-se também para o maior órgão da Escandinávia, com 10270 canos.
Salão Dourado
No salão dourado podemos ver mais de 18 milhões de peças de mosaico feitas de vidro e ouro, que retratam a história da Suécia.
Este é um espaço onde pode ser dado um banquete para até 700 pessoas.
Galeria do principe
Todas as receções oficiais são ralizadas na Galeria do Príncipe. O elemento mais importante é o fresco que foi pintado pelo Príncipe Eugen, que o doou à Câmara.
A Câmara Municipal de Estocolmo apenas pode ser visitada através de uma visita guiada. Aconselho verificar toda a informação no site oficial. Não deixe de visitar também o jardim.
Obrigado Catarina por estas excelentes informações, já estive em Estocolmo mas de visitas só visitei o Museu do barco Vasa hehe. Ah e gostei bastante da cidade e do país claro, para mim “de vez em quando) sabe bem uma certa organização heheheh
Olá Francisco 🙂
Muito obrigada, que bom que gostaste. Também escrevi sobre o Vasa, é super interessante. Gostei bastante também. É verdade, tambem já me apetecia regressar lá!
Estocolmo é magnífico. Para mim é uma das cidades mais genuínas da Europa. Tem algo muito próprio. O Salão dourado é mesmo genial.
Olá Carla 🙂
É uma atmosfera diferente do resto da Europa, concordo. Sem dúvida, o salão é magnífico!
Não fazia ideia que era possível visitar essa torre! Acho Estocolmo uma cidade incrível e ainda pouco explorada, pretendo voltar em breve e vou tentar conhecer esse símbolo da cidade!
Olá Paula 🙂
Se compararmos com outras cidades da Europa não é mesmo. Na minha opinião tem a ver um pouco com o clima e o preço de tudo!
Catarina, estás a deixar-me com problemas de consciência 🙂 Estive 2 vezes em Estocolmo e ainda não vi todas as tuas sugestões… ups 🙂 Mais uma vez, uma maravilha aprender mais sobre os locais e a sua história. Aguardo para ver onde nos levas a seguir…
Olá Rui 🙂
Tens de lá ir uma 3ª vez!! Tão bom que gostaste de ler 😉
Nossa… que passeio bacana! O símbolo da cidade é realmente lindo e repleto de histórias. Adorei o post!
Olá Viviane 🙂
É mesmo, muita coisa interessante para ver aqui e em toda a cidade. Que bom que gostou!
Vendo de longe a Câmara Municipal é realmente difícil imaginar que no seu interior existem pátios, e grandes salões de banquetes! Deve ser uma visita inesquecível! Ótimo post! Beijos!
Olá 🙂
É mesmo. O exterior austero não deixa adivinhar o que lá está dentro!! Muito obrigada. Beijinhos
Que cidade linda!!! Morro de vontade de conhecer Estocolmo… Tomara que consiga ir logo…
Confesso que conheço pouco sobre Estocolmo. Mas o pouco que vi me desperta um interesse enorme. Gostei bastante de saber a história da Câmara Municipal e do prédio, realmente um lugar bem interessante.
Olá Anderson 🙂
Que bom que gostou! Espero que tenha possibilidade de ir em breve, vale mesmo a pena.