Portugal situa-se no extremo sudoeste da Europa e faz fronteira com Espanha e o Oceano Atlântico.

Do território português também fazem parte os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Podemos começar a falar da história deste país com a ocupação de Roma dos territórios no Leste de Espanha que teve uma resistência feroz de uma tribo celtibera, os Lusitanos. Mesmo após a derrota desta tribo, o seu nome foi preservado na Lusitânia, que era um território que englobava o que hoje é Portugal.

Mais tarde, deu-se a invasão dos muçulmanos e a península ibérica esteve controlada pelos mouros durante 300 anos. A reconquista cristã demorou algum tempo, o que permitiu que o sul de Portugal estivesse ocupado pelos mouros cerca de 500 anos.

Durante a reconquista surgiu um pequeno condado do Reino de Leão e Castela centrado no Douro.

Chamava-se Portucale.

Este tornou-se independente quando D. Afonso Henriques derrotou os mouros em Ourique, em 1139. E assim começou Portugal.

A reconquista cristã foi avançando para sul até que em 1249 ficou completa quando D. Afonso III tomou Faro, no Algarve. Já com a posição de Portugal fortalecida, iníciou-se o período de conquista e exploração marítima por África, Oriente e Brasil. O comércio realizado nestes países originou grandes riquezas e Portugal transformou-se numa superpotência mercantil.

Após este período é de salientar o domínio espanhol durante alguns anos, a existência do ministro Marquês de Pombal que reformou o governo, o comércio e a educação. Teve uma intervenção de destaque no terramoto de 1755 que ocorreu em Lisboa. Falarei melhor num outro artigo.

Destaca-se também uma guerra civil entre os absolutistas e os liberais, a revolta republicana que levou D. Manuel II a exilar-se em Gibraltar (depois Londres) e o golpe militar que abriu caminho para o Estado Novo e o opressivo regime de Salazar. O doloroso regresso à democracia deu-se no dia 25 de abril de 1974 em que oficiais insatisfeitos com as guerras coloniais em África libertaram Portugal de décadas de isolamento.

Estes são alguns pontos sobre a história deste magnífico país, onde nasci e adoro morar. Perceber a sua história ajuda a entender o que se vê quando se passeia por esta terra. A única do mundo onde existe a palavra “saudade”, sabia?

Acompanhe os próximos artigos e fique a conhecer um pouco melhor Portugal.

22 respostas

    1. Olá Lina 🙂
      Que bom que gostou. Eu sempre gostei também. Este blog fala de viagens mas explica o que vemos. Acho que faz muito mais sentido. Espero que continue a acompanhar. Beijinhos

  1. Olá, Catarina!
    Sempre bom conhecer um pouquinho mais da história de um país que amo e já tive a chance de morar (morei em Lisboa). Muito “fixe” como vocês diriam.

  2. Adorei seu blog! Sou apaixonada por Portugal e é sempre bom aprender mais sobre a história desse país lindo. Estou planejando uma viagem a Portugal em breve. 🙂 Obrigada pelo post.

  3. Oi Catarina.. Adoro conhecer histórias de outros destinos. Ainda não conheço Portugal, estou indo ao Porto pela primeira vez semana que vem. =)

  4. Aqui no Brasil falamos de Portugal durante todo o estudo de História do Brasil, mas eu sempre tive a curiosidade de ouvir a história contada por Portugal, imagino quanta riqueza de detalhes, quantos fatos que não fazem parte do nosso currículo de ensino aqui. Que vontade de conhecer Portugal! Será o nosso primeiro destino assim que eu botar os pés na Europa! Sucesso!

    1. Olá Daniela 🙂
      Pois é, são perspetivas diferentes mesmo. Interessante ouvir de ambos os lados. Gostava de saber qual é a história que é estudada no Brasil. Acompanhe este mês o meu blog que vou falar apenas de Portugal!

  5. Adoro história e realmente desconheço a história de Portugal, mas adorei saber um pouco mais! Obrigado por compartilhar um pouco da história do seu país. 🙂

    1. Olá Itamar 🙂
      Foi uma pequena introdução, apenas para partilhar alguns dos (alguns) pontos importantes. Espero que ajude a enquadrar um pouco a arte que existe em Portugal.

  6. Olá Catarina! Gostei bastante da publicação, pode ser importante para quem vem de fora (brasileiros e outros falantes de português) para entenderem um pouco da nossa história! Só um pequeno reparo, mais que 1139, a data de 1143 é mais importante. Foi o ano do Tratado de Zamora em que a independencia de Portugal foi finalmente reconhecida 🙂 Bijinhos

    1. Olá 🙂
      Que bom que gostou. Sim acho que é importante para todos, incluindo quem nasceu e vive cá, que também pode não saber ou lembrar.
      Pois é, sem dúvida que foi importante. Para escrever um artigo pequeno acabei por não falar de tantas coisas importantes…
      Obrigada pela nota. Beijinhos.

  7. Adoro este blog! Tenho muito interesse por História e sempre tem posts muito bacanas! Gosto muito de conhecer mais sobre Portugal, afinal a história do Brasil está muito atrelada a este país! Vou ficar de olho nos próximos! um beijo, Lili @trilhasecantos

  8. Ter um artigo com um enquadramento histórico do nosso país é fundamental para os leitores portugueses e estrangeiros ficarem com uma importante noção de como o nosso território se foi desenvolvendo ao longo dos séculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!