10 fotos da praia da Ursa (Sintra)

A poucos metros do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental, encontra-se a praia da Ursa. Se morar em Lisboa como eu, é preciso fazer um trajeto de carro um pouco inferior a uma hora. Depois desse trajeto, é um bom bocado para descer a pé, numa descida mais ou menos longa (cerca de uma hora) e não muito fácil, pela arriba abaixo. Mas devagar e com algum cuidado, faz-se perfeitamente.

Esta praia é selvagem, não tem qualquer tipo de infra-estrutura (café, restaurante ou vigilância), tal como a do Ribeiro do Cavalo em Sesimbra. Também aqui na praia da Ursa a beleza é impressionante, com um pequeno areal localizado entre vertiginosas arribas em plena serra de Sintra.

Diz a lenda que já por aqui viveu uma ursa com as suas crias. Quando ocorreu um degelo, os deuses pediram-lhe para sair desta praia, mas ela não quis e por isso tanto ela como os seus filhotes foram transformados em pedra. A mãe é a pedra maior e as crias as mais pequeninas que se vêem em frente ao areal…


Dicas para ir até à Praia da Ursa

(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!).

Como chegar: A praia é isolada, sendo possível ir de carro ou outro transporte privado e também de autocarro. Pode ir até Cascais e apanhar a linha que vai até ao Cabo da Roca, que fica bem perto. Independentemente da forma como chegar vai ter de andar sempre um bocado a pé. O trilho é um pouco inclinado e com pedras, é preciso descer com alguma atenção. Quando chegar lá vai ver que vale a pena.

Se não tiver tempo, capacidade, tempo ou vontade de descer pode ver a praia do topo da falésia. A paisagem aqui também é fantástica.

Onde dormir:  Recomendo o Hotel Baía, localizado mesmo no centro de Cascais. A localização é muito boa, sendo possível ir a pé até ao centro ou á Marina e também ter acesso a várias paragens de autocarro que o levam até ao Cabo da Roca, mesmo ao lado da praia da Ursa.

Deixe um comentário