Sigtuna é uma pitoresca cidade da época viking que se localiza na região metropolitana de Estocolmo, não muito longe do aeroporto internacional. Encontra-se junto às águas do lago Malaren, que já foi uma importante via de comunicação marítima da Suécia com outros países.
De acordo com o que diz a lenda, Sigtuna é a 1ª cidade de toda a Suécia. Aqui podemos encontrar igrejas medievais, ruínas, castelos e runas da época viking (pedras que servem de homenagem aos mortos). Numa visita à cidade de Estocolmo recomendo mesmo ir também aqui. É fantástico andar na rua principal de Sigtuna tal como já outros o fizeram há 1000 atrás… Parece que fomos transportados para outra altura.
Fundação
No longínquo ano de 970, o 1º rei da Suécia, Erik o Vitorioso, decidiu construir uma cidade a partir do zero. Ele pretendia criar um reino semelhante aos que já existiam no resto da Europa.
Erik foi bastante hábil na construção da cidade. Através de doações de terrenos, soube manter comerciantes e proprietários como aliados.
Rua mais antiga da Suécia
As ruas foram construídas com as dimensões típicas da época viking, tal como muitas outras na escandinávia. Uma outra característica interessante é o facto de Sigtuna ter crescido em torno de uma rua principal, Stora Gatan. Acredita-se que este acto se deve ao acesso à água. Esta rua é a mais antiga de toda a Suécia.
Ainda hoje o centro é aproximadamente do mesmo tamanho e formato que era quando foi fundado, o que é absolutamente único no país. Uma outra particularidade é que na área de Sigtuna é que se localiza o maior número de pedras rúnicas do país (cerca de 170).
Cunhagem de moedas
Ao rei Erik sucedeu o seu filho, Olof Skötkonung, que foi o 1º rei cristão da Suécia que assim se manteve até à sua morte. Quando Olof assumiu o poder Sigtuna encontrava-se ainda no início do seu desenvolvimento. Ele pretendia construir um reino grandioso.
Tal como os restantes reis cristãos ele teve a iniciativa de cunhar moedas. E foi assim que foi foram cunhadas as primeiras moedas na Suécia, tendo a 1ª sido no ano de 995.
Igrejas cristãs
Igreja de Santo Olaf
A construção da Igreja de Santo Olaf começou no início do século XII. Calcula-se que esta seja a igreja de pedra mais antiga da Suécia. A sua arquitetura é muito interessante, uma vez que a zona do coro é maior em largura e comprimento, do que a nave. Ao lado de um dos muros da igreja existem ruínas de uma casa que ainda hoje podem ser visitadas.
Mariakyrkan
Um pouco mais tarde, por volta de 1250, foi construída a 1ª igreja de tijolo por iniciativa dos frades dominicanos. É a Mariakyrkan e desde o século XVI é a igreja paroquial de Sigtuna.
Mariakyrkan
Praça principal
A praça principal foi criada no século XVII e era local de passagem de cavalos e carruagens e mais tarde de veículos. Atualmente, com o enorme aumento de circulação de carros é uma zona pedonal.
No final de cada mês de agosto esta praça é local de uma feira, a Sigtune Möte. Este evento é inspirado em 1912 e por isso os comerciantes estão vestidos à época. Deve ser uma boa altura para visitar Sigtuna.
Câmara municipal
Em 1744 foi construída a câmara municipal, que é a mais pequena de toda a região da Escandinávia. O edifício foi desenhado pelo próprio mayor.
Que interessante o artigo Catarina! Deve ter sido muito interessante percorrer as ruas de uma cidade tão importante para a história deste país. Obrigada pela partilha!
Essa igreja de tijolo é muito à frente para o Séc.XIII, eram melhores a construir casas e edifícios do que barcos…não é ?hehehe
A minha câmara municipal favorita 🙂 ADORO estes locais pequenos e históricos. Bela descoberta!
Que lugar interessante! Eu não conhecia e gostei de saber um pouco mais de lá. As construções de igrejas sempre me encantam mas no caso agora o que achei mais linda foi a Praça Principal. Uma graça!
Muito interessante saber um pouco da história da Suécia! A gente se esquece que a Europa é muito mais que Londres, Paris, Roma… Parabéns pelo post!
Muito interessante, nunca tinha ouvido falar. É uma ótima dica!
Interessante, não conhecia basicamente nada sobre a história deste destino. A igreja de pedra me chamou a atenção.
Abraços
Nunca tinha ouvido falar em Sigtuna e importante saber sua importância histórica. Post bem interessante.
Que cidade mais amorosa! A verdade é que não conhecia, parece super interessante. Também nunca fui à Suécia – mas quando for fica registado que tenho de passar por esta cidade!
Nossa, que super interessante conhecer o lugar onde começou a Suécia!!! Adorei o post!
Não sabia dessa informação. Post ta mto bacana e com fotos convidativas. Espero ter a sorte de ir um dia. Grande abraço
Nunca tinha ouvido falar dessa cidadezinha, mas adorei as fotos e amei conhecer mais da história desse lugar. Já quero conhecer!
Nunca tinha ouvido falar de Sigatuna.. Quando tiver a oportunidade de visitar a Suécia é um lugar que adoraria conhecer. Obrigado por compartilhar.
Não conhecia essa cidade e a achei bem interessante. Lindas construções e história.
Obrigado por compartilhar.
Se um dia visitar a Suécia, com certeza irei até Sigatuna. Por conta desse texto, delicioso de ler, já chegarei lá sabendo um pouco sobre esta cidade que me pareceu bonita, encantadora e envolvente. bj
Catarina que post interessante! Nunca tinha ouvido falar de Sigatuna e fiquei encantada com seu relato e suas fotos. Deve ter sido uma experiência realmente deliciosa percorrer essa charmosa cidadezinha.
Que graça de lugar e que legal toda essa história, muito rica. E achei um charme a Mariakyrkan. Gostei de conhecer, pois nunca tinha ouvido falar.
Não conhecia a história dessa cidade e nem da Suécia,portanto! Muito interessante, amo esse tipo de post informativo e histórico!
Ah! Estive tão perto e não sabia deste local! Fui visitar um amigo que vivia em Estocolmo, agora acho que ele foi um mau guia 😛
Que post mais interessante! Nunca havia ouvido falar de Sigtuna… Agora já quero conhecer 🙂
Muito bacana o artigo Catarina. Uma cidadezinha como esta torna-se muito mais interessante quando conhecemos suas origens e sua história, não é mesmo!?
Não conhecia a cidade nem a sua história tão importante para a Suécia. O wandering life a deixar-nos sempre um bocadinho mais informados sobre a história dos locais a visitar. Muito bom beijinhos
Que interessante. Não conhecia. Adorei a história.
Nunca tinha ouvido falar. Achei a Igreja Santo Olaf lindíssima! Obrigada por compartilhar essas informações interessantes 🙂
Amei o post. Essa igreja é a coisa mais linda, meu deus! Não conhecia a cidade de Sigtuna. Obrigada pelas infos!
Adorei o post, saber sobre um lugar tão pitoresco e cheio de história. Lugares históricos têm um lugarzinho especial no meu coração 🙂
Nossa, que sonho! Quero muito conhecer a Suécia. E não sabia dessa cidade, que interessante! Ótimas infos 🙂
A suecia é um país lindo..obrigado pela descrição
Nunca tinha escutado falar dessa cidade. E olha que estive em Estocolmo…
Achei super interessante!!
A igreja de tijolos linda.
Abraço
Uau!! Eu nunca tinha ouvido falar sobre Sigtuna, muito interessante! Sempre bom saber mais historia 🙂
Que lugar encantador! Nunca tinha ouvido falar a respeito, mas certamente vou colocar no meu roteiro quando visitar a Suécia. Obrigada pelas informações, super úteis!
Nossa, que lugar mais encantador! Quero muito conhecer a Suécia. Adorei as ótimas dicas e as fotos lindas.
eu já caminharia por ai imaginao os vikings, os barcos e todo o estilo de vida. é um tipo de cultura que sou muito interessada e com ctz incluiria no meu roteiro a estocolmo
Olá. Vamos em Setembro a Estocolmo. Vou adquirir o passe de 7 dias para os tranportes mas estou com alguma dificuldade em perceber o seu uso para fora de Estocolmo. Queria muito ir a Sigtuna,Upssala,Mariefred ,Birka e à ilha Vaxholm. É possivel com esse passe. Obrigada.
Olá Filipa!
Não cheguei a comprar esse passe mas pelo que me lembro penso que é mesmo só possívelk utilizar na área metropolitana da cidade…
Desculpa não ter ajudado mais.
Um beijinho e boa viagem