Puerto Madero de Buenos Aires

A cidade de Buenos Aires encontra-se dividida em 48 bairros. É uma cidade enorme. Neste artigo vou falar sobre Puerto Madero, o mais novo bairro da cidade e um dos mais elegantes. Irei falar da sua história e do que tem para oferecer atualmente.

Buenos Aires é banhada pelo Rio da Prata. Na verdade chama-se desta forma mas é um estuário, o maior do mundo. É aqui que os rios Paraná e Uruguay desaguam no Oceano Atlântico.

A proximidade à costa fez com que o comércio tivesse sido bastante importante na economia da capital argentina. Mas antigamente não era fácil a mercadoria chegar a terra. Junto à costa as águas eram pouco profundas e por isso os navios não se conseguiam aproximar de Buenos Aires.

Os navios paravam longe da costa e os passageiros e mercadorias tinham de ser transferidos para outras embarcações mais pequenas que conseguissem chegar a terra.

Até que no ano de 1882 o governo solictou ajuda ao engenheiro Eduardo Madero, para que este problema fosse solucionado. Mas o projeto realizado não durou muito tempo, devido ap aparecimento de grandes navios de carga e o Puerto Madero ficou abandonado por muitos anos.

Algum tempo mais tarde o engenheiro Luis Huergo propôs a criação de outro porto. Este fica na proximidade de Puerto Madero e é o que vemos hoje.

Quanto a Puerto Madero, foi só no recente ano de 1989 que o governo argentino resolveu iniciar o processo de reabilitzação. Hoje em dia este bairro podemos encontrar bares, restaurantes, uma universidade, hóteis, museus, um casino e várias empresas.

Puente de la Mujer

As ruas deste bairro têm nomes de mulheres famosas em várias áreas: Juana Manso, Olga Cossentini ou Marta Lynch, por exemplo. A ponte que lá existe foi projetada por Santiago Calatrava e tem o nome de Puentede la Mujer. Consegue girar 90º para os navios conseguirem passar.

Navio e Museo Fragata Sarmiento

Foi construído em Inglaterra e foi o primeiro barco-escola da Armada argentina. Fez 37 viagens de instrução à volta do mundo. O seu nome é uma homenagem ao presidente argentino Domingo Sarmiento, que fundou a Escuela Naval Militar.

Fonte das Nereidas

Esta estátua é a mais importante obra da escultora argentina Lola Mora e fo inaugurada no ano de 1903. É de mármore branco e retrata o Nascimento de Vénus. Na época em que foi concebida foi bastante controversa uma vez que a deusa está nua.

Reserva ecologica Costanera Sur

A Reserva ecologica tem 350 hectares é banhado pelo Rio de la plata. É o maior espaço verde da cidade de Buenos Aires. Durante os anos em que Puerto Madero esteve abandonado, a natureza foi gradualmente conquistando o espaço que era ocupado pelos escombros que tinham sido ali colocados para ganhar terreno ao rio.

Esta área é hoje em dia um dos locais preferidos pelos habitantes para andar, correr, andar de bicicleta. Também vi algumas pessoas dedicadas a observar aves e outros animais.

Puerto Madero é uma zona muito bonita, moderna e sifisticada. É um local perfeito para passear junto à água e parar num dos restaurantes que existem por lá.

Numa visita a Buenos Aires recomendo ir 🙂

35 comentários em “Puerto Madero de Buenos Aires”

  1. OI Catarina,
    Buenos Aires é uma cidade que amo! Voltaria mil vezes se pudesse. Não vou negar que sou bem mais fã do Centro Histórico com seus prédios antigos e boêmios, mas a reforma de Porto Madero deixou tudo ali mesmo muito lindo! Parece até um pedacinho de outra cidade. Você fez uma listinha dos principais pontos, acho que não faltou nenhuma atração importante da região. Um abraço!

  2. Gosto bastante desse trecho de BsAs e dou sempre um jeitinho de caminhar pela margem do rio…. Nao sei se é sempre assim ou se tive sorte, mas achei um dos locais mais tranquilos para se caminhar!
    😉

  3. Puerto Madero rendeu um dia muito gostoso na nossa visita à cidade. O Navio-museu é bastante interessante.
    Curti seu post. Me fez relembrar o dia agradável que passei por lá!

  4. Buenos Aires é daquelas cidades que tenho mesmo de ir, há anos que sonho com a Argentina! Nunca tinha ouvido falar deste bairro, pela tua descrição parece que foi alvo de algo como uma gentrificação?
    Beijinhos!

    • Olá Diana 🙂
      Buenos Aires tem muitas coisas interessantes para fazer, vale a pena passar por lá. É um bairro novo que poderiamos encontrar em qualquer lado do mundo. Super moderno e elegante. Foi mesmo, a zona mudou bastante ao longo dos anos.

  5. Eu adorei Puerto Madero quando visitei Buenos Aires. Que lugar lindo e encantador. Assisti um show de tango no Madero Tango maravilhoso. Ótimas dicas.

  6. Alguns alegam que a região é elitista e não mostra a verdadeira Buenos Aires. … Eu ADORO este canto da cidade e para mim é a melhor parte. Lugar bonito, seguro, onde se come e bebe bem. Sempre que posso volto para este cantinho.

Deixe um comentário