O arquipélago das Bahamas encontra-se localizado na América Central, relativamente próximo de Cuba e de Miami.
Na ilha de New Providence está a capital Nassau, a cidade mais populosa e o centro comercial. O idioma oficial é o inglês e a moeda o dólar das Bahamas.
Antes da chegada de Cristóvão Colombo as ilhas eram habitadas por índios Lucayan, que viviam em cabanas de palha. Colombo deu-lhes o nome de Bahamas (que significa ilhas com águas pouco profundas) e tomou posse delas, sob as ordens de Espanha. Os índios foram sendo levados como escravos, o que acabou por eliminar toda a população nativa em 25 anos.
As ilhas das Bahamas encontravam-se na posse dos espanhóis, mas não estavam ocupadas por eles. Por isso, em 1648 quando alguns colonos ingleses, que procuravam liberdade religiosa, chegaram a uma das ilhas, acabaram por se estabelecer. Mas esta primeira colonização foi um fracasso.
Nesses mesmo anos (fim de 1600 e o início de 1700) as Bahamas tornaram-se uma base para muitos piratas. Nassau foi mesmo proclamada de República dos Piratas e o famoso Barba Negra era o juiz que aplicava a lei. Além de despovoadas, as ilhas eram um maravilhoso esconderijo com águas pouco profundas e estavam muito próximas da rota de navegação dos galeões (navios) espanhóis, cheios de ouro. A escolha de Nassau como base estratégica poderá ter sido devido ao seu porto ser abrigado e seguro. Eram fatores muito apetecíveis para os piratas!
Perante todo este cenário, o pirata Woodes Rogers foi nomeado governador pelo governo inglês, com o objetivo de manter as Bahamas sob controlo. Desta forma, os assaltos realizados foram reduzidos. Anos mais tarde, a 10 de julho de 1973 é que ocorreu a independência do país dos ingleses.
Nestas ilhas existe calor todo o ano, praias de areia fina e dourada e água quente, o que faz com que seja um destino turístico de milhares de pessoas. Além disso, ainda tem uma história muito interessante.
Aconselho visitar o Pirates Museum of Nassau para conhecer histórias de quando Nassau era República dos Piratas.
Leia o meu artigo sobre as Caraíbas para ficar a saber mais sobre esta região.
Susana says
Obrigada pelas curiosidades! Nunca fui às Bahamas, mas é um sítio que quero muito conhecer. Pela natureza, praias, história e também me parece um bom local para viver 😀
Catarina Leonardo says
Olá Susana,
São umas ilhas de sonho… Vale mesmo a pena 🙂
Giulia Sampogna says
Eu definitivamente gostaria de conhecer essa região. O Cristóvão Colombo viajava mais que blogueiro de viagem, deveria ser praticamente um nômade não digital. hahahaha
Catarina Leonardo says
Olá Giulia 🙂
É uma região mesmo muito bonita e interessante. Pois, realmente ele viajava tanto…..
Fran Agnoletto says
Já estivemos 2 x em Nassau e não conhecia essa história.
Muito interessante.
Abraços,
Francine @ViagensqueSonhamos
Catarina Leonardo says
Olá Fran 🙂
Há imensas histórias por trás do que vemos! Ainda bem que gostou. Espero que continue a acompanhar.
Itamar Japa says
Adoro conhecer estas histórias sobre piratas e corsários. Sempre que vou a países da região procuro saber um pouco sobre as histórias de piratas que aconteceram no país… ainda não fomos pras Bahamas, mas adorei conhecer um pouco de sua história. 🙂
Catarina Leonardo says
Olá Itamar, ainda bem que gostou!
Liliane Inglez de Souza says
Já ouvi falar muito de Bahamas, um destino bem manjado (e querido) de cruzeiros saindo da Flórida! Mas não sabia nada de sua história! Adorei conhecer um pouco mais! Abraço!
Liliane
@trilhasecantos
Luís Seco says
Por mais que surjam nos filmes, as Bahamas e toda a região das Caraíbas são das zonas mais apetecíveis para aquilo que nós europeus chamamos de paraíso. Uma ilha e um mar imenso e lindo.
Catarina Leonardo says
Olá Luís. Bem verdade… é o paraíso mesmo 🙂
angie says
genteee como assim “República dos Piratas’?? como eu nunca ouvi falar disso?? preciso vistar agora!!! haueahuea
Catarina Leonardo says
Olá Angie 🙂 Normalmente quando se fala das Caraíbas é só das praias, nunca se ouve falar da sua história….
Roadmoving says
Artigo super interessante. Nunca viajei às Bahamas e a verdade é que sabia pouco sobre o passado deste paraíso caribenho… A vontade de ir aumentou! E pode ser que encontre algum tesouro escondido… 🙂 Abraço!
Catarina Leonardo says
Olá 🙂 Fico muito contente que tenha gostado. Normalmente não se fala muito sobre a história destas ilhas… Beijinhos
Marta Chan says
O barbas negras existe mesmo!!! Acho que não há nenhum local no mar das caraíbas que os piratas não tenham estado presentes:P
Catarina Leonardo says
Olá Marta 🙂 Sim, existiu mesmo!
Camila Lisbôa says
Vou viajar para o Caribe em menos de uma semana e adorei ler sobre um destino na região! Bahamas vai ficar na lista 🙂 Morrendo de vontade de dar uma esticadinha na viagem 🙂
Catarina Leonardo says
Olá Camila 🙂 Que bom, boa viagem! Como este mês estou a falar das Caraíbas posso pedir para colocar umas fotos no grupo Viajar pela história? 🙂
Pedro Henriques says
Excelente resenha histórica, não sabia que a população nativa das Bahamas tinha sido dizimada em tão pouco tempo. Adorava fazer uma visita a esta região e descansar um pouco nessas praias que parecem do melhor!
Catarina Leonardo says
Olá Pedro,
Infelizmente sim… Muito obrigada pelo comentário do texto. Pois é, também eu. História e praias magníficas!
Contramapa says
Boa informação, gosto muito da ideia do seu blog que dá sempre a perspectiva da história por trás dos locais! 🙂
Catarina Leonardo says
Olá boa noite,
Muito obrigada. Fico muito contente que ache interessante.