A Avenida 9 de julio é a principal avenida de Buenos Aires, a capital da Argentina. Os argetinos dizem que é a avenida mais larga do mundo, mas esta informação é um pouco discutível… Consideram que a avenida é o conjunto das duas faixas de rodagem centrais e mais dois laterais (Rua Carlos Pellegrini e Cerrito). Mas indepentemente de ser a mais larga do mundo ou não, é realmente enorme. Tem 140 metros de largura e 4 km de extensão.
O nome da Avenida 9 de julio é uma homenagem à data em que foi oficialmente declarada a independência da Argentina, perante a coroa espanhola. Aconteceu no ano de 1816 na cidade e San Miguel de Tucumán.
A sua construção inicou-se no ano de 1912 e decorreu durante 18 anos. Sofreu ainda algumas alterações até ao recente ano de 1980.
Numa viagem a Buenos Aires é impossível não passar várias vezes por aqui Vamos então conhecer alguns dos edifícios e monumentos a conhecer por aqui.
Obelisco
O Obelisco é o monumento mais importante da Avenida 9 de julio e mesmo da cidade. Foi projetado pelo arquiteto (argentino) Alberto Prebisch e inaugurado em 1938 para comemorar os 400 anos da fundação de Buenos Aires. Três anos depois de ser inaugurado quase que foi demolido, mas felizmente o decreto que o autorizava acabou por ser vetado.
Tem 67,5 metros de altura e uma base com 6,8 metros de um dos quatro lados. Em cada um deles encontram-se inscrições que são homenagens à história de Buenos Aires e da Argentina.
Localiza-se no cruzamento da Avenida 9 de julio com a Calle Corrientes, exatamente onde foi hasteada pela pimeira vez a bandeira da Argentina.
Edifício Eva Perón
O edifíco que inicialmente foi do Ministério das Obras Públicas localiza-se na Avenida 9 de julio e tem 93 metros de altura. Em 2011 foram colocados nas fachadas norte e sul, murais gigantes de Eva Perón. Cada um dos murais tem 31 metros de altura e 24 de largura.
A obra foi da responsabilidade do argentino Alejandro Marmo e tem o objetivo de reinvendicar Evita como íncone político e cultural. Tinha sido neste local que fez um discurso histórico antes da sua morte, em 1952.
Durante o dia vemos um retrato de Evita de ferro e durante a noite um outro com várias luzes.
Teatro Colón
O Teatro Colón é a principal casa de ópera de Buenos Aires e um dos melhores teatros do mundo. Foi inaugurado em 1908 após vários anos de obras de remodelação da responsabilidade conjunta de três arquitetos. Foi declarado monumento histórico nacional.
Nem sempre o teatro teve a mesma localização. Antes do edifício se encontrar na proximidade da Avenida 9 de julio estava na Plaza de Mayo, no local onde hoje em dia é o Banco da Argentina. Neste local não era tão popular como no atual.
É imperdível visitar este Teatro numa ida a Buenos Aires. Assistir a um espetáculo ou fazer uma visita guiada. A sala principal é em forma de ferradura e tems capacidade para 2478 slugares sentados e 500 em pé. Na sua cúpula existem 16 telas do argentino Raúl Soldi.
No fosso da orquestra podem encontrar-se 120 músicos e devido às suas características possibilitam uma acústica extraordinária.
Monumento às Cataratas de Iguaçu
Na Avenida 9 de julio existe um monumento com 280 metros de extensão, em formato de semicírculo, que representa a Garganta do Diabo. Esta é a queda de água com maior fluxo do conjunto de 275 que são as famosas Cataratas de Iguaçu.
Este monumento é uma homenagem ao facto de as Cataratas de Iguaçu terem sido nomeadas como uma das Sete Maravilhas Modernas do Planeta. Localiza-se na fronteira entre o Brasil e a Argentina.
Vai discutir essa informação de que a avenida não é a mais larga do mundo hahahahaha eu já tentei com o meu marido e não dá certo. Mas realmente é um ótimo ponto de início para conhecer as atrações listadas.
Olá Giulia 🙂
REalmente não é muito consensual!!
A 9 de Julio é um dos lugares que não deve faltar a quem vai a capital argentina! O edifício Evita e o obelisco são minhas partes favoritas dessa avenida!
Olá Paula 🙂
É mesmo. Felizmente é quase impossível não passar por lá (nas deslocações no interior da cidade).
Ahhh,.. você me trouxe cada memória de BsAs, além de enriquecê-las com “novas-antigas” histórias. 🙂
Olá Dayana 🙂
Que bom que ajudei a relembrar. E a matar saudades, espero!
Não sei se é a mais larga ou não, mas olha… é IMPOSSÍVEL atravessar a rua sem pelo menos parar em dois semáforos hahahaha! É imensa e linda!
Olá Camila 🙂
É mesmo, demoramos sempre algum tempo para atravessarmos tanta estrada!!
Que interessante! Achei o post muito completo, cheio de informações. Não conheço Buenos Aires e fiquei morrendo de vontade agora! 🙂 Mas visitei as cataratas do iguaçu do lado argentino, achei legal a homenagem. 🙂
Olá Paula 🙂
Obrigada, que bom que gostou. Eu ainda não conheço as cataratas!! Quero muito ir 😉
Adoro Buenos Aires, preciso voltar! Acredita que não conheço o teatro Colón?
Olá Renata 🙂
Ora aí está uma excelente razão para voltar!
A Avenida 9 de Julio é um clássico de Buenos Aires… todo mundo tem que passar por ela e se encantar com seus vários monumentos. O Obelisco é belíssimo, quando conheci o de Paris, logo lembrei o de BA. =)
Olá Martinha 🙂
Concordo, é mesmo um clássico. É impossível não passar por lá em Buenos Aires. Coração da cidade.
Buenos Aires é uma delícia de lugar, né?! Adorei caminhar pela Avenida 9 de Julio até o Obelisco. No meu blog escrevi um post sobre os 4 programas imperdíveis da capital Argentina e caminhar por esta avenida está lá.
Olá Lid 🙂
É uma avenida interessante e que se deve passar conhecer pelo menos uma vez, sem dúvida nenhuma. Vou espreitar!
Essa rua é linda, assim como é quase toda a cidade!
Sou super suspeita! Adorei BsAs e vi que preciso retornar novamente (jà estive 3x na cidade), pois não conheci o Monumento às Cataratas de Iguaçu!
😉
Olá Juliana 🙂
Nesta avenida há mesmo muitos pequenos pormenores que a tornam interessante. Conhece a estátua do D. Quixote?
Puxa, Catarina! E se nao é algo recente, passou-me despercebido! Preciso olhar em minhas fotos….
Vi que preciso realmente retornar!
😉
Olá Catarina: já sigo o teu blog há algum tempo e este é mais um post em que aprendi algo. Espero um dia visitar a Argentina. Deve ser um país fabuloso.
Olá 🙂
Muito obrigada. Fico muito feliz que acompanhe o meu blog e o que escrevo. Um dia 😉
Os destinos gostam sempre de usar títulos como “o maior”; o “mais antigo”. Faz parte do marketing dos lugares, haha.
Muito informativo o seu post.
Abraço
Ruthia d’O Berço do Mundo
Olá Ruthia 🙂
Sem dúvida, é isso mesmo! Fico contente que tenha gostado. Um beijinho
Sem dúvidas é um clássico da Argentina mesmo. A rua é bem larga e demorar alguns minutos para atravessar hehehe
Olá Deivson 🙂
Demora mesmo!!
Uma das principais avenidas de Buenos Aires que não pode faltar em nenhum roteiro. Excelente post! Fiquei com saudades de Buenos Aires. Parabéns!
Olá Keul 🙂
Muuito obrigada, que bom que gostou!!
Ainda não conheço Buenos Aires, mas o seu relato da avenida me deixou com mias vontade ainda de visitar. O Prédio da Eva Peron é aberto para visitação?
Olá Margareth 🙂
Fico mesmo contente que tenha ajudado a dar vontade de lá ir. Penso que não é possível visitar… Mas a parte interessante só está no exterior!
Olá Catarina! Já estive em BUE algumas vezes e já passei várias vezes pela 9 de Julio, mas desconhecia tantos detalhes… Acho que fiquei presa ao fluxo constante e incessante de pessoas e carros, me perdendo nele. Vou prestar mais atenção na próxima vez agora que tenho mais conhecimento sobre ela.
Você tem toda razão em relação ao Colón: o teatro é lindo. Assisti a um espetáculo de ballet ali e foi magnífico. Acredita que me tocou mais que o ballet que assisti em São Petersburgo?! bjs
Olá Analuiza 🙂
Eu tive de pesquisar alguma informação para ver o que existia na Avenida e procurar lá um pouco para encontrar tudo. De uma próxima vez espreite estas coisas que faltaram!
Acredito… deve ter sido uma experiência fantástica mesmo. Beijinhos
Ótima informação sobre a Avenida 9 de Julio, um dos meus passeios recorrentes quando vou a Buenos Aires é caminhar sem rumo por lá! Saudades dos ares portenhos!
Olá Flávia 🙂
Obrigada! É mesmo obrigatório passar por lá.
Olha sendo ou não a mais larga do mundo, a Avenida 9 de Julho é larga pra caramba rs! Sou frustrada que fui 3 vezes à BsAs e não consegui visitar o Teatro Colon.
Bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Olá Dani 🙂
Concordo completamente!! É mesmo muito larga. Não é nada fácil atravessar. Então já tem uma razão para regressar novamente… quem sabe?
Beijinhos
Sendo ou não a maior avenida do mundo, não deixa de ser uma importante estrutura urbana na capital argentina. O obelisco deve ser brutal, parabéns pelo artigo.
Olá Pedro 🙂
Sem dúvida nenhuma. A avenida é impressionante e o obelisco destaca-se bem ao longe. Muito obrigada.