Nova Iorque encontra-se dividida em 5 boroughs: Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island. Bronx é o único borough que não é uma ilha.
Manhattan é a ilha mais pequena e o borough mais conhecido, localizando-se aqui as principais atrações de toda a cidade. A ilha tem 21,6 km de comprimento e 3,7 km de largura e é atravessada por ruas e avenidas, perpendiculares umas às outras.
Avenidas de Manhattan
As avenidas estão orientadas no sentido norte-sul e as principais têm o nome de 1ª avenida, 2ª avenida, 3ª avenida, 5ª avenida até à 12ª avenida. Curiosamente entre a 3ª e a 5ª avenida existem três avenidas e nenhuma delas é a 4ª. São elas: Lexington Avenue (conhecida como Lex), Park Avenue e Madison Avenue.
Perto do ano de 1800 Park Avenue tinha o nome de 4ª avenida. Era neste local onde passava uma das primeiras linhas de comboio do país. Com a evolução da cidade a linha passou a ser subterrânea e a avenida foi batizada de Park Avenue pela quantidade de zona verde que passou a existir. As avenidas mais conhecidas são a 5ª e a Brodway.
A numeração das avenidas começa na parte leste (east side) e termina na parte oeste (west side). Ou seja, a 1ª avenida começa na east side e à medida que vamos para west side, a numeração vai aumentando até à 12ª avenida. A divisão entre east e west side é feita pela 5ª avenida.
Ruas de Manhattan
As ruas também são numeradas e encontram-se dispostas perpendicularmente às avenidas, no sentido oeste-este. Mas há exceções a esta regra da numeração. São exemplo disso os bairros da Village, Soho e Tribeca onde as ruas possuem nomes característicos.
Os números das ruas começam na parte sul da ilha e vão aumentando à medida que nos deslocamos para norte. Ou seja, na parte mais a sul encontramos a 1ª rua e na zona mais a norte a 190ª rua.
Neste sentido (sul-norte) a ilha é divida em 3 seções. Downtown, que se encontra mais a sul, ocupa a área entre a 1ª e a 14ª rua. Midtown, é a seção central, entre as ruas 14ª e a 59ª. Uptwon fica a norte, acima da 59ª rua.
Bairros de Manhattan
Em Nova Iorque existem vários bairros. De seguida indico alguns dos bairos por cada seção que é determinada pelas ruas.
Na zona de downtown (mais a sul da ilha) existe a Chinatown, SoHo (artístico), Greenwich Village (West Village ou The Village), Financial District (Lower Manhattan), Nolita (ou Litle Italy), TriBeCa (abreviatura de “Triangle Below Street”), Lower East Side e o Meatpacking District. Aqui podemos encontrar a Wall Street, o World Trade Center e o Battery Park.
Em midtown, a zona central da ilha encontra-se o Flatiron District, Chelsea, Gramercy, Murray Hill, Garment District. Por aqui ficam os teatros da Brodway, a Time Square, o Empire State Building, o MOMA e o Rockfeller Center.
Na seção Uptown fica o Harlem, o tão famoso Central Park, o Upper West Side e o Upper East Side.
Cada um dos bairros tem história e características diferentes. Cada um deles dava um outro artigo!
O borough de Manhattan tem imenso para ver e percorrer. Muitos bairros e zonas bastante diferentes umas das outras. É preciso ir com tempo para absorver toda esta mistura de culturas e de influências.
Logo quando chegamos de avião e se veem os arranha-céus começa o encanto. É uma imagem que temos presente de tantos filmes e séries. Quando finalmente chegamos a Manhattan e andamos pelas ruas sentimos conhecer muito do que vemos. Reconhecemos de imediato vários cenários que nos são tão familiares.
É uma ilha que, apesar de podermos nunca ter ido, nos deixa de imediato com uma sensação de “dejá vu”. Parte do encanto é este, na minha opinião.
Pelo menos uma vez, vá visitar.
Aqui está uma boa explicação, principalmente porque muita gente não entende a diferença entre visitar Nova Iorque e visitar Manhattan, É uma das minhas cidades preferidas e já estou com saudades dela! Quem sabe para o ano… Boas viagens!
Olá Susana 🙂
Muito obrigada. É uma cidade única sem dúvida. Estive lá no ano passado e adorava voltar também.
Muito legal o post para descrever um pouco dessa grande cidade. Boa sorte em suas viagens, estarei acompanhando por aqui. Parabens
Olá Rafael 🙂
Que bom que gostou. Obrigada, espero que acompanhe!
Sou apaixonada por NY!!!
E apesar de ser super desorientada, consegui me localizar super bem em Manhattan, acho que pela disposição e numeração das ruas. Adorei o post!
Olá Natália 🙂
Sem dúvida que a disposição ajuda imenso a que nos orientemos na cidade. Que bom que gostou!
Adorei a organização, fica bem fácil de entender e se localizar. Vou seguir acompanhando as dicas!
Clau Bins
Olá Cláudia 🙂
Fico muito contente que tenha gostado e que continue a seguir!
Ótimas dicas para quem está indo para a cidade em breve e quer começar a se situar antes mesmo da chegada. Já dá uma dimensão do que irá encontrar por lá.
Olá Mariana 🙂
Obrigada. É uma ilha que tantas vezes ouvimos. Assim todos conseguem visualizar melhor a organização que há por lá.
Achei bem fácil andar por Manhattan, a organização das ruas facilita muito! Esse post tá ótimo pra quem quer se localizar, principalmente quanto aos bairros. Parabens!
Olá Adriana 🙂
Muito obrigada!
Ótima explicação, bem detalhado, ótimo para quem esta indo pela vez e já ter uma ideia de como é a cidade.
Olá Lidiane 🙂
Muito obrigada. Pensei mesmo nas pessoas que nunca foram, mas também nas que foram e possam não ter percebido tudo.
Realmente após vê-la tanto na TV, temos essa uma sensação de “dejá vu”. Mesmo quando nunca a vimos, nos sentimos íntimos. Deu saudades!
Olá Luciana 🙂 É mesmo isso!
Adorei a explicação Catarina! E essa coisa de ver na TV e sentir que já foi, acontece com vários lugares né? Ainda bem que não é bem assim na prática! (eu acho) Bjs! Parabéns!
Olá Maíra 🙂
Que bom que gostou. Acontece com vários lugares sim, mas NY vemos tanto que acaba por ser mais familiar ainda! Bjs
Super didático! Eu sou ótima com mapas, mas com essa facilidade lógica das ruas… ajuda até os mais perdidos! E é muito bom dar uma estudadinha antes de viajar, né? Obrigada pelas infos!
Olá Camila 🙂
Sem dúvida, ajuda imenso. Que bom que gostou.
Bem interessante seu artigo. Manhattan é fo#%$! 🙂
Olá Lucas 🙂
Muito obrigada!