A religião mais importante da Índia é o hinduísmo e é uma das mais antigas do mundo. A palavra hinduísmo vem da palavra persa “hindu” ou do sânscrito “sindhu”, que significa rio. A palavra refere-se portanto às pessoas que habitavam no Vale do Indo (onde atualmente se localiza o norte da Índia).

Neste artigo irei falar dos textos sagrados desta religião, os seus principais fundamentos, os seus deuses e os rituais religiosos que são praticados.

Vedas

O hinduísmo baseia-se em milhares de livros e de escrituras, sendo os Vedas os primeiros e os mais importantes, uma vez que são consideradas revelações divinas. Estas revelações foram transmitidas oralmente de geração em geração e compiladas em papel entre 1500 e 900 aC.

Fundamentos

Para compreender a crença de um hindu é necessário conhecer os fundamentos da sua religião:

Deuses

Acredita-se que existe uma força divina única mas que assume incontáveis formas, os deuses.

Estes deuses são semelhantes ao Homem, uma vez que também comem e bebem, amam e odeiam. Calcula-se que possam existir 330 milhões… e um hindu pode escolher um deles para praticar a sua veneração.

Contudo, salienta-se que as 3 forças essenciais do Universo, os 3 deuses principais são estes:

Rituais religiosos

A maioria dos hindus pratica rituais religiosos diariamente, nas suas casas, num local de culto ao deus ou aos deuses escolhido ou escolhidos por si. Os rituais devem abranger sempre:

Quando estive na Índia vi muitos templos e pessoas a praticar o culto. Existem em todas as ruas, praças ou becos. Para mim, fez bastante sentido entender em que é que os indianos acreditam e de que forma praticam o culto.

Espero que com este texto possa compreender um pouco melhor.

20 Responses

  1. Ao ler este artigo só me estava a lembrar da música “eye of shiva” em particular ou todo o albúm em geral “vovin” de Therion. Mais uma vez muito bem escrito… 🙂

  2. Oi, Catarina! Tenho grande interesse pelo hinduísmo e seu post ajudou bastante a organizar minhas ideias! As vezes, usamos palavras como Karma, ou Dharma sem realmente entender o que elas significam! Muito bom seu post! Parabéns! 🙂
    Beijos

    1. Olá Ana 🙂 É mesmo. Este artigo (e no fundo todo o blog) tem mesmo esse objetivo. Explicar o que vemos quando viajamos, sendo os rituais religiosos um importante aspeto que observamos. Obrigada 🙂
      Beijinhos

  3. A India é um país fascinante e este artigo vem ajudar a compreender melhor uma das suas principais componentes: a religião, neste caso o hinduismo. Artigo sucinto e bem explicado

  4. Que post interessante! Sempre quis aprender um pouco, mas achava um tanto confuso, principalmente por ter muitos deuses. Com seu post, aprendi um pouco mais, e espero aos poucos começar a compreender mais o hinduísmo.

    1. Olá Luciana 🙂 Que bom que gostou. Sim, espero que seja útil quer para os que lá vão, quer para os que não vão, mas têm interessa em conhecer um pouco melhor o mundo em que vivemos!
      Beijinhos

  5. Concordo com a Ana… as vezes usamos termos de culturas que não conhecemos bem e até podemos nos equivocar! E viajar (vale por blogs tb, haha) nos ajuda a conhecer mais do mundo, aprender e sermos melhores pessoas 🙂 adorei o post!

  6. Gostei muito do post! Muito interesante saber mais sobre o hinduísmo. Confesso que até ler este artigo, meu conhecimento sobre a religião era nulo.
    Me lembra o quanto temos a aprender sobre outros povos, culturas e crenças e o quanto as viagens nos aproxima a todos, como humanidade!

  7. Excelente artigo, não tenho a mínima noção sobre o hinduísmo e aprendi bastante com esta postagem. Temos muita vontade de conhecer a Índia. Obrigado porrd compartilhar informações tão interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!