Há medida que conheço mais do mundo e da história do Homem e das antigas civilizações, fica cada vez mais claro o que representam os limites geográficos de um país.
No fundo, viemos todos da mesma linhagem e os nossos antepassados espalharam-se pelas várias partes do mundo. As fronteiras dos países que conhecemos hoje relativamente poucos anos e foram decididas tendo em vista questões políticas e económicas. Eu sei que nasci em Portugal, assim como os meus pais, os meus avós e bisavós, mas a partir daí a minha árvore geneológica é uma enorme incógnita. Não faço ideia por onde andaram os meus antepassados, quando ainda não tinham sido inventadas fronteiras.
Por isso quando soube que é possível averiguar a composição genética de cada um de nós fiquei rapidamante interessada. Quis saber mais sobre a minha história e as minhas origens.
MyHeritage
O processo é muito simples e a recolha demora literalmente dois minutos.
A MyHeritage envia-nos um kit de ADN, onde se encontram dois cotonentes e dois frascos. Temos de esfregar cada um dos cotonetes no interior da nossa bochecha para recolher saliva, inserir o cotonete no frasco e encerrar. Enviamos a amostra pelo correio e cerca de um mês depois recebemos a indicação qeu já podemos consultar os resultados online.
Europa e África
Fiquei mesmo surpresa com o resultado que obtive. O meu teste revelou que pertenço a cinco etnias, sendo elas a ibérica, a europeia do norte e ocidental, judia Ashkenazi, norte-africana e ainda a etnia nigeriana. Incrível pensar na enorme área onde os meus antepassados andaram!
Fiquei particularmente curiosa com a etnia de judeus, cujo nome nunca tinha ouvido falar, e fui pesquisar um pouco. Descobri que esta é a maior comunidade de judeus do mundo e que tem raízes muito provavelmente do Médio Oriente. Será que a minha veia empreendedora pode ter vindo daqui? Como é sabido é algo que é habitual ser característico do povo judaico.
E este exercício é inevitável, refletir sobre os traços da minha personalidade e as minhas características e preferências, sabendo qual a minha composição genética.
Sou na esmagadora maioria europeia (94,2%), sendo cerca de metade da europa do sul e o restante do norte e do leste. Talvez venha daqui a minha paixão pelo sul, pelo calor e pelo flamenco.
Tenho também quase 6% de áfrica, de Marrocos, Argélia, Líbia, Egito, Tunísia e Nigéria. Realmente um local pelo qual sou totalmente apaixonada é Marrakesh. Fica um pouco explicado!
Nigéria nunca visitei mas a minha cantora preferida é de lá…
Sou realmente uma enorme mistura de influências e proveniências. É isso que me torna a mim única e a cada um de nós.
Fiz este teste a convite da MyHeritage, mas os meus comentários são independentes.
Acabei agora mesmo DE ler um livro duma escritora judia americana que julgava ser 100% ashkenazi do centro EUROPEU, familias ortodoxas puras E, um teste destes confirma que so o ERa metade. Descobre que erafruto dum projeto embrionario e ‘semi secreto’ de in vitro DO inicio dos anos 60!
Muito interessante!
Olá Rosário 🙂
Que grande surpresa… Eu também achei muito curioso ter uma percentagem de ascendência judia e nigeriana!
Beijinho grande
TAlvez ache intere este artigo assim como outros relativos Aos nossos aNtepassados
http://dasserpentes.blogspot.com/2010/02/viajaram-os-filhos-de-dan-ate-portugal.html?m=1
Olá Miguel,
Que interessante, vou ler. Muito obrigada por ter enviado.
Um beijinho
É realmente muito interessante. Tenho quase um ADN igual ao seu.
Coincidências…
Olá Alexandre 🙂
Que giro mesmo…. Somos uma mistura de tantas influências não é?