O Taj Mahal é um dos símbolos da Índia e uma homenagem a um grande amor. Localiza-se no estado de Uttar Pradesh, na cidade de Agra, junto à margem do rio Yamuna.

A história começa com um príncipe que se enamorou de uma princesa, com quem veio a casar. A princesa chamava-se Arjumand Banu Begum, mas acabou por ser conhecida por Mumtaz Mahal, que significa “A eleita do palácio”, pois era a esposa preferida do Rei (de entre várias). Este era chamado de Shah Jahan bahadur, “O Rei do Mundo”, pelo reconhecimento da sua bravura militar.
Quando tinha 39 anos a Rainha morreu no parto do seu 14º filho. Porém, antes de morrer, terá dito que gostaria de descansar num grandioso mausoléu. E desta forma o Rei mandou edificar o complexo do Taj Mahal em homenagem à sua esposa favorita.

Na construção do mausoléu foi utilizado mármore branco e várias pedras semipreciosas nele incrustadas. Foi construído com a supervisão do Rei, entre 1631 e 1652 por mais de 20000 trabalhadores.
O mármore branco utilizado foi quase totalmente trabalhado com desenhos e passagens do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. A cúpula do mausoléu com 25 metros e um formato bolboso é a estrutura que mais se destaca.

O Rei pretendia mandar construir o seu próprio mausoléu do outro lado do rio, mas esta obra nunca chegou a ser realizada.

Quando perdeu o poder foi encarcerado e após a sua morte colocado também no Taj Mahal, passando então a encontrar-se os restos mortais de ambos no mausoléu.

De acordo com a lenda o Rei mandou cortar a mão direita ao responsável pela construção do mausoléu, para que não fosse possível construir nada igual…
Embora o mausoléu seja o edifício principal, atualmente existe ainda:

O Taj Mahal é realmente um local lindíssimo e uma bela e trágica história de amor… Aconselho visitar em alturas diferentes do dia, para ver as várias tonalidades que adquire com a variação da luminosidade.

24 respostas

  1. Lindo!! Que “lembrancinha” mais romântica e imponente! Vejam só o tamanho das pessoas na foto… parecem formigas! Ao vivo deve ser qualquer coisa!

    1. Olá Marta 🙂 É emocionante sim. Entrar no portão principal, ver aquele jardim magnífico e o mausoléu lá ao fundo… Vale mesmo a pena! A história de amor é bonita mas dramática, por ter tido um fim triste. Aproveito para dizer que acho fantástico e desafiante o seu projeto de ter um blog com mais 3 pessoas. Beijinho!

  2. Bem, este sítio é daqueles que está no meu imaginário há muito, muito tempo, às vezes quando temos um sítio assim e depois nos deparamos com ele podemos desiludir-nos porque a expectactiva está ao mais alto nível e vemos fotos e mais fotos, mas julgo que aqui isso não acontecerá. Obrigado Catarina pelas informações !!

    1. Olá Francisco 🙂 Há alguns locais assim, concordo. Por vezes temos uma expetativa enorme e depois não é bem assim… (pelo menos na nossa opinião, claro). Mas sinceramente o Taj Mahal acho que não vai ser um desses casos. Acho que vai gostar muito de o ver. Fico contente que tenha gostado da informação.

  3. Deve ser de uma grandiosidade tremenda, nas fotos devemos ter uma pequena noção do que será na realidade. Sem dúvida uma história de amor. E imagino que a quantidade de visitantes e turistas também seja impressionante. Beijinhos

    1. Olá Sónia 🙂 É grandioso e imponente sem dúvida. Tive a primeira imagem a partir do terraço do hostal onde fiquei. Ver de perto foi incrível. É uma bela história de amor e um lindíssimo monumento. Aproveito para dizer que gosto muito das suas dicas before i die (e restante blog!). Beijinhos

    1. Olá Diana 🙂 A Índia realmente é uma grande viagem. Até agora foi a melhor da minha vida. É fantástico sim, mas também há aspetos que não foram fáceis de ver, tais como a poluição ou e a pobreza extrema. Aterrei em Delhi e depois Jaipur, Jodhpur, Agra, Varanasi e Sarnath. Ainda falta conhecer muitas outras cidades da Índia. Vou voltar, tenho a certeza!

  4. Que história! E quanto trabalho está ali espelhado! É de facto um dos monumentos que tenho muita curiosidade de visitar e ver de perto! Fica para a próxima visita a Índia. 😀

  5. Tenho ainda bem presente na memória a beleza do Taj Mahal, já que faz agora 2 meses estava lá. É um edifício deslumbrante, envolto nessa bela história de amor que contas e com pequenos detalhes na sua arquitectura que o tornam único. Tenho no entanto a dizer que não apreciei particularmente a minha visita ao Taj, por várias razões: estava a recuperar de uma intoxicação alimentar que me tinha atacado em força no dia anterior, a temperatura estava bem próxima dos 50º à sombra e, o guarda aos gritos para tentar orientar o visitantes pouco disciplinados no seu interior, fez com que não me detivesse por lá muito tempo…

    1. Olá Samuel 🙂 Eu quando lá estive apanhei um valente escaldão na sola dos pés. Como tive de me descalçar para entrar e a temperatura também devia estar à volta dos 50ºC, fiquei mesmo aflita!

  6. Um dos lugares que estão no alto da minha lista de prioridades, aliás, a India é um sonho que esperamos realizar em breve! Parabéns pelo post! Abraços!

  7. A história do Taj Mahal é tão bela quanto a própria estrutura! Uma das construções mais belas do mundo, na minha opinião!
    Está na minha wishlist de lugares a conhecer nos próximos 3 anos!
    Adorei o post!

  8. Aí que triste essa história, e que lindooo ao mesmo tempo. Tenho muita vontade de conhecer o Taj Mahal. Só não tive coragem de ir para a Índia ainda. Mas tá na lista!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!