A região das Caraíbas

As Caraíbas são uma região da América Central formada pelo Mar das Caraíbas e mais de 7000 ilhas. Foi Cristovão Colombo quem descobriu estas ilhas quando pretendia alcançar a Ásia, por uma rota ocidental. Em 1492 chegou às Bahamas e mais tarde a outras ilhas como Jamaica, Porto Rico ou Granada. Chamou de Índias Ocidentais às ilhas que descobriu, sendo que hoje em dia essa designação não é muito utilizada.

As ilhas são mais vulgarmente conhecidas por Caraíbas, uma vez que na altura em que Colombo chegou, encontrou índios Caribe.

As ilhas estiveram mais de 400 anos sob o domínio de vários países europeus e só nos anos 50 e 60 é que algumas delas obtiveram a sua independência. Algumas ilhas ainda pertencem a países europeus, como as Caimão e Turks e Caicos que são inglesas.

Uma vez que as ilhas tiveram influência de diferentes países, verifica-se uma grande diversidade de estilos arquitetónicos, dos idiomas que são falados ou da música que é ouvida. É sem dúvida, uma região culturalmente muito rica.

Nas Caraíbas encontram-se os seguintes territórios:

  • Comunidade das Bahamas: país com mais de 3000 ilhas, cayos e ilhéus;
  • Ilhas Caimão: são 3 ilhas no total, com o nome de Grande Caimão, Pequena Caimão e Caimão Brac;
  • Turks & Caicos: território com 40 ilhas;
  • Grandes Antilhas: denominação dada ao conjunto das ilhas de Cuba, Jamaica, Porto Rico, República Dominicana e Haiti;
  • Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores (origem vulcânica): são uma longa cadeia de ilhas e algumas delas são Curaçau, Antígua & Barbuda, Ilhas Virgens Britânicas, St. Vicent & Grenadine e Trininad & Tobago.

O turismo tem um peso muito importante na região.

Aqui encontram-se praias paradisíacas com água cristalina e quente e areia fina e dourada…

Eu já conheci algumas das ilhas das Caraíbas e adorei o que vi. Estive nas Bahamas, Cuba, Jamaica e passei umas horas nas Ilhas Caimão. São culturas diferentes e todas bastante interessantes. E as praias… um paraíso mesmo. Quero muito conhecer as outras ilhas!

Ao longo deste mês de agosto vou falar de algumas coisas que vi por esta região.

Como planear uma viagem de forma independente (tal como eu faço)?
. Reservar os melhores voos no SkyScanner. Aqui consegue encontrar e comprar os melhores voos para o destino escolhido.
. Alugar carro no Rentalcars. Vai encontrar todas os parceiros e fornecedores disponíveis assim como os preços das várias gamas.
. Marcar no Get Your Guide os bilhetes de entrada nos locais que pretende visitar ou nos tours que quer fazer, para evitar filas e tempo perdido.
. Fazer o visto em iVisa.
. Fazer um seguro de viagem na Iati Seguros, para não correr riscos que podem sair caros.
. Utilizar o cartão Revolut, que lhe possibilita fazer pagamentos e levantamentos na moeda do local onde estiver a viajar (e poupar muito dinheiro em taxas).
. Marcar sempre que necessário uma Consulta do Viajante para conhecer os riscos associados à sua viagem e as respectivas medidas de protecção e prevenção.
. Optar sempre que possível por levar menos bagagem possível. Veja as minhas 10 dicas.

 

Sobre a Kate
É uma ex-consultora, blogger de viagens a tempo inteiro, viajante há 20 anos e mãe da Maria há 5. Viaja na maior parte das vezes em família, com a filha desde que era uma bebé de 2 meses e os 3 juntos já fizeram mais de 30 viagens pelo mundo.
Fundou o Wandering Life, organiza @instameets.pt, fundou e é vice-presidente da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, tem ebooks onde ajuda outras famílias a viajar, organiza Workshops sobre Viajar com Crianças, fé undadora da comunidade Famílias de mochila às costas e da rubrica Conversas em família.

2 comentários em “A região das Caraíbas”

  1. Ainda não conheço nenhuma destas ilhas e não sei se alguma vez lá irei…Enquanto não, foi bom lá “ir” virtualmente 🙂 obrigada pela partilha 😉

    Responder

Deixe um comentário