O que ver em Skansen (para conhecer o passado da Suécia)

Skansen

O Skansen é um dos museus ao ar livre mais antigos do mundo. Localiza-se numa das 14 ilhas que formam a cidade de Estocolmo. É a Djurgarden e ocupa 30 hectares. Esta ilha começou por ser uma coutada real, onde eram mantidas renas, veados e alces. Atualmente é um imenso parque natural, tendo sido o 1º parque de cidade do mundo.

Este museu foi a 1ª atração que visitei em Estocolmo. De tudo o que já tinha pensado ir visitar foi por onde quis começar. Pareceu-me ser um local ideial para conhecer os costumes e tradições suecas e as tradicionais casas de madeira. Ir ao Skansen é passear por 5 séculos de história da Suécia. Foi um começo em grande 🙂

O fundador do museu

Foi o professor e linguista sueco Artur Hazelius quem teve a ideia de criar um dos primeiros museus a céu aberto do mundo. Durante as viagens que realizou pela Suécia, Artur verificou que as tradições antigas se estavam a desvanecer, com a influência da moderna era da industrialização. Assim sendo, ele pretendia recriar a cultura do seu país, para que nunca fosse esquecida e para que todos soubessem como se vivia antigamente. Queria mostrar o ambiente que se vivia, as tradições dos habitantes, assim como a fauna e flora típica do país.

No ano 1873 criou o Nordic Museum (agora Nordiska museet) e alguns anos mais tarde o Skansen.

Artur passou os seus últimos anos na casa Gula Huset, que se localiza no Skansen.

O que ver

No Skansen foram trazidas cerca de 150 casas tradicionais, lojas, armazéns, fazendas e igrejas de zonas diferentes da Suécia. Na área do museu também podemos encontrar um jardim zoológico com ursos, renas e alces.

Grande parte das estruturas existentes estão ocupadas por pessoas vestidas de forma tradicional que se encontram a realizar tarefas à forma antiga. Vemos padeiros, oleiros, sopradores de vidro e outros artesãos a realizar tarefas como se fazia há algum tempo atrás.

É interessante saber que muitos dos artefatos que se encontram expostos foram pessoalmente recolhidos pelo fundador do museu.

As casas estão agrupadas geograficamente. No norte do parque estão as casas da Lapónia, no centro as casas do centro do país e na zona sul do museu podemos ver as casas de Skane e Smaland. Estas 2 são províncias localizadas a sul da Suécia.

Recomendo guardar um dia inteiro para percorrer os caminhos de todo o parque e conhecer a história da Suécia. Se não conseguir reservar tanto tempo não perca as atrações que explico a seguir.

Armazém Vasteit

Este é o edifício mais antigo do museu e atualmente o único que não é sueco. É um armazém de madeira noruguês do século XIV. Na época em que o Skansen foi construído a Suécia e a Noruega ainda se encontravam unidos.

Quinta de Alvros

Neste espaço é possível observar como se vivia no norte da Suécia. Podemos visitar o edifício principal e alguns outros dedicados à criação de gado e à agricultura.

Vai perceber como eram utilizados os utensílios antigos nas atividades do dia a dia.

Fosso dos ursos

No Skansen existem vários animais típicos de toda a escandinávia. Destaca-se o urso pardo, de cor castanha. Este é o maior predador da Suécia e ainda hoje se encontra na área a norte.

Organize a sua viagem com as minhas ferramentas

  • Voos

Recomendo a Momondo ou o Skyscanner.

  • Carro

Pesquiso sempre os melhores negócios na RentalCars.

  • Alojamento

Eu utilizo quase sempre o Booking e pontualmente o AirBnb. No Booking é possível reservar e cancelar.

  • Seguro de viagem

Não vale a pena arriscar, normalmente corre tudo bem, mas nunca se sabe onde precisamos mesmo de ajuda. A IATI pode ser uma possibilidade interessante.

  • Bilhetes para museus, atividades e atrações

Com a Get Your Guide pode comprar os bilhetes para as atracções que pretender, de forma rápida e sem perder tempo em filas.

Se fizer as suas reservas através destes links afiliados, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!

Quer conhecer o mundo melhor?

Vou enviar histórias e fotos de vários lugares do mundo!
Deixe-se inspirar 🙂
Pode cancelar a subscrição a qualquer altura. Powered by ConvertKit

27 comentários em “O que ver em Skansen (para conhecer o passado da Suécia)”

  1. Deve ser muito interessante esse lugar. Achei a casinha muito linda e parece cenário de filme. Deve ser um lugar e tanto para conhecer. Vou ficar sonhando! Parabéns pelo post.

  2. muito interessante esse museu, eu fiquei impressionada com as inúmeras ilhas em Estocolmo, com certeza seria uma grande surpresa encontrar algum urso pardo por lá, quero visitar o país em breve!

  3. Um país que, definitivamente, vou conhecer esse ano 🙂
    Estou só rezando para nossa economia melhorar um pouco hehe do jeito que o cambio tá doido, a Suécia que já é cara fica meio fora de mao..
    Já anotei a dica de conhecer Skansen aqui, muito obrigada!

  4. Que interessante a historia desse Museu! EU não conhecia ainda mas já fiquei super curiosa de ver tudo ao vivo. Tomara que consiga visitar em breve!

  5. Olá, Catarina! Realmente este parece ser o local ideal para começar uma visita à Suécia e conhecer a história do país. Achei ótima a tua descrição do local e todas as atrações que podemos ver. Definitivamente a ter em conta numa viagem.

  6. Maravilha, Catarina. Confesso que nunca visitei este belo lugar. Cada vez mais, interesso-me por lugares históricos. Aqueles que tenham marcado uma mudança, mais ou menos importante, num destino. Sem dúvida que é importante preservar a cultura e identidade. E o fundador, Artur Hazelius, deu o exemplo. Por isso também ficou na história. Venha o próximo relato 🙂

  7. Nossa… que museu mais lindo! Parece aquelas casinhas de contos de fada. Adorei também conhecer um pouco da história do local. Adorei o Post!

  8. Ainda não tinha ouvido falar sobre o museu/parque em Estocolmo. Achei bem interessante. Essas opções que nos remetem à história e cultural local, sem dúvida vale a pena a visita.

  9. Que bacana essa história! Eu não conhecia, nunca ouvi falar desse museu, mas achei muito bacana e interessante =D O mundo é tão grande que as vezes quase nos escapa lugares bacanas como esse.

Deixe um comentário