O centro histórico de Praga é formidável, com edifícios excepcionais, um castelo imponente e uma ponte que é uma das mais famosas do mundo. É Património UNESCO desde 1992.

A área central

A área central de Praga é atravessada pelo mais extenso rio do país, o rio Vltava. Tem 435 km, nasce na região da Boémia e desagua a alguns quilómetros a norte da capital checa. O rio divide a Praga em duas margens.

De um lado encontra-se Malá Strana, onde se localiza o Castelo, e Hradcany. Na outra margem existe Staré Mesto (cidade velha – zona medieval), Nové Mesto (cidade nova), Josefov (bairro judeu) e Vysehrad.

A Cidade velha

A praça da cidade velha é a mais antiga e a mais importante do centro histórico de Praga. Começou no século X, como uma área comercial das rotas comerciais europeias. A burguesia financiou esta zona para competir com a Catedral, que se localiza na outra margem do rio.

Aqui existiam padeiros, oleiros, herbalistas, produtores de pão de gengibre e muitos outros artesãos que vendiam o que produziam. Vendiam-se também cogumelos, morangos, bolos, peixe e muitas coisas mais.

Alguns séculos mais tarde, além de importante centro económico, a praça passou a fazer parte do quotidiano dos habitantes, devido ao estabelecimento da Câmara Municipal e da Igreja de Santa Maria de Týn. Acontecimentos trágicos também aqui sucederam, tais como tumultos e execuções. Destaco a execução dos 27 checos que se revoltaram contra a Dinastia dos Habsburgos. Se olhar para o chão da praça vai ver 27 cruzes, em homenagem aos 27 mortos.

A praça já sofreu algumas alterações ao longo dos anos, mas continua a ser um local belíssimo e absolutamente imperdível numa visita a Praga. Este local já testemunhou muitos eventos históricos.

O que ver na praça velha

Todos os edifícios da praça da cidade velha são extraordinários. De seguida, destaco os que podem ser considerados mais importantes. O que acha de escolher um café simpático e sentar-se numa esplanada para admirar longamente todos os edifícios…

1 – Antiga Câmara Municipal

O edifício da Câmara Municipal foi criado no ano de 1338 e tinha como objetivo inicial ser a sede da administração da cidade velha. Alguns anos mais tarde, foi adicionada uma torre a sul e em 1410 foi instalada na sua fachada o relógio astronómico.

Este relógio é um dos pontos mais emblemáticos de Praga. É um dos mais antigos e elaborados do mundo. Além de marcar as horas, também indica as fases da lua e o movimento das estrelas… É um monumento à observação dos céus.

Se tiver curiosidade em saber toda a informação que poderá obter no relógio astronómico leia o artigo que escrevi exclusivamente sobre ele.

Relógio astronómico na antiga Câmara Municipalviagem praga
Relógio astronómico na antiga Câmara Municipal

2 – Igreja de Nossa Senhora de Týn

A Igreja de Nossa Senhora de Týn é um dos edifícios góticos mais impressionantes de Praga. É facilmente reconhecida pelas suas torres pretas, que têm alturas diferentes.

Foi construída a partir do século XIV no local onde se encontrava um antigo edifício românico, que acolhia comerciantes estrangeiros. Este templo localiza-se ao lado do pátio de Týn, e foi devido a este facto que foi buscar o seu nome. O pátio de Týn era o local onde antigamente eram pagos os impostos das mercadorias que iam ser vendidas em Praga.

Durante muito tempo na Igreja de Nossa Senhora de Týn foi praticado o culto hussista, movimento reformista iniciado por Jan Hus. Desde o século XVIII que é um templo pertencente à igreja católica.

Ao longo dos anos a igreja foi renovada algumas vezes, mas mantem o encanto, por isso o seu interior jutifica muito bem a visita. Pode encontrar o túmulo do famoso astrónomo dinamarquês Tycho de Brahe e o órgão mais antigo de toda a cidade de Praga (1673).

Igreja de Nossa Senhora de Týnviagem praga
Igreja de Nossa Senhora de Týn

3 – Igreja de S. Nicolau

A Igreja de S. Nicolau era a principal da cidade velha, antes da Igreja de Nossa Senhora de Týn ter sido construída. Foi tomada pelos monges beneditinos no decorrer do movimento da contra-reforma e mais tarde foi reconstruída em estilo barroco.

No interior existe uma fantástica decoração e murais que retratam a vida de S. Nicolau e também de S. Benedito. Impressionante é o candeiro que foi oferecido pelo Czar Nicolau II.

Na Igreja de S. Nicolau é possível assistir a concertos de música clássica, no periodo da noite.

4 – Palácio Kinský

No local onde atualmente se encontra o Palácio Kinský já existiram alguns edifícios muito antigos. O palácio rococó que vemos foi construído no século XVIII, para o conde Jan Arnost Goltz. Após a morte de Goltz o palácio foi adquirido pela proeminente família Kinský, que permaneceu até ao ano de 194. Desde 1949 que ficou sob a administração da Galeria Nacional.

No Palácio Kinský já aconteceram algumas coisas interessantes, de entre as quais:

A fachada do palácio é em tons brancos e rosa, destacando-se um pouco dos restantes edifícios da praça.

Praga: 6 coisas a não perder na praça da cidade velha
Palácio Kinský

5- Casa do Sino de Pedra

A Casa Sino de Pedra é um belíssimo exemplo da arquitetura gótica na cidade de Praga, edificada no século XIII. Acredita-se que tenha sido construída como palácio para a família real, para Elisabeth da Boémia.

Este nome surgiu algum tempo mais tarde devido à existência de um sino de pedra, cuja cópia podemos ver na esquina da casa.

Ocorreram algumas alterações à fachada da Casa mas no século XX fez-se uma tentativa para recuperar a original. É esta que felizmente ainda nos é possivel ver. Desde 1988 que o interior da Casa é um espaço de exibição de arte, uma livraria e um café.

6- Monumento a Jan Hus

Na praça da cidade velha encontra-se um monumento de pedra e bronze realizado pelo escultor checo Ladislav Šaloun. É uma obra interessante da Art Noveau, que é impossível deixar de ver neste local.

A figura que domina o monumento é a de Jan Huss, um pensador e reformador religioso. Iniciou um movimento que viria a ser o hussismo, com forts críticas à igreja católica. Foi excomungado e queimado vivo na fogueira. No monumento Huss encontra-se em pé a dirigir o olhar para a Igreja de Nossa Senhora de Týn. Na época em que ele viveu esta igreja tornar-se hussita.

É possível ver também na estátua grupos de pessoas, lutadores e do lado oposto outros de pessoas humilhadas, representando as pessoas que tiveram de ir para o exílio na Batalha da Montanha Branca. Esta obra foi terminada no ano de 1915.

Praga: 6 coisas a não perder na praça da cidade velha
Monumento a Jan Hus


Dicas sobre viajar até Praga

(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!).

Como chegar: Se for de Lisboa como eu, o melhor é apanhar um avião direto para Praga. Eu voei com a TAP, como faço quase sempre.

Como se deslocar: A melhor maneira de se delocar no centro de Praga é a pé uma vez que o centro histórico não é muito grande e plano, de metro, elétrico ou em alternativa de autocarro. Se preferir pode optar por alugar carro, pode comparar os preços e escolher o melhor negócio na Rentalcars.

Onde dormir: Recomendo ficar a dormir no Blue Oak, um apartamento localizado a poucos metros do Castelo (caminhada de seis minutos) e super tranquilo.

25 respostas

  1. Eba, super completo este post! Ajuda muito quem está perdido em um dos pontos turísticos mais belos da Europa! Conheci a praça tão rapidamente que este post já me deixou com vontade de voltar para ver mais!

  2. Esse relógio da Câmara é mesmo muito emblemático. Praga é uma cidade muito linda e o seu roteiro está impecável. Parabéns!

  3. Eu ainda não conheço Praga e não me perdoo por isso. Mas está na lista de lugares obrigatórios, Parabéns pela materia e super obrigado pelas dicas!

  4. Quando fomos a Praga, visitamos está praça, e realmente é muito bonita. Gostei principalmente do Palácio Kinsky, por sua arquitetura e cores. Muito legal saber das curiosidades dele também!

  5. Lendo seu post lembrei de quando fui a Praga, as fotos nos mostram bem um pouquinho da cidade, que de fato é encantadora e com uma energia diferente, não sei explicar o porque mas senti lá uma vibe muito boa!

  6. Realmente Praga parece ser uma cidade belíssima e cheia de história! Muito bom o post, completo e com fotos lindas! Uma referência para quem quer conhecer a cidade!

  7. Praga é uma cidade que está na minha lista faz tempo, adorei a forma cheia de curiosidades que você relatou os principais pontos da cidade, aumentou ainda mais minha vontade de conhecer.

  8. A minha experiência em Praga não foi das mais positivas e guardo o segredo de voltar para visitar todos esses pontos que estão bem explicados no seu post!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!