Abu Dhabi, Dubai e Sharjah

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma federação formada por 7 emirados. Este conjunto de emirados localiza-se na Península Arábica, no extremo sul do Golfo Pérsico. A sua capital é Abu Dhabi, mas o Dubai é a maior cidade. A principal religião é o islamismo e a língua oficial o árabe. É aqui que existe uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

Cada emirado é um estado chefiado por um monarca absoluto, designado de emir, sendo o poder transmitido por sucessão heriditária. A federeção tem um presidente e vice-presidente, eleitos a cada 5 anos pelo conselho de emires.

História

Esta região é habitada há milhares de anos e tem uma rica herança histórica. O deserto era habitado por tribos beduínas e pescadores. A forma hospitaleira como os beduínos tratavam os convidados pode ser verificada ainda hoje, mesmo na sociedade moderna em que a região se transformou. É um misto de tradição e modernidade muito interessante.

O desenvolvimento esteve muito relacionado com a existência de comércio com outras regiões, dada a sua excelente localização. Era aqui que as rotas das caravanas circulavam entre o que agora é o Omã e o Iraque.

Entre os séculos XVII e XIX a área ficou conhecida como a Costa dos piratas, pois existiam muitos ataques aos barcos que por lá passavam (por piratas). Esta situação levou a que o Reino Unido tivesse intervido, pois os ataques realizados pelas tribos afetavam a circulação dos seus barcos que navegavam para a Ásia. Era de extrema importância que o Reino Unido conseguisse manter relações comerciais com a Índia

Assim sendo, em 1853 o Reino Unido e nove xeques assinaram um tratado em foi estabelecida trégua marítima permanente. A região passou a ser designada de Costa da Trégua.

Durante este período foi descoberto petróleo. Foi a partir daqui que a história mudou rapidamente.

Em 1971 as tropas do Reino Unido sairam da região e seis dos emirados da Costa da Trégua formaram uma nação independente. A 2 de dezembro desse ano surgiu a federação dos EAU, tendo em vista a segurança mútua e prosperidade. No ano seguinte juntou-se o sétimo emirado, Ras Al Khaimah. O Bahrein e o Qatar tornararam-se nações independentes.

De seguida vou falar um pouco melhor dos três maiores emirados. Ras Al Khaimah (RAK), Umm Al Qwain, Ajman e Fujairah ficam para outros artigos. 

Abu Dhabi

Este é o maior dos emirados da EAU e a cidade com o mesmo nome é a capital federal. O território ocupado pelo emirado localiza-se numa ilha, que se encontra ligada ao continente por 2 pontes.

Neste momento este emirado está a desenvolver-se turistica e culturalmente, realizando projetos futuristas. As atrações mais conhecidas são os seguintes:

A Grande Mesquita Sheikh Zayed – foi inaugurada em 2007 em homenagem ao fundador dos EAU, que se encontra enterrado no pátio exterior. No seu interior encontram-se 80 cúpulas brancas, 1000 colunas, candeiros de ouro e um magnífico tapete persa no pavimento. É uma das maiores mesquitas do mundo.

Parque Temático da Ferrari – este parque foi construído em2007 como tributo à paixão pela Ferrari. Cada área e atração está relacionada com a história desta marca.

Yas Marina Circuito da Fórmula 1 – um luxuoso autódromo inaugurado em 2009.

Muito interessante também é a cidade de Masdar, que fica a cerca de 30 km de Abu Dhabi. Está a ser construída procurando implicar o menor impacto ambiental.

Dubai

O emirado do Dubai é o mais populoso dos EAU e o 2º maior em área. A capital, que também se chama Dubai, é muito conhecida pelos seus projetos ambiciosos, sendo o local mais popular de toda a federação. Apesar de toda a modernidade o Dubai ainda preserva muitos traços da cultura árabe.

Zona antiga

Ainda é possível ver a zona mais antiga e histórica da cidade, para conhecermos o passado relacionado com as tribos beduínas que aqui habitavam. Nos bairros Deira e Bur Dubai é possível encontrar souks, ruas labirínticas, museus, edifícios antigos, além de restaurantes, cafés e lojas muito interessantes.

Zona moderna

Já na zona mais nova da cidade é onde se encontram os locais mais emblemáticos e a Sheikh Zayed Road, um corredor de arranha-céus. Destaca-se aqui nesta rua a torre de escritórios com 37 andares, o Dubai World Trade Centre e as Torres Emirates.

Na baixa destaca-se o Burj Khalifa, o edíficio mais alto do mundo; a Fonte do Dubai e o Dubai Mall, o maior centro comercial do mundo.

A principal área de praia do Dubai é a área da Jumeirah. Aqui existe o famoso hotel de 7 estrelas Burj Al Arab e a Palm Jumeirah, que são ilhas artificiais com formato de uma palmeira.

Sharjah

A cidade tem o mesmo nome do Emirado e localiza-se a cerca de 30 km da cidade do Dubai. Além do território continental tem também 3 ilhas frente ao Golfo de Omã. Este é o 3º maior emirado da federação.

É considerada a capital cultural de todos os emirados, uma vez que aqui se encontram 24 museus, como o Museum of Islamic Civilization. No ano de 1998 foi a capital da cultura do mundo árabe.

Sharjah tem belos parques e lagoas naturais que convidam a boas caminhadas. Ao andar na cidade vai ver que existem imensos edifícios em forma de palácio, uma vez que as instalações do governo tiveram de ser construídas nesse formato. Até o aeroporto é em forma de palácio.

Muito interessante também sao as várias mesquitas e os souks cobertos.

É muito perto do Dubai, vale muito a pena vir aqui. Este emirado é local muito mais conservador do que os dois primeiros que falei.

Organize a sua viagem com as minhas ferramentas

  • Voos

Recomendo a Momondo ou o Skyscanner.

  • Carro

Pesquiso sempre os melhores negócios na RentalCars.

  • Alojamento

Eu utilizo quase sempre o Booking e pontualmente o AirBnb. No Booking é possível reservar e cancelar.

  • Seguro de viagem

Não vale a pena arriscar, normalmente corre tudo bem, mas nunca se sabe onde precisamos mesmo de ajuda. A IATI pode ser uma possibilidade interessante.

  • Bilhetes para museus, atividades e atrações

Com a Get Your Guide pode comprar os bilhetes para as atracções que pretender, de forma rápida e sem perder tempo em filas.

Se fizer as suas reservas através destes links afiliados, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!

21 comentários em “Abu Dhabi, Dubai e Sharjah”

  1. Tudo está na minha lista a tempos. Preciso risca los o quanto antes. Adorei o jeito que contou da região.
    Obrigado por compartilhar.

  2. Adorei o post e saber mais sobre os Emirados Árabes. Quero muito fazer uma viagem pra lá! espero que aconteça em breve! Dubai e Abu Dhabi já estavam no meu radar, mas agora fiquei também interessada em conhecer Sharjah!

  3. Curti conhecer um pouco mais da história dos Emirados Árabes Unidos através do seu post. Eu só conheci Dubai e Abu Dhabi. Achei interessante, mas é um destino que para mim já está visto. Claro que a opção de fazer um stopover não esta descartada. Quem sabe numa próxima visita conheça Sarjah

  4. O que acho mais incrível é ver que um lugar onde era praticamente só deserto algumas décadas atrás se transformou num dos lugares mais modernos do mundo.

  5. Muito bom esse post! Já está tudo anotado na minha listinha. Hahah! E salvo nos favoritos. Sou fascinada para conhecer esses lugares de perto. Obrigada por compartilhar!

Deixe um comentário