O Reino da Suécia localiza-se no norte da Europa e pertence à região da escandinávia. Este fantástico país é formado por 220 mil ilhas.

Veneza do Norte

Estocolmo é a capital sueca, assim como a maior, a mais importante e uma das mais antigas cidades do país. Localiza-se na zona sudoeste da Suécia e é formada por 14 ilhas unidas por 53 pontes. Por esta razão é que é muitas vezes chamada de Veneza do Norte.

É uma cidade verdadeiramente encantadora , com um lindissima arquitetura, belos parques e proximidade à água. A Suécia foi poupada à 2ª Guerra Mundial e por isso conservou autênticos tesouros arquitetónicos.

Está muito bem pensada em vários aspetos para proporcionar um elevado bem-estar ao seus habitantes. E essa energia sente-se enquanto andamos pela cidade. Na minha opinião, que adoro o calor, o problema é mesmo o clima… Estive lá num mês de outubro e as temperaturas médias rondavam os 8ºC.

Estocolmo é uma cidade que se visita muito bem a pé e se necessário, transportes públicos.

História

A cidade de Estocolmo foi fundada em 1252 por Birger Jarl. Este regente quis construir uma fortaleza para proteger o lago Malaren dos piratas saqueadores. Este lago é um dos maiores da Suécia e localiza-se na proximidade de Estocolmo.

Devido à sua localização, Estocolmo era um local de passagem de vários navios que circulavam entre o mar Báltico e o lago Malaren. Eram navios de comércio, de guerra e também de piratas.

E assim sendo, Birger Jarl decidiu colocar estacas sobre um canal que atualmente possui o nome de Norrstrom. Rapidamente a cidade se desenvolveu, mas só muitos anos mais tarde se tornou capital.

No século XIV realizou-se a União de Kalmar em que a Suécia se juntou à Dinamarca e à Noruega, para juntos controlarem o mar Básltico. Mas o rei desta união foi dinamarquês durante mais de 100 anos e a aristocracia sueca ficou insatisfeita.

Como resultado, Gustav Eriksson expulsou o rei dinamarquês a 6 de junho de 1523. Esta data é hoje o Dia Nacional da Suécia.

Ao longo dos anos Estocolmo tornou-se o centro político e adminstrativo do país. Durante o período em que a Suécia foi a potência dominante do Norte da Europa, deu-se um enorme desenvolvimento cultural.

Estocolmo tornou-se capital no ano de 1634. É a sede do governo, do parlamento da Suécia e a resdência do chefe de estado.

4 Áreas

Podemos dividir a cidade em 4 áreas diferentes. O centro, Blasieholmen e Skeppsholmen, Djurgarden e Gamla Stan. Esta última é a minha zona favorita da cidade.

Centro

Esta é o coração da cidade e o seu centro comercial. Aqui encontram-se vários museus, teatros, mercados e belas zonas verdes.

Foi nesta área que no século XVIII os nobres começaram a construir as suas casas de pedra.

Blasieholmen e Skeppsholmen

É uma zona muito interessante do ponto de vista cultural. Estão aqui os principais museus  instituições culturais de toda a cidade.

Em séculos passados foram construídos nesta área palácios elegantes.

Djurgarden

Começou por ser uma coutada real, onde eram mantidas renas, veados e alces. Atualmente é um imenso parque natural, tendo sido o 1º parque de cidade do mundo.

Gamla Stan

Esta área tem imenso património histórico. É aqui que está o Palácio Real, o Parlamento, ruas movimentadas e estreitas e palácios elegantes.

Ainda existem vestígios do início de Estocolmo como cidade.

10 Responses

  1. Que cidade fantástica! Adorei conhecer Estocolmo e reler um pouco sobre a história da cidade através do seu post.

  2. Ainda não conheço Estocolmo, mas quero muito conhecer. Teu post me fez ter mais vontade de realizar esta viagem logo.

  3. Ainda não tive a oportunidade de conhecer Estocolmo, mas está nos meus planos para um futuro próximo. É interessante saber mais da cidade e conhecer sua história!

  4. Nossa, este lugar deve ser incrível! Tenho lido bastante postagens de blogueiros sobre Estocolmo e estou começando a ter vontade de planejar uma viagem para lá, eheheheh. Obrigada por compartilhar.

  5. Não conheço nenhum país da Escandinávia e cinfesso que Noruega e Dinamarca seriam minhas opções na frente da Suécia. Mas pelo seu relato, Estocolmo me pareceu bem interessante!

    1. Olá Tina 🙂
      São países interessantes e têm características um pouco diferentes. Na minha opinião vale a pena conhece. Mas claro que de acordo com os nossos gostos é que estabelecemos a prioridade!

  6. Não conheço ainda Estocolmo, mas seu texto já me deixou curiosa para conhecer. Espero que em breve possa ver de pertinho esse lugar que vc descreveu aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *