A praia do Guincho localiza-se em Cascais e está integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais. A zona litoral deste enorme parque de 14583 hectares e toda a zona de Sintra fazem parte do Sítio Sintra-Cascais, inserido na Rede Natura 2000. Esta é uma rede europeia de espaços naturais e espécies da fauna e da flora protegidos para conservar a biodiversidade.
No litoral do Parque Natural podemos ver principalmente arribas altas, modeladas pelo oceano. É entre estas arribas que encontramos a praia do Guincho, mundialmente conhecida pelas condições perfeitas para a prática de surf e windsurf. Foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas de Portugal no ano de 2012.
Eu moro em Lisboa e vou regularmente a esta praia, normalmente no inverno. Gosto muito do cenário dramático e aquele mar revolto.
Praia do Guincho entre arribas Areal da Praia do Guincho Arribas perto da Praia do Guincho Areal da Praia do Guincho Enorme duna da Praia do Guincho Praia do Guincho Praia do Guincho Areal da Praia do Guincho Arribas perto da Praia do Guincho Panorâmica da zona onde se encontra inserida a Praia do Guincho
Dicas para ir até à Praia do Guincho
(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!).
Como chegar: É muito fácil chegar à Praia do Guincho, uma vez que é possível ir de carro até quase ao areal. Tem estacionamento perto. Se for de transportes públicos pode ir até Cascais de comboio por exemplo e depois procurar a paragem do ScoTTURB que passa no Guincho.
Onde dormir: Recomendo o Hotel Baía, localizado mesmo no centro de Cascais. A localização é muito boa, sendo possível ir a pé até ao centro ou á Marina e também ter acesso a várias paragens de autocarro que levam até ao Guincho.