As Caraíbas são uma região da América Central formada pelo Mar das Caraíbas e mais de 7000 ilhas. Foi Cristovão Colombo quem descobriu estas ilhas quando pretendia alcançar a Ásia, por uma rota ocidental. Em 1492 chegou às Bahamas e mais tarde a outras ilhas como Jamaica, Porto Rico ou Granada. Chamou de Índias Ocidentais às ilhas que descobriu, sendo que hoje em dia essa designação não é muito utilizada.
As ilhas são mais vulgarmente conhecidas por Caraíbas, uma vez que na altura em que Colombo chegou, encontrou índios Caribe.
As ilhas estiveram mais de 400 anos sob o domínio de vários países europeus e só nos anos 50 e 60 é que algumas delas obtiveram a sua independência. Algumas ilhas ainda pertencem a países europeus, como as Caimão e Turks e Caicos que são inglesas.
Uma vez que as ilhas tiveram influência de diferentes países, verifica-se uma grande diversidade de estilos arquitetónicos, dos idiomas que são falados ou da música que é ouvida. É sem dúvida, uma região culturalmente muito rica.
Nas Caraíbas encontram-se os seguintes territórios:
- Comunidade das Bahamas: país com mais de 3000 ilhas, cayos e ilhéus;
- Ilhas Caimão: são 3 ilhas no total, com o nome de Grande Caimão, Pequena Caimão e Caimão Brac;
- Turks & Caicos: território com 40 ilhas;
- Grandes Antilhas: denominação dada ao conjunto das ilhas de Cuba, Jamaica, Porto Rico, República Dominicana e Haiti;
- Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores (origem vulcânica): são uma longa cadeia de ilhas e algumas delas são Curaçau, Antígua & Barbuda, Ilhas Virgens Britânicas, St. Vicent & Grenadine e Trininad & Tobago.
O turismo tem um peso muito importante na região.
Aqui encontram-se praias paradisíacas com água cristalina e quente e areia fina e dourada…
Eu já conheci algumas das ilhas das Caraíbas e adorei o que vi. Estive nas Bahamas, Cuba, Jamaica e passei umas horas nas Ilhas Caimão. São culturas diferentes e todas bastante interessantes. E as praias… um paraíso mesmo. Quero muito conhecer as outras ilhas!
Ao longo deste mês de agosto vou falar de algumas coisas que vi por esta região.
Ainda não conheço nenhuma destas ilhas e não sei se alguma vez lá irei…Enquanto não, foi bom lá “ir” virtualmente 🙂 obrigada pela partilha 😉
Olá Sofia 🙂 Espero que ao longo do mês vá viajando comigo! Espero que goste.