O ksar de Ait Benhaddou é um dos mais belos dos muitos que existem em Marrocos. Um ksar é uma aldeia fortificada que servia de proteção para uma comunidade. É um grupo de edifícios de adobe (argila, estrume e palha) rodeado por altas muralhas defensivas. O de Ait Benhaddou encontra-se numa colina de arenito no caminho entre Marrakesh e Ouarzazate, a porta do deserto. Serviu de cenário de filmes como o Lawrence da Arábia, o Príncipe da Pérsia ou o Gladiador.
Na margem do ksar passa um rio que em algumas alturas do ano não pode ser transposto a pé. Quando o rio tem água, apenas pode ser atravessado recorrendo a uma ponte ou a um camelo.
Há muitos anos atrás, o ksar encontrava-se na rota das caravanas entre o deserto do Saara e Marrakesh. Esta rota era utilizada por mercadores berberes e tuaregs que transportavam mercadorias entre o Sudão e a cidade de Marrakesh.
Não é muito clara a história da fundação do ksar. Uma lenda relata que a rainha cristã de nome Kaehna, terá mandado construir o ksar para combater a invasão muçulmana daquela zona.
Mas o que se julga mais provável é ter sido fundado por um mercador de nome Aissa que construiu o ksar para proteger as suas caravanas. Nessa altura a fortaleza tinha o nome de Ait Aissa, que significa tribo de Aissa.
Esse mercador pertencia ao clã dos Ben Haddou e por isso, alguns anos mais tarde, já no século XVII, o ksar passou a ter o nome de Ait Benhaddou.
Atualmente no interior do ksar existe uma mesquita, um terraço para secagem de grãos, 2 cemitérios, várias lojas, um museu sobre a história do local e meia dúzia de casas ocupadas. A maioria vive na povoação moderna, no lado oposto do rio.
Este local foi declarado Património Mundial desde 1987. É muitissimo interessante visitar este cenário encantador. Recomendo.
Catarina, parabéns pelo blog! É preciso algum visto para visitar o Marrocos? (sou brasileira).
Obrigada,
Claudia Bins
Olá Cláudia 🙂
Muito obrigada. Os portugueses não precisam, os brasileiros penso que também não.
Que passeio mais inusitado e interessante, adorei o post.
Olá Deisy 🙂
Que bom que gostou. É um passeio incrível mesmo.
Marrocos é um lugar fascinante. Mal dá para imaginar quantas histórias se passaram nesse trajeto para o deserto!
Olá Nanda 🙂
Marrocos é um país fantástico mesmo. Sim, adorava saber mais histórias do percurso…
É mesmo bonito este lugar, transporta nos para o imaginário das mil e uma noites, já lé estive 3 vezes, adoramos. Boas viages Catarina !
Olá Francisco 🙂
É mesmo, concordo. Algo de mágico… Boas viagens também!
Que história bonita! Aprendo sempre com os teus artigos… e estr fez-me querer voltar a Marrocos! Obrigada!
Olá Diana 🙂
Fico mesmo contente que gostes e que o que escrevo acrescente alguma coisa. Percebo perfeitamente, escrever também me dá muuuuitas saudades. Gosto tanto de Marrocos.
O Marrocos é um lugar interessantíssimo ! Muita história nesse local. Muito legal saber um pouco da história. Obrigada por escrever esse post. Adorei ! 😉
Olá Lidiane 🙂
É mesmo, é um país fantástico. E com uma história muito rica. Fico muito contente que tenha gostado.
Viajar em Marrocos pode ser uma autêntica descoberta cultural. Um país tão próximo da Europa, e ao mesmo tempo, culturalmente tão diferente. Temos tanto para aprender em viagem.
Olá Carla 🙂
Concordo, é um país extremamente rico culturalmente. Estamos alinhadas, viajar e aprender com o que vemos. Sem dúvida!
Que lindo! Nós iremos para Marrocos no final do ano, seu post já entrou na lista de fontes para o refinamento do roteiro. Obrigado! 😀
Olá Edson 🙂
Que bom, espero que ajude este artigo. Uma boa viagem.
‘aime beaucoup votre blog félicitations, je souhaite partager ma page web: https://viajar-marrocos.com/
Pour ceux qui veulent visiter le Maroc, ce sera un plaisir de les aider.
Moha
Merci 🙂
Que c’est beau!
🙂