O centro histórico de Praga é formidável, com edifícios excepcionais, um castelo imponente e uma ponte que é uma das mais famosas do mundo. É Património UNESCO desde 1992.
A área central
A área central de Praga é atravessada pelo mais extenso rio do país, o rio Vltava. Tem 435 km, nasce na região da Boémia e desagua a alguns quilómetros a norte da capital checa. O rio divide a Praga em duas margens.
De um lado encontra-se Malá Strana, onde se localiza o Castelo, e Hradcany. Na outra margem existe Staré Mesto (cidade velha – zona medieval), Nové Mesto (cidade nova), Josefov (bairro judeu) e Vysehrad.
A Cidade velha
A praça da cidade velha é a mais antiga e a mais importante do centro histórico de Praga. Começou no século X, como uma área comercial das rotas comerciais europeias. A burguesia financiou esta zona para competir com a Catedral, que se localiza na outra margem do rio.
Aqui existiam padeiros, oleiros, herbalistas, produtores de pão de gengibre e muitos outros artesãos que vendiam o que produziam. Vendiam-se também cogumelos, morangos, bolos, peixe e muitas coisas mais.
Alguns séculos mais tarde, além de importante centro económico, a praça passou a fazer parte do quotidiano dos habitantes, devido ao estabelecimento da Câmara Municipal e da Igreja de Santa Maria de Týn. Acontecimentos trágicos também aqui sucederam, tais como tumultos e execuções. Destaco a execução dos 27 checos que se revoltaram contra a Dinastia dos Habsburgos. Se olhar para o chão da praça vai ver 27 cruzes, em homenagem aos 27 mortos.
A praça já sofreu algumas alterações ao longo dos anos, mas continua a ser um local belíssimo e absolutamente imperdível numa visita a Praga. Este local já testemunhou muitos eventos históricos.
O que ver na praça velha
Todos os edifícios da praça da cidade velha são extraordinários. De seguida, destaco os que podem ser considerados mais importantes. O que acha de escolher um café simpático e sentar-se numa esplanada para admirar longamente todos os edifícios…
1 – Antiga Câmara Municipal
O edifício da Câmara Municipal foi criado no ano de 1338 e tinha como objetivo inicial ser a sede da administração da cidade velha. Alguns anos mais tarde, foi adicionada uma torre a sul e em 1410 foi instalada na sua fachada o relógio astronómico.
Este relógio é um dos pontos mais emblemáticos de Praga. É um dos mais antigos e elaborados do mundo. Além de marcar as horas, também indica as fases da lua e o movimento das estrelas… É um monumento à observação dos céus.
Se tiver curiosidade em saber toda a informação que poderá obter no relógio astronómico leia o artigo que escrevi exclusivamente sobre ele.
2 – Igreja de Nossa Senhora de Týn
A Igreja de Nossa Senhora de Týn é um dos edifícios góticos mais impressionantes de Praga. É facilmente reconhecida pelas suas torres pretas, que têm alturas diferentes.
Foi construída a partir do século XIV no local onde se encontrava um antigo edifício românico, que acolhia comerciantes estrangeiros. Este templo localiza-se ao lado do pátio de Týn, e foi devido a este facto que foi buscar o seu nome. O pátio de Týn era o local onde antigamente eram pagos os impostos das mercadorias que iam ser vendidas em Praga.
Durante muito tempo na Igreja de Nossa Senhora de Týn foi praticado o culto hussista, movimento reformista iniciado por Jan Hus. Desde o século XVIII que é um templo pertencente à igreja católica.
Ao longo dos anos a igreja foi renovada algumas vezes, mas mantem o encanto, por isso o seu interior jutifica muito bem a visita. Pode encontrar o túmulo do famoso astrónomo dinamarquês Tycho de Brahe e o órgão mais antigo de toda a cidade de Praga (1673).
3 – Igreja de S. Nicolau
A Igreja de S. Nicolau era a principal da cidade velha, antes da Igreja de Nossa Senhora de Týn ter sido construída. Foi tomada pelos monges beneditinos no decorrer do movimento da contra-reforma e mais tarde foi reconstruída em estilo barroco.
No interior existe uma fantástica decoração e murais que retratam a vida de S. Nicolau e também de S. Benedito. Impressionante é o candeiro que foi oferecido pelo Czar Nicolau II.
Na Igreja de S. Nicolau é possível assistir a concertos de música clássica, no periodo da noite.
4 – Palácio Kinský
No local onde atualmente se encontra o Palácio Kinský já existiram alguns edifícios muito antigos. O palácio rococó que vemos foi construído no século XVIII, para o conde Jan Arnost Goltz. Após a morte de Goltz o palácio foi adquirido pela proeminente família Kinský, que permaneceu até ao ano de 194. Desde 1949 que ficou sob a administração da Galeria Nacional.
No Palácio Kinský já aconteceram algumas coisas interessantes, de entre as quais:
- Nasceu a 1ª mulher a ganhar o prémio Nobel da Paz;
- Foi escola de gramática alemã, tendo como um dos alunos o famoso Frank Kafka;
- Klement Gottwald discursou da varanda, o que levou a um golpe de estado.
A fachada do palácio é em tons brancos e rosa, destacando-se um pouco dos restantes edifícios da praça.
5- Casa do Sino de Pedra
A Casa Sino de Pedra é um belíssimo exemplo da arquitetura gótica na cidade de Praga, edificada no século XIII. Acredita-se que tenha sido construída como palácio para a família real, para Elisabeth da Boémia.
Este nome surgiu algum tempo mais tarde devido à existência de um sino de pedra, cuja cópia podemos ver na esquina da casa.
Ocorreram algumas alterações à fachada da Casa mas no século XX fez-se uma tentativa para recuperar a original. É esta que felizmente ainda nos é possivel ver. Desde 1988 que o interior da Casa é um espaço de exibição de arte, uma livraria e um café.
6- Monumento a Jan Hus
Na praça da cidade velha encontra-se um monumento de pedra e bronze realizado pelo escultor checo Ladislav Šaloun. É uma obra interessante da Art Noveau, que é impossível deixar de ver neste local.
A figura que domina o monumento é a de Jan Huss, um pensador e reformador religioso. Iniciou um movimento que viria a ser o hussismo, com forts críticas à igreja católica. Foi excomungado e queimado vivo na fogueira. No monumento Huss encontra-se em pé a dirigir o olhar para a Igreja de Nossa Senhora de Týn. Na época em que ele viveu esta igreja tornar-se hussita.
É possível ver também na estátua grupos de pessoas, lutadores e do lado oposto outros de pessoas humilhadas, representando as pessoas que tiveram de ir para o exílio na Batalha da Montanha Branca. Esta obra foi terminada no ano de 1915.
Dicas sobre viajar até Praga
(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!).
Como chegar: Se for de Lisboa como eu, o melhor é apanhar um avião direto para Praga. Eu voei com a TAP, como faço quase sempre.
Como se deslocar: A melhor maneira de se delocar no centro de Praga é a pé uma vez que o centro histórico não é muito grande e plano, de metro, elétrico ou em alternativa de autocarro. Se preferir pode optar por alugar carro, pode comparar os preços e escolher o melhor negócio na Rentalcars.
Onde dormir: Recomendo ficar a dormir no Blue Oak, um apartamento localizado a poucos metros do Castelo (caminhada de seis minutos) e super tranquilo.
Eba, super completo este post! Ajuda muito quem está perdido em um dos pontos turísticos mais belos da Europa! Conheci a praça tão rapidamente que este post já me deixou com vontade de voltar para ver mais!
Olá Amanda 🙂
Obrigada! Tem mesmo muita coisa bonita…. Que bom ter ajudado.
Esse relógio da Câmara é mesmo muito emblemático. Praga é uma cidade muito linda e o seu roteiro está impecável. Parabéns!
Olá Gisele 🙂
É mesmo. Não conheço ninguém que não tenha gostado… Muito obrigada.
Eu ainda não conheço Praga e não me perdoo por isso. Mas está na lista de lugares obrigatórios, Parabéns pela materia e super obrigado pelas dicas!
Olá Robba 🙂
MUito obrigada, é formidável ter um feedback destes.
Praga é realmente super interessante. Vale a pena!
Quando fomos a Praga, visitamos está praça, e realmente é muito bonita. Gostei principalmente do Palácio Kinsky, por sua arquitetura e cores. Muito legal saber das curiosidades dele também!
Olá família:)
Que bom que gostaram!
Praga é uma das minhas cidades favoritas DO MUNDO e a cidade velha é o motivo. Que lugar encantador, mágico… suas fotos me deixaram doida pra voltar!
Olá Fabia 🙂
Para mim também. Adoro!!
Lendo seu post lembrei de quando fui a Praga, as fotos nos mostram bem um pouquinho da cidade, que de fato é encantadora e com uma energia diferente, não sei explicar o porque mas senti lá uma vibe muito boa!
Olá Lid 🙂
Percebo bem o que diz. Há ali qualquer coisa, que é diferente das outras cidades….
Realmente Praga parece ser uma cidade belíssima e cheia de história! Muito bom o post, completo e com fotos lindas! Uma referência para quem quer conhecer a cidade!
Olá Tina 🙂
Muito obrigada, que bom saber disso! Praga é uma cidade muito interessante mesmo.
Praga é uma cidade que está na minha lista faz tempo, adorei a forma cheia de curiosidades que você relatou os principais pontos da cidade, aumentou ainda mais minha vontade de conhecer.
Olá Deisy 🙂
Que bom que gostou! Tem mesmo muita história e muitas histórias interessantes.
Lindo este centro histórico de Praga. Das capitais europeias mais relevantes esta é a que está em falta na minha lista. Adorei as fotos e a descrição histórica.
Olá Pedro 🙂
Eu ainda não conhecia e fui visitar há pouco tempo. A minha expectativa era grande e vim de lá mesmo encantada.
Que bom que gostou!
Estou reunindo todas as informações possíveis porque Praga será um dos meus destinos para 2018. Já coloquei nos favoritos!
Olá Luciana 🙂
Se eu puder ajudar com alguma informação, é só dizer!
Boa viagem 😉
Praga parece ser encantadora. Adorei o roteiro detalhado dos pontos turísticos. Já vou deixar salvo aqui!
Não conheço Praga mas o seu relato é super didático, indicando tudo o que é preciso ver no local (é bastante coisa!). Adorei as curiosidades sobre o palácio.
A minha experiência em Praga não foi das mais positivas e guardo o segredo de voltar para visitar todos esses pontos que estão bem explicados no seu post!
Que coisa linda esse relógio astronômico, me lembrou na hora do filme A invenção de de Hugo Cabret, não sei porque, mas achei o cenário parecido. Meus filhos iam adorar.
Praga é mesmo um destino encantador, não há como não querer visitar.
A arquitetura de Praga é realmente incrível. Acho fantástico o povo aguardando as badaladas do relógio ali em frente.