A cidade de Nova Iorque é conhecida por Big Apple. Significa a Grande Maça. A designação apareceu pela primeira vez, numa crítica feita à distribuição de riqueza nos EUA.
Em 1909 o escritor Edward S. Martin publicou o livro “The Wayfarer in New York”. Em português, “O Viajante em Nova Iorque”. Na introdução desta obra o autor indica o seguinte:
“New York is merely one of the fruits of the great tree whose roots go down in the Missisipi Valley, and whose branches spread from one ocean to the other, but the tree has no great degree of affection for its fruit. It inclines to think that the big apple gets a disproportionate share of the national sap.”
É indicado na obra que Nova Iorque é apenas um dos frutos de uma grande árvore e esta cidade receberia uma parte desproporcional da seiva nacional, referindo-se à riqueza nacional do país.
No início dos anos 20 a palavra apple era utilizada como referência ao prémio que se ganhava nas corridas de cavalos, uma vez que estes adoram maças. As corridas que eram realizadas em Nova Iorque eram conhecidas como Big apple, pois aqui os prémios envolviam mais dinheiro.
O jornalista John J. Fitz Gerald deu então o nome à coluna de desporto que tinha no jornal New York Morning Telegraph o nome de “Around the Big Apple”, ao redor da grande maça. Referiu nesta coluna que só havia uma Big Apple e que ela era Nova Iorque. O local onde o jornalista viveu foi batizado de Big Apple Corner.
É a esquina da rua 54 com a Brodway.
Alguns anos mais tarde músicos de jazz adotaram também a expressão para se referirem a Nova Iorque. Existia um famoso ditado que dizia: “There are many apples on the tree, but only one Big Apple”. Há muitas maças na árvore, mas somente uma grande maça. Todos os músicos pretendiam alcançar sucesso no Harlem, a capital mundial do jazz. O Harlem é um bairro na zona norte da ilha de Manhattan. Para conhecer um pouco esta ilha veja aqui .
Mais recentemente, em 1971, o governo de Nova Iorque lançou uma campanha para incentivar o turismo. Nessa altura foi utilizada uma maça vermelha como representação da cidade e adotada a expressão Big Apple, para evocar uma imagem agradável.
Desde então, Nova Iorque é conhecida como Big Apple.
Que legal!!! Não sabia do motivo do nome Big Apple… Achei super interessante saber da história que levou a esse conhecido apelido!!!
Olá Eliana 🙂
Fico muito contente que tenha gostado! É uma história muito interessante.
Nossa que interessante a história da expressão big apple!! Adorei aprender! 🙂
Olá Bianca 🙂
Que bom que gostou!
Adoro seu blog. Acho super interessante os posts que são mega úteis a qualquer viajante. Nunca imaginei que o apelido big apple tivesse essa explicação.
Um abraço
Dani Bispo
abolonhesa.com
Olá Dani 🙂
Fico mesmo contente ao ler estas palavras!! É mesmo engraçado perceber a razão das coisas. Outro abraço 😉
Adoro estas curiosidades! Por acaso achava que estava relacionado com o facto de ter, no estado. plantações de maçãs também. Agora fiquei mesmo saber tudo! 😀 Boas viagens!
Olá Susana 🙂
Que bom que gosta! Beijinhos e boas viagens também.
Que giro, Catarina. Não sabia porque a cidade tinha essa alcunha. Há expressões que sempre ouvimos e que já não estranhamos e é sempre muito curioso saber de onde elas vêm 🙂
Olá Marlene 🙂
É mesmo, concordo. Muito engraçado perceber a razão de que ouvimos. Fico contente que tenhas gostado!
nossa tem várias explicações por trás do nome! Eu conhecia só a versão do Jazz, vi uma vez num documentário. Muito legal!
Olá Angela 🙂
É uma história bem interessante mesmo!
Woooow, vivendo e aprendendo! Não tinha noção do motivo pelo qual a cidade é chamada assim… Belo post!
Olá Bruno 🙂
Fantástico saber a razão das coisas! Muito obrigada.
Super curioso, Catarina!
Quando vi que vc publicou esse post, entrei aqui correndo para matar a minha curiosidade! Não teria acertado nunca!
Que delicia de blog!!!!!!
😉
Olá Juliana 🙂
Que bom que gostou! Fico muito contente. Muito obrigada.
Não sabia do motivo do nome Big Apple e achei super interessante aprender a história que levou a essa designação tão usual. São estas curiosidades que enriquecem os blogues. Continue. Estou gostando.
Olá Carla 🙂
Fico mesmo muito contente por ler estas palavras de alguém que tem um blog que admiro imenso. Vou continuar, espero que continue a gostar!
Pô, não sabia dessa história. Interessante! A gente ouve essas expressões que viram tão comuns que nem procuramos a origem. Muito bom!
Olá Edson 🙂
É mesmo interessante perceber a razão das coisas!