Numa viagem à Sicília deve mesmo ir a Taormina. É conhecida por Pérola do Mar Jónico e localiza-se no alto do monte Tauro. Do alto deste monte temos uma vista verdadeiramente espetacular.
Esta cidade foi fundada no ano de 396 a.C por habitantes que tiveram de fugir de Naxos que foi a primeira colónia grega de toda a Sicília. Foram estes habitantes que iniciaram a construção do teatro, tendo escavado manualmente 100.000m3 de pedra!
O teatro fica mesmo no alto do monte, pelo que a vista daqui é a melhor de toda a Taormina. Daqui conseguimos ver o mar e o vulcão Etna. Vale mesmo a pena a caminhada.
Na época grega o teatro era uma das formas mais ricas de arte. Existiam vários espetáculos de dança, música ou recitação de poesias. Do dominio grego restam ainda hoje uma parte do muro, algumas inscrições gregas e a base de um templo.
Os romanos chegaram no século II d.C. e realizaram várias alterações ao teatro grego, para que fosse possível realizar espetáculos de lutas entre gladiadores e animais. O teatro ficou maior e a sua capacidade passou de 5000 pessoas para 10000.
Mais tarde, com a chegada dos árabes o teatro grego foi saqueado e parcialmente destruído. No decorrer da idade média foram retiradas algumas colunas para serem utilizadas em palácios e outros monumentos.
Atualmente
Ao longo dos anos e das diferentes valorizações que os povos que dominaram a Sicília deram ao teatro, foi sofrendo alterações mais ou menos profundas. Apesar disso hoje em dia continua a ser um monumento fantástico que é absolutamente obrigatório de visitar.
Durante os meses de verão é possível assistir a vários espetáculos de música, eventos de moda ou de cinema. Eu estive lá num mês de outubro e já não consegui ver… Já tenho uma bela razão para voltar 🙂
De qualquer forma, estar no alto do monte, num teatro com tantos séculos, ter o mar tão azul aos meus pés e o Etna lá ao fundo, foi por si só um espetáculo verdadeiramente magnífico.
Depois de estar aqui algum tempo passe também no Corso Humberto, a rua principal de Taormina. Toda a sua envolvência, com as várias escadarias e praças tornam um passeio muito agradavél. Mas isto é uma outra história!
Olá 🙂
Ainda bem que ajudei a conhecer um pouco mais o mundo!
Ainda não conheço essa parte da Itália, mas parece ser mais interessante devido ao fator histórico do lugar. Taormina parece ser incrível mesmo! Tenho que voltar a Itália com certeza.
Olá Flávia 🙂
Tem uma riqueza cultural muito interessante, que na minha opinião é uma das razões que fazem com que seja super interessante. Sim, tem de ir!
Estou cogitando visitar essa cidade no meu roteiro pela Itália. Obrigado pelas dicas!
Olá Amilton 🙂
Vale a pena!
Olá Naná 🙂
Deve ser muito bom!
Uow! Essa paisagem deve ser uma das mais belas do mundo! Adorei o relato!
Olá Helio 🙂
É mesmo muito bonita!
Nossa, que lugar lindo! Adorei! Amo a Itália e ainda não visitei essa região. Vou anotar suas dicas pois pretendo ir ainda esse ano. 😉
Olá Gisele 🙂
Que bom que gostou! Vale mesmo a pena.
Adoro conhecer mais destes lugares incríveis de Portugal aqui pelo Viajar Pela História, é apaixonante! Continue com o ótimo trabalho.
Olá Fábio 🙂
Que bom ler estas palavras. Muito obrigada. Vou continuar sim!!
Adorei saber sobre esta cidade que não conhecia! Espero um dia poder visitar!
Olá Simone 🙂
Que bom que gostou!
Muito bacana o relato. Adorei!!!
Olá Andrea 🙂
Muito obrigada. Que bom que gostou!
Meu sonho é conhecer a Sicília…. E Taormina sempre esteve em meus planos!
Pena que você não conseguiu ver o Etna deste ponto! As imagens que vejo são incrìveis!
😉
Olá Juliana 🙂
Confesso que Taormina e Siracusa foram os locais da ilha onde mais gostei de ir. São lindissimos. Pois é, não consegui ver!
Adoro visitar ruínas.. O Teatro Grego de Taormina é lindo. Deve ser bem emocionante visitá-lo. Anotado para ir em algum retorno a Itália. =)
Olá Martinha 🙂
Então também gosta de história, como eu! É um local fantástico, lindo de visitar.
A paisagem é linda e melhor ainda deve ser assistir aos espetáculos nesse teatro. Sem dúvidas deve ser uma experiência inesquecível!
Olá Guilherme 🙂
Eu não assisti e fiquei com muita pena… A vista é realmente magnífica!