O Palácio do Vento encontra-se localizado na cidade de Jaipur. É a capital e principal cidade do estado do Rajastão. O Palácio do Vento é o mais famoso símbolo da capital do Rajastão e um exemplo importante da arquitetura Rajput.
A primeira impressão que se tem ao ver o Palácio é de ser algo massivo, mas vendo um pouco melhor percebe-se que é um edifício bastante elaborado. É uma extensão do Palácio da Cidade, especificamente dos compartimentos femininos e tem uma arquitetura bastante peculiar, com 953 janelas rendilhadas. De perto consegue-se ver a complexa grelha de mármore em cada janela.
A existência de tantas janelas possibilita que haja um inteligente sistema de refrigeração no interior do edifício, com um constante fluxo de ar nas divisões interiores. É muito útil especialmente nos quentes meses de verão. Foram efetuadas renovações e numa delas foram colocadas janelas através das aberturas que se vêm do exterior. Agora já não há brisa interior…
O Palácio do Vento tem 5 andares e as suas paredes não ultrapassam 20 cm de espessura.
A sua estrutura piramidal deverá encontrar-se relacionado com a coroa do Deus Krishna e/ou a cauda de um pavão, símbolo de realeza e poder.
Foi mandado construir pelo marajá Sawai Pratap Singh e desenhado pelo arquiteto Lal Chand Usta, em 1799. O objetivo do edifício era possibilitar às mulheres do harém que observassem a movimentação das ruas sem que fossem observadas. Na altura não era autorizado que as damas da corte aparecessem em público ou à frente de estranhos. Dada a localização das janelas o que conseguiam ver era o mercado principal da cidade e a sua avenida central.
Mais tarde, em 1876 as paredes exteriores do Palácio foram pintadas com uma tinta que lhes dá uma cor rosa.
Gostei muito de ver este Palácio. O design é único e é algo que se destaca do resto da cidade. Relativamente a Jaipur e aos restantes monumentos que vi por lá, falarei noutros artigos.
Mas adianto desde já que Jaipur é conhecida como a “Cidade Rosa”.
Uau!! Que lindo e ao vivo deve ser super imponente! Um palácio para as mulheres, sem dúvida: lindo, cor-de-rosa e com vista para as “montras”! 🙂 Parabéns pelo artigo! Beijinhos!
Filipa, é mesmo. Destaca-se do resto da cidade. Nem mais 😉
Brutal!!! Acho particularmente relevante as paredes terem apenas 20 cm de espessura… que tipo de construção é? Como é suportada a estrutura?
Sem dúvida, é impressionante mesmo. Pelo que consegui saber
foi construído à base de arenito e é suportado em estacas.