Granada é uma cidade magnífica. Encontra-se na Andaluzia que é uma comunidade autónoma de Espanha, localizada no sul do país. É uma região carismática e na minha opinião, extremamente interessante do ponto de vista paisagístico e histórico.

Toda a região da Andaluzia esteve ocupada pelos árabes durante vários séculos, sendo Granada o último reduto de toda a península ibérica. Foi só no ano de 1492, depois de vários anos de luta, é que os reis católicos conseguiram reconquistar a cidade aos árabes. Por isso a influência desta cultura/deste povo está muito presente.

Alhambra

A cidade de Granada tem como pano de fundo a Serra Nevada, um enorme maciço mantanhoso, classificada de Reserva da Biosfera. É nesta cadeia montanhosa que se encontra o terceiro mais alto pico do continente europeu, com 3482 metros.

O Alhambra, o monumento mais conhecido e o símbolo de Granada, encontra-se no topo de uma colina de nome al-Sabika, a aproximadamente 700 metros de altitude e tem a Serra Nevada “logo por detrás”. O enquadramento é absolutamente perfeito, faz-me lembrar até um pouco Marrakesh “envolvida” pelo Atlas. Perto da colina localiza-se o rio Darro e do lado oposto o famoso bairro de Albaicin, considerado Património Mundial da Unesco.

Apesar da minha primeira impressão do Alhambra ter sido magnífica, o que realmente me encantou foi o interior. Superou todas as expetativas.

Mas prepara-se que em existe sempre um elevado número de pessoas a querer visitar. Faça como eu, acorde de madrugada e vá para a fila, que vale mesmo a pena acordar às 5h30 da manhã!

O que é o Alhambra e qual o significado da palavra

O complexo do Alhambra é a cidadela árabe mais espetacular do mundo. É uma cidade com muralhas onde se encontram aposentos reais, imensos jardins, pátios e muitas outras coisas. O nome (Alhambra) tem origem no árabe “qa,lat al-Hamra”, que significa castelo vermelho, pelo que a sua origem estará relacionada com o facto de as suas paredes serem avermelhadas.

 Quem construiu o Alhambra

As primeiras referências ao Alhambra são do século IX, onde existe referência a uma fortaleza. Mas foi um pouco mais tarde, já no século XIII com a dinastia Nasrida que o Alhambra foi ocupado pela família real. Mohammed ben Al-Hamar foi o 1º rei desta dinastia e foi ele o 1º a ocupar o complexo. E com este evento começou a período glorioso do Alhambra.

Ao longo do tempo outros reis lhe sucederam e foram sendo realizadas alterações ao Alhambra. Mesmo depois de Granada ter sido reconquistada pelos reis cristãos, continou a ser alvo de algumas modificações. Uma parte foi demolida, tendo o espaço sido substituído pelo Palácio Carlos V e surgiram áreas novas como as Câmaras do Imperador e o Vestiário da Rainha.

No século XVIII no decorrer da ocupação francesa, ocorreu uma explosão no Alhambra o que provocou sérios estragos. A partir do século seguinte começaram as ações de recuperação, que continuam até aos dias de hoje.

O que ver no Alhambra

No interior do Alhambra é possível visitar quatro áreas distintas, sendo elas a Alcazaba, o Palácio Carlos V, o Generalife e o Palácio Nasrid.

1 – Alcazaba (parte mais antiga)

O conjunto formado pela Alcazaba e pelas as torres Bermejas é a parte mais antiga de todo o complexo, sendo do século IX. Esta citadela tinha como objetivo vigiar e controlar a cidade de Granada. As torres Bermejas, que devem o seu nome à cor das suas paredes, pertenciam a um conjunto de torres de vigia, que eram a torre de la Quebrada, del Homenaje e de la Vela.

Estas torres foram as primeiras defesas militares da cidade e uniram-se à Alcabaza algum tempo depois de serem construídas. Foi já enquanto conjunto que se uniram através de uma muralha ao Alhambra. A partir desta zona existe uma paisagem soberba para o restante complexo do Alhambra e para a cidade de Granada.

O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Alcazaba
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Alcazaba
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Alcazaba
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Alcazaba

2 – Palácio Carlos V

O Palácio Carlos V é uma das obras mais importantes realizadas na época do Renascimento. O rei de Espanha e imperador da Alemanha, D. Pedro V, visitou Espanha no decorrer da sua lua-de-mel. Gostou tanto que escolheu Granada para morar e mandou construir um magnífico palácio no Alhambra para essa finalidade.

O arquiteto responsável pela obra foi Pedro Machuca, que foi formado no meio artítsico de Roma, tendo sido discípulo de Miguel Ângelo. E devido a esta influência criou algo totalmente inovador em Espanha. É que o palácio tem um formato redondo no interior, apesar das paredes externas apresentarem um forma quadrada.

Atualmente no Palácio Carlos V existe o museu de Belas Artes e o do Alhambra. Carlos V acabou por nunca conseguir morar no espaço que mandou construir….

O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Palácio Carlos V
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Palácio Carlos V
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Palácio Carlos V
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Palácio Carlos V

3 –Generalife

O Generalife era um local de descanso e lazer para os reis e sultões de Granada, assim como a sua área agrícola. O seu nome significa jardim de arquiteto, o que remonta às suas origens, antes de ser património real.

Neste espaço existem 2 edíficos ligados através do Patio de la Acequia, que é um dos locais mais emblemáticos e fotografados de todo o Alhambra. Neste patio existe o canal de irrigação real que encaminha água para os jardins e para todo o complexo.

É pura magia todo conjunto de factores como ambiente, som da água, estilo árabe, luz e plantas.

O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Generalife
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Generalife
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Generalife
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Generalife

4 – Palácios Nasridas

Os Palácios Nasridas eram a antiga residência dos sultões e são o coração de todo o complexo do Alhambra.

Aqui podemos encontrar algumas construções cristãs (como a sala do Imperador), mas a zona principal e mais famosa é composta por estes 3 palácios:

O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Palácios Nasridas
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Palácios Nasridas
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Palácios Nasridas
O Alhambra: o que é, quem o construiu e o que ver
Palácios Nasridas

O mais dificil é entrar nestes palácios, às 6h30 da manhã já eu estava na fila para conseguir entrar! Não há hora marcada para entrar no Alhambra mas nos Palácios Nasridas sim. Mas valeu muito a pena, é uma maravilha. Adorei.

42 respostas

  1. Não conheço a Espanha (ainda) mas morro de vontade e sempre estou lendo a respeito, mas essa cidade, Alhambra, eu nunca tinha ouvido falar…
    Mais uma cidade para minha (interminável) lista de cidades a conhecer, adorei!!

  2. Alhambra é realmente uma maravilha amei conhecer lá, assim como você tivemos que chegar bem cedo para comprar o ingresso chegamos as 4h30 da manhã do último dia do ano e mesmo assim já tinha gente na fila, mas valeu o esforço.

  3. Visitei em 2016 e enamorei-me. Como bem dizes, o complexo do Alhambra será a cidadela árabe mais encantadora do mundo. Bem que justifica uma visita, como, de resto, toda a bela Andaluzia. Belo post!

  4. Poxa queria tanto conhecer Granafa mas visitei a Andaluzia bem.na semana santa.quando fica abarrotado de turistas nessas cidades maiores e achei melhor ir pros pueblos blancos mais afastados mas ainda tsrei que voltar à região para.conhecer Alhambra e.outras cidades que faltaram.

  5. Wow que lugar maravilhoso é esse?! Amei o post! Super completo e uma super novidade para mim. Confesso que não conhecia esse lugar e fiquei extremamente encantada com as fotos e seu relato. Deve ser mesmo um baita passeio e com certeza acabou de entrar pra minha lista 😉

  6. Lindas fotos Catarina! Parabéns e obrigado por partilhar. Ainda não conheço, está na nossa mira há uns tempos. Sem dúvida que fará parte da nossa próxima rota pela Andaluzia e as suas dicas são muito boas. Obrigado

  7. Um dos lugares mais belos da Espanha, ir a esse lugar que possui várias culturas e ao mesmo tempo identidades é uma viagem inspiradora. A história fala por si só, uma linda cidade!

  8. Amei o post, as fotos e a história. Ainda não conheço a Espanha, mas pretendo ir em breve. Fiquei muito interessada em ver Alhambra ao vivo. =)

  9. Simplesmente incrível! Adoro conhecer estas maravilhas! A arquitetura árabe é muito intrigante. Adorei o post está prefeito, super completo e muito detalhado!

  10. Nossa… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas!!! Adorei o post e as dicas ótimas! Quero muito conhecer Alhambra. Parabéns pelo post. Bjs

  11. Visitei Alhambra há uns 12 ou 13 anos e fiquei fascinado pela arquitetura islâmica e os jardins do complexo palaciano. Tenho que voltar para levar lá o meu rapaz. Obrigado pela partilha.

  12. Ah, como eu adoro Alhambra! E toda a Espanha…hehe Seu post e as fotos – que são lindas – me deram muita vontade de voltar. Emboa ela seja extramamente fotogenica, pessoalmente Alhambra é “breathtaking”.

  13. Primeira vez que estou lendo sobre Alhambra e adorei todas as dicas. Que fotografias linda e que cores vivas. Obrigada por compartilhar este cantinho com todos nós.

  14. Eu adoro lugares históricos, conhecer belas construções, saber mais sobre cada cantinho… São viagens sempre enriquecedoras, né? Estou encantada pelos Palácios e o Generalife!

  15. Eu achei incrível conhecer Alhambra e seus detalhes. A guia que escolhi contou várias histórias interessantes, o que tornou o tour muito agregador. Já com saudades da Espanha ao ler seu post.

  16. Puxa, quanta informação interessante. Confesso que nunca tinha ouvido falar da cidade e já me encantei por ela com suas dicas. Espero poder visitá-la um dia. Abs

  17. Gostei de rever o Alhambra através do seu post. Granada surpreendeu-me muito pela positiva. Até me imaginei vivendo lá. A arquitetura de inspiração árabe deixa sempre os lugares mais misteriosos! Adorei visitar cada recanto do Alhambra, ocupando grande parte do dia lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!