A cidade de Jodhpur é uma das cidades mais antigas do Rajastão, um estado localizado no norte da Índia. É conhecida por cidade azul, uma vez que as suas casas têm as paredes pintadas dessa cor.
Quando Jodhpur e Jaipur se encontravam em guerra, o marajá pediu que os brâmanes de Jodhpur não fossem atacados. O exército de Jaipur aceitou o pedido e indicou que as casas onde os sacerdotes viviam deviam ser identificadas. E por essa razão, as casas foram pintadas de azul. A escolha desta cor estará relacionada com a cor da pele de Shiva ser azul.
Ao longo do tempo mesmo as casas que não eram habitadas pelos brâmanes também foram pintadas de azul, porque os habitantes não queriam ser atacados na guerra que se travava. Por outro lado pintar a casa de azul é uma demonstração de que os seus habitantes são devotos de Shiva.
Diz-se também que o azul é bom para afugentar os mosquitos e manter as casas mais frescas durante os abrasadores meses de verão. É que a cidade encontra-se em pleno deserto de Thar.
Ainda hoje as casas são pintadas de azul, mas o corante vegetal foi sendo substituído pelo sintético.
Para se ter uma vista panorâmica da mancha azul de todo o casario de Jodhpur, o ideal é visitar o forte Mehrangarh, o maior forte de todo o estado. Nesse forte destaca-se uma sala totalmente decorada de ouro e espelhos. Era aqui que o marajá realizava audiências privadas.
É uma cidade que vale a pena visitar. O Forte e o casario azul valem mesmo a pena!
Sabiam que também existe uma cidade azul em Marrocos? Quando falar deste país (que adoro) vou-lhe dedicar um artigo.
Olá Catarina. Muito interessante a história detrás do azul das casas de Jodhpur. É engraçado que quando estava a ler tb me lembrei da cidade marroquina, que história estará por detrás dessa? ?
Olá Marlene 🙂 Em setembro ou outubro vou falar de Marrocos e das coisas que vi por lá. Nessa altura irei falar da cidade azul marroquina! Muito obrigada pela sugestão.
Que diferente, todas as casas da cidade da mesma cor. Você sabe se eles são permitidos a pintar as casas de outra cor caso eles queiram???
Olá Giulia 🙂 Não consegui obter essa informação, mas calculo que os habitantes possam pintar a casa de uma outra cor. Realmente há algumas que não são azuis. No entanto, como é a tradição, a maioria deve acabar por pintar dessa cor!
Olá Catarina! A Índia para mim ainda é um país desconhecido, mas que me fascina. Gostei bastante do azul das casas, muito pitoresco… um dia, um dia!
Olá 🙂 Aconselho mesmo. É mais do que uma viagem, é uma experiência de vida…
Olá Catarina ! todos os dias se conhecem novas coisas na índia é de facto um mundo, obrigado por partilhares mais esta informação. Agora é só deixar crescer o nosso bebé para poder ir connosco um dia a este mundo dentro de outro mundo !
Olá Francisco 🙂 É realmente um país com imensa história. Espero que tenha gostado do artigo. Sei como é, também tenho uma bebé 🙂 Acho que eles vão gostar.
Parabéns pelo artigo Catarina! Também estou curiosa para ler o novo post sobre a cidade azul de Marrocos. Falas de Chefchaouen, correcto? Nós estivemos lá há cerca de dois anos e vale muito a pena. Também temos vontade de visitar Sidi Bou Said, na Tunísia! 😉 Um abraço.
Olá 🙂 Muito obrigada. Fico super contente que tenha gostado. Exatamente, Chefchaouen. É uma cidade muito bonita. Essa na Tunísia é azul e branca. Vou tentar explorar também essa que já conheço. Um beijinho
Já tinha ouvido falar desta cidade mas nunca tinha lido sobre as casas azuis ?
Olá Sónia 🙂 Ainda bem que o artigo ajudou a saber um pouco mais!
A foto do artigo está espetacular! De facto Jodhpur deve ser uma cidade muito bonita para visitar. Todo o aglomerado urbano pintado de azul faz lembrar a cidade de chefchaouen em Marrocos. Parabéns pelo artigo,
Olá Pedro 🙂 Muito obrigada.É uma cidade muito interessante, sim. Recomendo. É verdade, faz lembrar a cidade azul marroquina. Também irei falar disso!
Tenho sentimentos muito contrastantes em relação à India. Ao mesmo tempo que animo, desanimo. Mas, com certeza, sempre que leio sobre o país, fico impressionado com essas casas de Jodhpur. Beijo e bom domingo.
Olá Luciana 🙂 E mesmo quem visita a Índia, ama ou detesta. Depende muito das pessoas e do que gostam quando viajam… Beijinho e um bom domingo também
Oi Catarina. Muito interessante. Não conhecia ainda esta cidade. Vê-la pessoalmente deve ser incrível, uma onda azul sem fim. Beijo =)
Olá Martinha 🙂 É mesmo, é incrível ver esta cidade. Então do forte que falei no artigo ainda melhor. Beijinho
Que interessante! Muito legal saber um pouco mais sobre a existência desta cidade azul e origem desta tradição. Abraços.
Olá Itamar 🙂 Que bom que gostou. É uma história muito interessante realmente. Beijinhos
Olá Catarina,
Sempre fiquei intrigada com as cores desta cidade, mas agora sei porque as casas são azuis. Muito interessante … Excelente blog!
Abraços.
Olá Vaneza 🙂 Fico muito contente que tenha gostado. Espero que continue a gostar. Beijinhos