Jodhpur, a cidade azul da Índia

A cidade de Jodhpur é uma das cidades mais antigas do Rajastão, um estado localizado no norte da Índia. É conhecida por cidade azul, uma vez que as suas casas têm as paredes pintadas dessa cor.

Quando Jodhpur e Jaipur se encontravam em guerra, o marajá pediu que os brâmanes de Jodhpur não fossem atacados. O exército de Jaipur aceitou o pedido e indicou que as casas onde os sacerdotes viviam deviam ser identificadas. E por essa razão, as casas foram pintadas de azul. A escolha desta cor estará relacionada com a cor da pele de Shiva ser azul.

Ao longo do tempo mesmo as casas que não eram habitadas pelos brâmanes também foram pintadas de azul, porque os habitantes não queriam ser atacados na guerra que se travava. Por outro lado pintar a casa de azul é uma demonstração de que os seus habitantes são devotos de Shiva.

Diz-se também que o azul é bom para afugentar os mosquitos e manter as casas mais frescas durante os abrasadores meses de verão. É que a cidade encontra-se em pleno deserto de Thar.

Ainda hoje as casas são pintadas de azul, mas o corante vegetal foi sendo substituído pelo sintético.

Para se ter uma vista panorâmica da mancha azul de todo o casario de Jodhpur, o ideal é visitar o forte Mehrangarh, o maior forte de todo o estado. Nesse forte destaca-se uma sala totalmente decorada de ouro e espelhos. Era aqui que o marajá realizava audiências privadas.

É uma cidade que vale a pena visitar. O Forte e o casario azul valem mesmo a pena!

Sabiam que também existe uma cidade azul em Marrocos? Quando falar deste país (que adoro) vou-lhe dedicar um artigo.

Organize a sua viagem com as minhas ferramentas

  • Voos

Recomendo a Momondo ou o Skyscanner.

  • Carro

Pesquiso sempre os melhores negócios na RentalCars.

  • Alojamento

Eu utilizo quase sempre o Booking e pontualmente o AirBnb. No Booking é possível reservar e cancelar.

  • Seguro de viagem

Não vale a pena arriscar, normalmente corre tudo bem, mas nunca se sabe onde precisamos mesmo de ajuda. A IATI pode ser uma possibilidade interessante.

  • Bilhetes para museus, atividades e atrações

Com a Get Your Guide pode comprar os bilhetes para as atracções que pretender, de forma rápida e sem perder tempo em filas.

Se fizer as suas reservas através destes links afiliados, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!

22 comentários em “Jodhpur, a cidade azul da Índia”

  1. Olá Catarina. Muito interessante a história detrás do azul das casas de Jodhpur. É engraçado que quando estava a ler tb me lembrei da cidade marroquina, que história estará por detrás dessa? ?

    • Olá Giulia 🙂 Não consegui obter essa informação, mas calculo que os habitantes possam pintar a casa de uma outra cor. Realmente há algumas que não são azuis. No entanto, como é a tradição, a maioria deve acabar por pintar dessa cor!

  2. Olá Catarina ! todos os dias se conhecem novas coisas na índia é de facto um mundo, obrigado por partilhares mais esta informação. Agora é só deixar crescer o nosso bebé para poder ir connosco um dia a este mundo dentro de outro mundo !

  3. Parabéns pelo artigo Catarina! Também estou curiosa para ler o novo post sobre a cidade azul de Marrocos. Falas de Chefchaouen, correcto? Nós estivemos lá há cerca de dois anos e vale muito a pena. Também temos vontade de visitar Sidi Bou Said, na Tunísia! 😉 Um abraço.

    • Olá 🙂 Muito obrigada. Fico super contente que tenha gostado. Exatamente, Chefchaouen. É uma cidade muito bonita. Essa na Tunísia é azul e branca. Vou tentar explorar também essa que já conheço. Um beijinho

  4. A foto do artigo está espetacular! De facto Jodhpur deve ser uma cidade muito bonita para visitar. Todo o aglomerado urbano pintado de azul faz lembrar a cidade de chefchaouen em Marrocos. Parabéns pelo artigo,

Deixe um comentário