Pelourinho de Salvador da Bahia

A cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, ou apenas Salvador, localiza-se no nordeste do Brasil.

Dada a existência de uma escarpa com 85 metros, Salvador teve de se desenvolver em 2 níveis distintos que são chamados de:

  • Cidade Alta – zona institucional e política, sede do poder civil e religioso. É aqui que se encontra o bairro do Pelourinho, o centro histórico da cidade;
  • Cidade Baixa – zona portuária e comercial, junto à costa. Nesta zona encontra-se o conhecido Mercado Modelo, o bairro da Ribeira e ainda a Igreja do Bonfim.

A ligar ambas as partes da cidade encontra-se o Elevador Lacerda, o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público. Tem 73,5 metros e foi criado por António de Lacerda.

Para a deslocação entre as 2 partes da cidade também é possível utilizar o ascensor do Plano Inclinado Gonçalves. Foi construído pelos jesuítas.

Na Cidade Alta encontra-se o bairro do Pelourinho, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e Património Cultural da Humanidade desde 1985.

A arquitetura, as casas e as suas cores são as caraterísticas do local que mais se destacam. Atualmente é o espaço turístico e cultural mais animado de Salvador, mas a sua história é triste.

A conquista portuguesa de Salvador ocorreu em 1501 e a sua fundação em 1549 por Thomé de Sousa. Foi o 1º Governador do Brasil.

Em 1558 chegaram à cidade os primeiros escravos africanos e desta forma Salvador tornou-se o primeiro mercado de escravos do Novo Mundo. Os navios atracavam na Cidade Baixa, no local onde se encontra hoje o Mercado Modelo. Era no subsolo deste Mercado que ficavam os escravos quando chegavam à cidade. Reza a lenda que ainda se ouve o barulho das suas correntes… É possível fazer uma visita a este local.

Na altura da escravatura era na cidade alta que funcionava o centro administrativo e político e as principais instituições e as casas dos habitantes mais ricos. Era também aqui que estava o pelourinho, coluna de pedra que utilizada como local de castigo para os escravos.

Foi com a fundação da cidade de Salvador que o 1º pelourinho foi instalado. Localizava-se na atual Praça Thomé de Sousa. Depois passou para o Terreiro de Jesus e seguidamente para um local após as Portas de São Bento e por último no atual Largo do Pelourinho. Permaneceu neste largo durante 30 anos, até à extinção da utilização do pelourinho como local de castigo para escravos.

Foi deste símbolo de autoridade, que surgiu o nome que é hoje dado ao centro histórico da cidade de Salvador.

Recomendo fazer uma visita a Salvador. Os seus habitantes são super hospitaleiros, a comida é fantástica e o clima é óptimo. Muita história e cultura.

Como planear uma viagem de forma independente (tal como eu faço)?
. Reservar os melhores voos no SkyScanner. Aqui consegue encontrar e comprar os melhores voos para o destino escolhido.
. Alugar carro no Rentalcars. Vai encontrar todas os parceiros e fornecedores disponíveis assim como os preços das várias gamas.
. Marcar no Get Your Guide os bilhetes de entrada nos locais que pretende visitar ou nos tours que quer fazer, para evitar filas e tempo perdido.
. Fazer o visto em iVisa.
. Fazer um seguro de viagem na Iati Seguros, para não correr riscos que podem sair caros.
. Utilizar o cartão Revolut, que lhe possibilita fazer pagamentos e levantamentos na moeda do local onde estiver a viajar (e poupar muito dinheiro em taxas).
. Marcar sempre que necessário uma Consulta do Viajante para conhecer os riscos associados à sua viagem e as respectivas medidas de protecção e prevenção.
. Optar sempre que possível por levar menos bagagem possível. Veja as minhas 10 dicas.

 

Sobre a Kate
É uma ex-consultora, blogger de viagens a tempo inteiro, viajante há 20 anos e mãe da Maria há 5. Viaja na maior parte das vezes em família, com a filha desde que era uma bebé de 2 meses e os 3 juntos já fizeram mais de 30 viagens pelo mundo.
Fundou o Wandering Life, organiza @instameets.pt, fundou e é vice-presidente da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, tem ebooks onde ajuda outras famílias a viajar, é fundadora da comunidade Famílias de mochila às costas e da rubrica Conversas em família.

2 comentários em “Pelourinho de Salvador da Bahia”

Deixe um comentário