Conhece as 3 ilhas com formato de palmeira?

O emirado do Dubai é o mais populoso dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e o 2º maior em área. Na capital, que também se chama Dubai, existem vários megaprojetos, sendo um deles as magníficas Palm Islands.

Estas três ilhas artificiais são em forma de palmeira, o que explica o seu nome. Estão circundadas por uma barreira em forma de crescente (meia lua), que diminui o efeito das ondas. Localizam-se ao largo da costa dos EAU, no Golfo Pérsico e são um magnífico projeto de engenharia. São consideradas a 8ª Maravilha do Mundo.

Quem as mandou construir

As Palm islands existem por iniciativa do Sheik Mohammed bin Rashid al Maktoumdo, que procurou aumentar a extensão de praia disponível para o cada vez maior número de turistas.

A concretização deste sonho teve início em 2001. O projeto ficou a cargo da empresa NAKHELL e o seu desenvolvimento a cargo da empresa belga Jan De Nul e da holandesa Van Oord.

Palm Jumeirah

Esta foi a primeira ilha a ser construída. Apesar de ser a mais pequena das 3 palmeiras, pode ser vista do espaço. Tem 5 km de comprimento e 5,5 km de largura e aumentou a extensão da costa do Dubai em 56 km.

Na sua construção foi utilizada apenas pedra e areia. Uma vez que a areia do deserto é muito fina, teve de ser utiizada areia que se encontrava no fundo do mar. Esta areia foi retirada deste local e depositada nos locais pretendidos através de um jato.

Foram colocadas pedras sobre a areia e desta forma, gradualmente foi surgindo a ilha em formato de palmeira.

Nesta palmeira encontramos o tronco, 17 ramos e uma barreira em forma de crescente que a envolve e protege. Este quebra-mar encontra-se ligado ao tronco principal através de um túnel submerso. Existem várias aberturas que possibilitam a renovação da água. De outra forma, a água que se encontra no interior da palmeira ficaria estagnada.

O tronco tem 2 km e possui uma avenida principal com grandes edifícios residênciais, hóteis e shoppings. Nos ramos existem várias moradias de luxo com as respetivas praias privadas. Na barreira localizam-se vários hóteis, sendo o mais famoso o resort Atlantis the Palm.

Este resort encontra-se alinhado com o tronco da palmeira, na zona central da barreira. É um complexo que ocupa uma imensa área e que tem 1500 quartos, 20 restaurantes, várias lojas, uma praia particular, o Aquaventure, o Aquário The Lost Chambers e a Dolphin Bay, entre outras atrações.

Palm Jebel Ali

A construção desta ilha começou em 2002, no ano seguinte ao início da Palm Jumeirah. Tem 7 km de comprimento e 7,5 km de largura.

Possui também um tronco, ramos e uma barreira. Irão existir zonas residenciais, de lazer e hóteis.

Mas esta ilha tem uma particularidade. Entre a palmeira e a barreira encontra-se escrito na água um poema em árabe. São várias casas na água dispostas de forma a construir o poema.

A autoria é do Sheik Mohammed bin Rashid al Maktoumdo, que teve a ideia de criar as Palm Islands. Em português o poema diz:

“Tome a sabedoria dos sábios

É preciso um homem de visão para escrever sobre a água

Nem todo o mundo que monta um cavalo é um jóquei

Grandes homens sobem para desafios maiores”.

Palm Deira

Esta será a maior das 3 ilhas. Vai ter 14 km de comprimento e 8,5 km de largura. Encontra-se ainda em fase de construção.

Quando estiver concluída vai ser a maior ilha artificial do mundo.

Estas ilhas em formato de palmeira são realmente um maravilha da engenharia.

Quer conhecer o mundo melhor?

Vou enviar histórias e fotos de vários lugares do mundo!
Deixe-se inspirar 🙂
Pode cancelar a subscrição a qualquer altura. Powered by ConvertKit

32 comentários em “Conhece as 3 ilhas com formato de palmeira?”

  1. Esse visual é incrível! Eu tive a oportunidade de saltar de paraquedas com vista para a PALM JUMEIRAH. Foi sensacional!
    Adorei saber um pouquinho mais sobre a construção das ilhas!
    Beijos!

  2. Presenciar um projecto desses a ganhar forma deve ser assombroso. Transportar areia num jacto? Haja imaginação, porque dinheiro não lhes falta. Um dia vou lá ver com os meus próprios olhos.
    Abraço, um doce resto de semana

    • Olá Fábio 🙂
      Dubai é um destino interessante a ir pelo menos uma vez, na minha opinião. É tudo em grande!
      Fico muito contente por ter gostado de ler. Espreite o meu instagram para mais fotos 🙂

  3. Nossa, que lugar! Dubai ainda está na minha lista, e cada vez que leio sobre o lugar, aprendo mais um pouco sobre tudo que o dinheiro anda construindo por lá! Surreal einh? ótimo post, aprender sobre a construção das ilhas foi muito bacana!

  4. Muita gente vai para Dubai e acaba não gostando por causa da artificialidade, não foi nosso caso. Nós acabamos curtindo bastante nosso tempo por lá e aproveitamos sua características únicas.

  5. oi Catarina… estou verdadeiramente impressionada com este projeto das ilhas! Quanta criatividade e capacidade de execução. Brilhante! Ilhas em forma de palmeiras?! Areia do fundo mar colocada por um jato?! Isso é arte?! Contudo, mais engenhoso ainda são as casas formando um poema: sobre o mar!!!!! Impressionante!

  6. Sempre com artigos diferenciados, parabens, não fazia a minima ideia de quem as mandou construir..ja tive a oportunidade de passar por la..Parabens pelo artigo

  7. Só as conheço vistas do céu… em 2-3 escalas que fiz no Dubai. Para já, quero países mais ‘agrestes’ e genuínos. Mas, mais uma vez, satisfazes a nossa curiosidade por lugares emblemáticos deste planeta…

  8. Sheik Mohammed é o cara! Criou o projeto, escreveu poema… rsrs Piadas à parte, Dubai é muito particular e as ilhas palmeiras são um dos exemplos de como é uma cidade única. Acho fascinante essa criatividade e capacidade de criar um projeto tão interessante. Estive lá e achei lindo.

Deixe um comentário