Maputo entranha-se aos poucos… À primeira vista é uma cidade extensa, sem uma zona central óbvia e definida, tal como acontece em vários outros locais do mundo. Vendo bem acaba por nem ser um aspeto assim tão importante, mas sim uma tentativa de organizar mentalmente o que vejo.
África
África é o terceiro continente mais extenso do mundo, com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de um bilhão de pessoas, representando cerca de um sétimo da população mundial.
Veja aqui todos os meus artigos sobre África
Polana Serena Hotel, a “Grande Dama de África”
O início do Polana Serena
O início da história do hotel batizado inicialmente como Polana deve-se em grande parte a João Alexandre Lopes Galvão. Ele era um general português, nascido no Fundão, que estava ligado às obras públicas e ao turismo de Lourenço Marques, navegador e comerciante português e antigo nome de Maputo. Foi o responsável pela reconstrução do porto, pela construção da doca seca, pelos caminhos de ferro e pela restauração do Jardim Público, por exemplo.
6 locais imperdíveis na Cidade do Cabo
Cheguei ao aeroporto da Cidade do Cabo num dia à noite, aluguei carro e rumei diretamente a Hermanus, na costa das baleias. Vi pelo retrovisor do carro um enorme conjunto de luzes a ficar para trás (Cidade do Cabo) e fiquei muito curiosa sobre qual o aspeto da cidade que muitos dizem ser uma das mais bonitas do mundo, teria à luz do dia.
2 dias perfeitos no Sanbona Wildlife Reserve
Quando pensei em viajar até à África do Sul sabia que uma das coisas que queria mesmo fazer era a observação da vida selvagem. Tinha de mostrar à minha filha os animais em liberdade, no seu habitat. Por isso fizemos um safári no Garden Route Game Lodge, visitámos a Monkeyland e percorremos de carro o Addo Elephant National Park, totalmente sozinhos, sem nenhum guia. Todas estas experiências foram absolutamente fantásticas pelo que a fasquia estava bem elevada para o que iríamos fazer a seguir, que era ficar mesmo a dormir numa reserva perto dos animais.
Safári sem malária na África do Sul (Addo Elephant National Park)
Quando pensei em viajar até à África do Sul uma coisa que não queria perder era a observação da vida selvagem. Pesquisei bastante sobre este tema, li vários artigos de outros bloggers e percebi que há duas formas de o fazer.
Ler maisSafári sem malária na África do Sul (Addo Elephant National Park)
7 locais a não perder na Garden Route
A Garden Route é um percurso de aproximadamente 200 quilómetros na África do Sul, junto à costa. A beleza das paisagens faz com que seja uma das regiões mais visitadas da África do Sul. A distância não é muita, sendo até possível fazer o percurso num dia apenas, mas os cenários de montanha e de lagoas são tão bonitos e há tantos locais incríveis para parar e usufruir, que aconselho que reserve pelo menos uns cinco dias. Eu percorri em 12 dias e não achei muito 😉
Cabo Agulhas, o ponto mais a sul de África
O ponto mais a sul da África do Sul e de todo o continente africano é o Cabo Agulhas. Localiza-se a aproximadamente 2h30 da Cidade do Cabo e a 1h40 de Hermanus, que foi de onde eu parti. A viagem é quase sempre de grandes retas, com pouquíssimos carros. Fiquei por isso com a sensação de que é um local onde não vão muitas pessoas. Penso que a grande maioria sai da Cidade do Cabo direta para Hermanus e a famosa Garden Route. Mas vale mesmo a pena fazer um desvio e ir até aqui.
Hermanus, na Rota das Baleias da África do Sul
Hermanus foi a primeira paragem na minha viagem à África do Sul. Cheguei já bem tarde, numa total escuridão, diretamente da Cidade do Cabo e de três voos desde Lisboa. Quando acordei no dia seguinte tive uma bela surpresa. A paisagem é soberba, com a povoação junto à costa do oceano Atlântico, com casas baixinhas e umas belíssimas montanhas como pano de fundo. Daqui parti para a Garden Route e percorri toda a costa de carro, até Port Elizabeth e ao Addo Elephant National Park. Após a visita a este parque durante dois dias inteiros, regressei a Hermanus.
4 locais a visitar no Norte de Marrocos
Tânger
Tânger é uma cidade localizada a noroeste de Marrocos, com um riquíssimo passado. Quando a vemos pela primeira vez deparamo-nos com uma povoação moderna, com largas e compridas estradas e uma belíssima marginal junto ao mar construída para facilitar o acesso à zona balnear de Saidia. Recentemente foi construído um grande porto que tem uma localização estratégica perfeita, encontrando-se no cruzamento das principais rotas de navegação mundial.
Tânger, a antiga cidade de artistas
Tânger é uma cidade localizada a noroeste de Marrocos, com um riquíssimo passado. Quando a vemos pela primeira vez deparamo-nos com uma povoação moderna, com largas e compridas estradas e uma belíssima marginal junto ao mar construída para facilitar o acesso à zona balnear de Saidia. Recentemente foi construído um grande porto que tem uma localização estratégica perfeita, encontrando-se no cruzamento das principais rotas de navegação mundial.