Quando chegamos ao coração da cidade de Sevilha vemos imediatamente a Catedral, Santa Maria de la Sede. É um monumento majestoso, sendo a maior Catedral da Europa e uma das maiores do mundo. No estilo gótico é a maior do mundo. Tem 126 metros de comprimento, 83 metros de largura e altura máxima de 37 metros. A área completa ocupada pela igreja é de 23.500m2.
Na sua proximidade encontra-se o Alcazar e o Arquivo das Índias, que também são dois locais maravilhosos. Juntos formam um complexo que é património da UNESCO desde 1987.
A história
Existiu nesta região uma ocupação muçulmana durante muitos anos. No século XII um povo árabe proveniente de Marrocos designado de Almóada, substitui o controle da região da Andaluzia da dinastia dos Almorávidas.
Os Almóadas decidiram transferir a capital do seu reino para Sevilha e construiram uma Mesquita (com um minarete). Foi também no decorrer desta época que foi construído o minarete da mesquita Koutoubia em Marrakesh. É interessante verificar as semelhanças de ambas as estruturas.
Alguns anos mais tarde, já no século XIII Sevilha foi reconquistada pelos cristãos, por Fernando III, Rei de Castela. Com a chegada de uma nova religião a Sevilha, a mesquita existente passou a ser utilizada para a prática do culto cristão. Em 1248 a mesquita foi consagrada Catedral.
Pouco tempo depois de Sevilha se ter tornado novamente cristã, ocorreu um grande terramoto, que causou grandes danos na cidade. O maior estrago foi a queda de 4 esferas de bronze que se encontravam no topo do minarete da antiga mesquita. Susbtitui-se então esta peça por uma estrutura com sino, já na linha da doutrina cristã.
No ano de 1403 começaram a ser realizadas obras na antiga mesquita, para que fosse construída uma nova Catedral. Este processo demorou mais de 100 anos, mas mesmo depois de terminadas as obras foram sempre existindo algumas alterações e reformulações ao edifício original. Hoje em dia podemos dizer que abrange 7 séculos de história.
Giraldillo e a Giralda
Num dos processos de restauro colocou-se uma estátua no topo do campanário, antigo minarete, para representar a Fé. Essa estátua de bronze, pesa pouco mais de 1 tonelada, tem forma de cata-vento e chama-se Giraldillo. Com o tempo, a torre passou a designar-se Giralda.






O que ver
1 – Giralda
Do alto da Giralda temos uma vista formidável da cidade de Sevilha. O campanário em si também é fantástico, com decoração com motivos geométricos entrelaçados e janelas trabalhadas. Tem uma altura de 96 metros.
Este campanário influenciou a construção de várias torres em Espanha e mais tarde nas Américas.

2 – Réplica do Giraldillo
A estátua que se encontra no topo do campanário tem uma réplica localizada na Puerta del principe da Catedral.
3 – Pátio das laranjeiras
Atravesse uma porta Almóada até ao Patio de los Naranjos. Chegou ao que resta de uma mesquita do século XII. Na fonte que existe neste espaço era onde os muçulmanos faziam as suas abluções antes da oração. Era debaixo das laranjeiras que os pés e mãos eram lavados.
Hoje em dia este pátio é utilizado como local de acesso à Catedral.
4 – Nave central e 80 capelas
A nave central eleva-se a uns impressionantes 42 metros, é gigantesca. Possui uma quantidade enorme de ouro, que imediatamente chama a atenção de quem visita a este monumento.
No interior da Catedral existe um total de 80 capelas e 5 naves. Esteja atento aos pormenores, é pura ostentação…
5 – Retábulo da Capela Maior
O retábulo da Capela Maior é uma enorme peça de arte de ouro e madeira que demorou 80 anos a ser construída. É um dos melhores exemplos de escultura gótica de todo o mundo.
No retábulo encontram-se representadas 45 cenas esculpidas da vida de Cristo e de Santa Maria de la Sede, a santa padroeira da Catedral. O autor desta peça foi o escultor Pierre Dancart.
6 – Sala do Capítulo e Sacristia Maior
A sala do Capítulo, também chamada de Cabildo, tem um formato elíptico e é uma das mais belas obras de arquitetura do Renascimento. Foi criado por Hérnan Ruiz. Neste salão encontram-se as obras do pintor Bartolomé Esteban Murillo, sendo de destacar a sua pintura chamada de Inmaculada Concepción.
Junto a este espaço encontra-se a Sacristia Maior onde está o tesouro, que consiste num conjunto de peças riquissimas.
7 – Túmulo de Cristóvão Colombo
Este é um dos locais mais visitados da Catedral. Os restos mortais de Cristóvão Colombo que foram trazidos de Cuba, possui 4 portadores que representam os reinos de Castela, Leão, Aragão e Navarra.
Em Sevilha visitei uma das mais fantásticas catedrais do planeta. E acho que segui, antecipadamente, os teus conselhos, nada deixando por ver 🙂 Obviamente, curti o Colombo… subir à torre e deliciar-me com a sombra das laranjeiras… Mais um belo post 🙂
Olá Rui 🙂
É mesmo, a Catedral é uma das muitas razões de Sevilha ser um destino fantástico…
Muito obrigada!!!
Que maravilha de igreja! Muito bonita mesmo! Adorei conhecer um pouco mais sobre sua história!
Olá Itamar 🙂
Que bom que gostou!
Você deu uma aula de história.
Eu não conheço Sevilla, mas é encantadora.
A primeira vista, lembrou muito o Mosteiro da Batalha em Portugal , pelo mesmo estilo da arquiteta.
Agora ter 80 capelas e 5 naves é suntuoso demaia, hein?
Olá Tatiana 🙂
É realmente maravilhosa…. super grandiosa esta catedral. Sim, tem razão, tem parecenças 😉
Oi Catarina! Que catedral linda!!! E quanta história! Nunca imaginaria que os restos mortais de Colombo estivessem nela. Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar com a gente sobre essa catedral.
Abraços,
Carolina.
Olá Carolina 🙂
Muito obrigada, que bom que gostou! Um beijinho
Que delícia revisitar Sevilha e sua belíssima catedral através de suas palavras e fotos. Estive na igreja bem cedinho e a tive, por alguns momentos, apenas para mim, para observá-la, degustá-la. Saudade imenso da Andaluzia. 🙂
Olá Analuzia 🙂
Que maravilha de experiência…. acredite, também tenho imensas saudades. Vou tentar regressar em breve e rever!
Olá pessoal, estivemos por aí em Março, a pudemos contatar a grandiosidade dessa Catedral, e como a influência dos mouros se perpetuou pela Andaluzia. Parabéns pelo artigo, muito bom!
Olá Francisco 🙂
Muito obrigada!!
Que linda catedral! E um bocado de história pra contar né? Os amantes de história das americas e das navegações deviam incluir no roteiro com certeza! Fiquei admirada de verdade com a bela arquitetura também!
Olá Klecia 🙂
É mesmo espetacular!
Viajo a Espanha em breve e já anotei aqui todas as suas dicas, muito útil. Tentarei incluir a cidade no meu roteiro. Abs
Olá Amilton 🙂
Vai valer a pena!!! Boa viagem. Beijinhos
A maior catedral da Europa?! Com certeza está cheia de histórias, né? Que lindo lugar e quantas atrações dentro de uma atração 🙂
Olá Camila 🙂
Vale mesmo a pena visitar!
Quanta história nesse post e quanta coisa pra se fazer na cidade, seu post está bem completo, ótimo para organizar o roteiro.
Olá Deisy 🙂
Que bom que gostou, muito obrigada! Espero que seja útil.
Que Catedral linda!!! É um lugar que morro de vontade de conhecer em Sevilha!!! Não vejo a hora de conseguir ir para a região para ir visitá-la…
Olá Eliana 🙂
Espero que consiga ir em breve, vai adorar!
Quando eu fui pra Sevilha, eu voltei apaixonada pela cidade e pela catedral, tudo é maravilhoso na catedral mas o que eu fiquei mesmo louca foram as laranjeiras e o cheiro delas, além da vista do alto da Giralda.
Olá Paula 🙂
As laranjas nesta zona de Espanha são uma delícia, provou?
Muito interessante e cheia de história. Certamente um lugar para se pensar em visitar. E os restos mortais de Colombo dão um toque pra lá de especial à visita!
Olá Tina 🙂
É mesmo, Colombo é um dos pontos altos da visita!
Sou apaixonada por Sevilha… É uma cidade que voltaria mil e uma vezes! A catedral é mesmo uma coisa de linda! <3
Olá Mariana 🙂
Somos 2! Já nem sei as vezes que lá estive… é aqui tão perto.
Adoro ler a história dos lugares que visitamos, muito bom seu post, Catarina. Faz com que fique com mais vontade de viajar para a Espanha.
Olá Edson 🙂
Que bom que gostou! Dá um pouco mais sentido perceber o que vemos, não é?
Maravilhosa essa catedral! Verdadeira preciosidade. Adorei o post esaber mais sobre a história desse local.
Olá Simone 🙂
Que bom que gostou! É mesmo, maravilhosa.
Uma cidade tão perto da casa dos meus avós no Alentejo e que conheço tão pouco. Fiquei curiosa para conhecer a catedral e principalmente o túmulo do Cristovão Colombo. Não fazia ideia que estavam em Sevilha!
Olá Diana 🙂
Eu gosto mesmo bastante de Sevilha. Confesso que é uma das minhas cidades favoritas de Espanha. Tem um carisma especial…. Tens de lá ir espreitar!
Essa catedral é um dos motivos que quero conhecer a cidade. Linda e cheia de história! Muito bom o post
Olá Renata 🙂
É mesmo! Que bom que gostou, obrigada.
Puxa, não sabia que tinha uma catedral tão grande em Sevilha que é a maior da Europa, imagino que a vista da torre da Giralda deve ser o máximo, com 96 metros.
Que interessante o fato de ter sido uma mesquita anteriormente, hoje a catedral reformada tem uma arquitetura impressionante! Mas o que mais me chamou atenção foram os restos de Cristóvão Colombo. Adoraria poder conhecer a catedral em minha próxima viagem.
Obrigada pelas dicas!
Estive lá recentemente e fiquei encantado com o interior da catedral. Cada oratório, as obras de arte e principalmente a tumba de Cristóvão Colombo.
Uau deve ser ainda mais linda pessoalmente. E quanta história para contar! Tá aí um lugar que preciso colocar no top da minha lista de próximas viagens! =)
Nossa que detalhes impressionantes da catedral! Fiquei encantado com as fotos, estão incríveis! Gostei demais da história, uma catedral de 7 séculos é magnífico! Obrigado por compartilhar