O nome de Cabo Verde

Cabo Verde é um arquipélago com 10 ilhas de origem vulcânica (e 8 ilhéus), que se localiza no oceano Atlântico. Juntamente com os arquipélagos da Madeira e Ilhas Selvagens formam a região da Macaronésia, que significa “ilhas afortunadas”.

Em 1444 os portugueses chegaram ao Cabo Verde, que é o ponto mais ocidental de África continental. É na península do Cabo Verde que se encontra atualmente Dakar, a capital do Senegal.

Alguns anos mais tarde, navegadores (há muita discussão acerca de quais terão sido) avistaram terra a cerca de 450 km do Cabo Verde, Senegal. As primeiras ilhas a serem descobertas foram Boavista, Santiago, Maio e Sal, tendo as restantes sido apenas nos anos seguintes.

Uma vez que as ilhas se encontram perto do Cabo Verde do Senegal, deram-lhes exatamente o mesmo nome. A primeira cidade a ser erguida pelos portugueses foi Ribeira Grande de Santiago, atualmente Cidade Velha. Foi a primeira capital de Cabo Verde.

Já estive em Cabo Verde 3 vezes, 2 vezes no Sal e uma na Boavista.

Gosto muito do ambiente descontraído e amigável que se vive por lá. A morna ajuda, e muito… A comida é boa, o mar e a areia têm uma cor linda (então a praia de Chaves na Boavista….) e os cabo-verdianos são super simpáticos. Quero voltar e conhecer o resto das ilhas.

Neste artigo abordo a origem do nome de Cabo Verde. Em breve falarei das ilhas que já conheço e do que vi por lá.

7 comentários em “O nome de Cabo Verde”

  1. Estive para ir lá este ano, mas a minha querida mãe ‘cortou-se’ para não deixar o meu pai só 🙂 Já não se fazem mulheres assim. Estou muito curioso com Cabo Verde. Conhecer mais uma das maravilhas da Macaronésia.

  2. Olá! Muito bom este artigo.

    Contudo, procuro o significado da palavra “verde”, de Cabo Verde.

    Como na Bandeira do Brasil há uma referência para cada cor, como o verde representando a nossa flora/ amarelo represente o ouro etc.

    Qual seria a referência do nome “verde”, de Cabo Verde?

    Abraços!

    • Olá Kasusckay 🙂
      Muito obrigada! O verde do Cabo Verde do Senegal está relacionado com a cor da vegetação que se destacou relativamente às restantes terras de Dakar, super áridas.
      Excelente pergunta, adoro um desafio. O que eu puder ajudar a esclarecer é so dizer!
      Um beijinho

Deixe um comentário