3 cidades a não perder na Andaluzia

A Andaluzia é uma comunidade autónoma de Espanha, localizada no sul do país. É uma região carismática e na minha opinião, extremamente interessante do ponto de vista paisagístico e histórico.

Há qualquer coisa diferente por aqui, comparado com o resto de Espanha. A paisagem, as casas brancas, a gastronomia e a forma de viver com o muito calor que por lá se faz sentir. Algo que está completamente associado é o flamenco. Eu sou totalmente apaixonada por esta música, adoro a alma e a atitude. Já danço há 9 anos e está tudo dito 🙂

A história

A Andaluzia esteve ocupada pelos romanos durante cerca de seis séculos. A 1ª colónia chamava-se Itálica e as suas ruínas ainda se podem visitar atualmente, na proximidade de Sevilha. Desta ocupação ficaram também as estradas e os aquedutos.

Seguidamente aos romanos estiveram nesta região os visigodos e vândalos, povos do norte da Europa. Na altura eram chamados de bárbaros.

Al-Andalus

Até que no ano de 711 deu-se o início da invasão muçulmana com Tariq ibn Zyad. Ao longo do tempo toda a Andaluzia e quase toda a restante península ibérica, foi invadida. Os árabes chamavam a esta região Al-Andalus, que na sua língua significa terra dos vândalos. O nome de Andaluzia vem desta palavra.

Esta cultura árabe permaneceu em alguns aspetos tanto em Espanha como em Portugal, e não só na Andaluzia. Ao nível da alimentação, arquitetura, influência na língua, entre outros aspetos.

Durante a ocupação árabe foram construídas várias estruturas, mas o que ainda se pode ver são os palácios, mesquitas e fortalezas. De entre tudo o que foi construído é de destacar a Grande Mesquita de Córdoba. Esta cidade foi a capital árabe do Al-Andalus. Não irei falar mais desta mesquita, que hoje em dia é igreja, porque lhe irei dedicar um artigo em exclusivo.

Tomada de Granada

Os cristãos foram sempre tentando expulsar os árabes da península ibérica mas apenas o conseguiram em 1492, quando Granada foi tomada. Foi aqui na zona sul de Espanha que os árabes mais tempo ficaram e por essa razão, mais forte foi a sua influência.

A Anadaluzia é única e vale bastante a visita, na minha opinião.

Cidades a não perder

Existem imensos locais interessantes a ter em conta numa visita à região da Andaluzia. Tantos conjuntos de casarios brancos que é difícil listar todos eles. Mas as 3 principais e mais conhecidas cidades e que eu destaco, são Sevilha, Córdoba e Granada. Eu já estive várias vezes em Sevilha e nas restantes um bom periodo de tempo. Aconselho a ir com tempo, para conseguir usufruir da alma desta região. Muito provavelmente irá ser uma experiência memorável.

Sevilha

3 cidades a não perder na Andaluzia
Praça de Espanha

Sevilha é uma cidade sensual. É bonita, tem edifícios fantásticos, bairros muito interessantes e a música flamenca sente-se em todo o lado.

Atualmente é a principal cidade da região de Andaluzia. O rio Guadalquivir passa pela cidade e por isso um passeio de barco é uma excelente maneira de conhecer calmamente ambas as margens do rio e espreitar alguns dos monumentos.

Córdoba

3 cidades a não perder na Andaluzia
Interior da Mesquita

Como eu já referi antes, Córdoba teve um passado majestoso, tendo rivalizado com cidades como Cairo ou Bagdad. Sem dúvida que a Mesquita é o principal ponto de interesse, mas existem muitos outros pontos de interesse.

Com tempo, percorra as ruas da judiaria, vá até ao o alcazar, à ponte romana, às muralhas e termine os dias nos banhos árabes. Sinta Córdoba, nesta mescla de tradições e de cultura.

Granada

3 cidades a não perder na Andaluzia
Vista do Alhambra

Quando falamos desta cidade lembramo-nos imediatamente do Alhambra. É um magnífico complexo de palácios que é um dos mais visitados de Espanha e do mundo. Não deixe mesmo de lá ir.

Granada fica no coração da Andaluzia e foi a última cidade a ser tomada pelos reis católios, já estávamos no século XV.

Quer conhecer o mundo melhor?

Vou enviar histórias e fotos de vários lugares do mundo!
Deixe-se inspirar 🙂
Pode cancelar a subscrição a qualquer altura. Powered by ConvertKit

25 comentários em “3 cidades a não perder na Andaluzia”

  1. Fui à Andaluzia há uns anos e fiz exatamente o roteiro destas 3 cidades. Confesso que Sevilha não me fascinou por aí além, ao contrário de Granada, a minha preferida das 3. Córdova é muito interessante também, mas Granada tem uma aura muito especial e a Carrera del Darro ficou-me na memória. E o Alhambra, claro! Era um sonho meu lá ir. Fico à espera dos próximos artigos 😉

    Responder
    • Olá Sofia 🙂
      Granada é uma cidade muito especial como dizes. Eu adorei também. Eu tenho muita vontade de regressar e de vaguear pelas povoações mais pequenas, descobrir outros tesouros!
      Espero que gostes dos próximos artigos. Um beijinho

      Responder
  2. Conheci a regiao da Andaluzia neste ano mas infelizmente nao consegui ir até essas cidades maiores. Rodei bastante pelos pueblos blancos e a parte costeira. Com certeza voltarei para conehcer Sevilha, Granada e Cordoba!

    Adorei o post.

    Abraços

    Responder
  3. Não só quero conhecer essa região da Espanha, como quero morar por alguns meses, só pra viajar de ônibus ou carro por todos esses lugares, acho tudo lindo e muito original por essas bandas!

    Responder
  4. Amo, amo, amo a Andaluzia! Sem dúvida, a região mais encantadora da Espanha! Só não recomendo visitar no verão, pois é realmente terrível! haha. Você colocou bem: o básico dessa região são essas 3 cidades (Sevilha é a minha favorita), mas é ainda melhor conhecer de carro e ir parando nas pequenas vilas pelo caminho. Lindo demais! Parabéns pelo post 🙂 Beijo grande

    Responder
  5. “Há qualquer coisa diferente por aqui, comparado com o resto de Espanha” – não podeira concordar mais com esta afirmação Catarina. Ela é intensa, forte e com certeza isso se deve à sua trajetória.

    Embora não dance mais o flamenco (dancei por mais ou menos cinco anos) este ritmo ainda mexe comigo, com minha alma: o cajón e os tacóns. As catañuelas e os abanicos… até hoje não consegui me desfazer de minhas saias rodadas e meu sapato vermelho… rsrsrsrsrsrs

    Responder
  6. Essa região da Espanha é simplesmente incrível!
    Catarina, amei o seu artigo! Trouxe um pouquinho da Espanha para alegrar meu domingo. Tenho um carinho enorme pelo país e sempre me pergunto por que ainda não me mudei para lá. Quando leio posts assim, me dá mais vontade!
    Muito obrigada!

    Responder
  7. Ei Catarina! Tenho muita vontade de conhecer a região de Andaluzia, principalmente Sevilla e seu post me deixou com mais vontade rs Na próxima ida a Espanha vou tentar encaixar no roteiro 😉

    Responder
  8. Ótimo post, veio bem à calhar pois estou querendo muito encontrar uma amiga em Málaga em agosto.

    Bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

    Responder
  9. Nossa… que lugar mais lindo! Adorei conhecer um pouco mais desse lugar e ver tantas atrações lindas. Já quero conhecer! Bjs

    Responder
  10. Eu acompanhei essa viagem tua pelas redes sociais e fiquei babando demais nas fotos! Cada canto lindo na Andaluzia! E tenho que dizer, sou apaixonada por flamenco, e é o maior motivo que tenho para querer viajar pra lá o quanto antes. Deve ser surreal ver a dança por lá! Abraços!

    Responder
  11. Ainda não conheço, mas com certeza é uma região que está na minha lista de desejos!
    Sevilha povoa meus sonhos desde a dolescência quando tive um professor que veio de lá e nos contava sobre sua bela cidade!

    Responder

Deixe um comentário