O que ver na Praça de Espanha de Sevilha

A Praça de Espanha de Sevilha é um dos locais mais visitados de toda a Andaluzia. Até já foi utilizada como cenário do 2º episódio do famoso filme Guerra das Estrelas. Conhecem? 😉

Eu adoro a cidade de Sevilha e de todas as vezes que já lá fui, gosto sempre de passear por esta praça. Vamos então conhecê-la um pouco melhor.

Parque Maria Luísa

A Praça de Espanha encontra-se integrada no Parque Maria Luísa. Este é o pulmão da cidade de Sevilha, com os seus 40 hectares. Foi doado em 1893 pela Infanta Maria Luísa Fernanda de Borbón, duquesa de Montpellier, à cidade.

O Parque Maria Luísa é um autêntico museu ao ar livre, com impressionantes edifícios, fontes e estátuas. É aqui que os habitantes encontram um refúgio para o imenso calor que se faz sentir no verão do sul de Espanha.

A exposição Iberoamericana

No ano de 1909 começou a surgir a ideia de realizar uma exposição em Sevilha, para promover o turismo da cidade. Esta ideia levou a que no ano de 1929 tivesse sido inaugurada a Exposição Iberoamericana de Sevilha. Construiram-se magnificos edifícios para cada um dos países ibero-americanos participantes, assim como para várias regiões espanholas. Nesses edifícios existiam exposições relativas a cada um dos países.

O edifício do Perú foi o maior que foi construído. Atualmente este, tal como muitos dos outros que foram construídos para a exposição podem ser vistos numa visita à cidade.

Apesar de os edifícios que referi serem muito interessantes de conhecer, sem dúvida que a Praça de Espanha foi o local mais imponente que foi construído de propósito para a exposição

O que ver na Praça

A Praça de Espanha é um imenso edifício de tijolo à vista, mármore, cerâmica e ferro forjado, com formato semicircular. Foi construído desta forma pelo arquiteto Aníbal González, para representar um abraço às antigas colónias espanholas. Tem 200 metros de diametro e ocupa uma superfície de 50.000m2. Ocupa o equivalente a 5 campos de futebol! É monumental. Demorou 14 anos a ser construída.

Arcadas e torres

Ao longo de todo o edifício existem arcadas e é fantástico percorrê-las com tempo e observar todos os pormenores, tanto da estrutura como da praça. Em ambas as extremidades do edifício existem 2 torres, cada uma com 80 metros de altura. No centro encontra-se o edifício principal, com uma magnífica varanda.

Canal

Existe um canal com 550 metros, atravessado por 4 pontes, que simbolizam o número de reinos que se juntaram para formar o país. Castela, Aragão, Navarra e Leão. Quando existe água neste canal é possível alugar um pequeno barco e passear por lá.

Bancos e painéis

Ao longo de toda a praça, encontram-se 48 bancos que correspondem às 48 províncias espanholas. Em cada banco há um painel de azulejos com eventos históricos de cada província, assim como o brasão da capital de cada província. Um pouco mais acima desses painéis vemos estátuas de 48 ilustres cidadãos espanhóis.

Atualmente na Praça de Espanha encontramos vários edifícios governamentais.

Quando for a Sevilha tem mesmo de ir a esta praça. É grandiosa e emblemática.

O que ver na Praça de Espanha de Sevilha
Uma das 4 pontes
O que ver na Praça de Espanha de Sevilha
Painel de azulejos de Barcelona
O que ver na Praça de Espanha de Sevilha
Edifício principal da praça
O que ver na Praça de Espanha de Sevilha
Pormenor do canal

Como planear uma viagem de forma independente (tal como eu faço)?
. Reservar os melhores voos no SkyScanner. Aqui consegue encontrar e comprar os melhores voos para o destino escolhido.
. Alugar carro no Rentalcars. Vai encontrar todas os parceiros e fornecedores disponíveis assim como os preços das várias gamas.
. Marcar no Get Your Guide os bilhetes de entrada nos locais que pretende visitar ou nos tours que quer fazer, para evitar filas e tempo perdido.
. Fazer o visto em iVisa.
. Fazer um seguro de viagem na Iati Seguros, para não correr riscos que podem sair caros.
. Utilizar o cartão Revolut, que lhe possibilita fazer pagamentos e levantamentos na moeda do local onde estiver a viajar (e poupar muito dinheiro em taxas).
. Marcar sempre que necessário uma Consulta do Viajante para conhecer os riscos associados à sua viagem e as respectivas medidas de protecção e prevenção.
. Optar sempre que possível por levar menos bagagem possível. Veja as minhas 10 dicas.

 

Sobre a Kate
É uma ex-consultora, blogger de viagens a tempo inteiro, viajante há 20 anos e mãe da Maria há 5. Viaja na maior parte das vezes em família, com a filha desde que era uma bebé de 2 meses e os 3 juntos já fizeram mais de 30 viagens pelo mundo.
Fundou o Wandering Life, organiza @instameets.pt, fundou e é vice-presidente da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, tem ebooks onde ajuda outras famílias a viajar, organiza Workshops sobre Viajar com Crianças, fé undadora da comunidade Famílias de mochila às costas e da rubrica Conversas em família.

19 comentários em “O que ver na Praça de Espanha de Sevilha”

  1. Impressionante a riqueza de detalhes da Praça e a história desse lugar. Vou viajar para a Espanha em novembro e fique super curiosa de conhecer! Parabéns pelo post =)

    Responder
  2. Sevilha é a minha cidade favorita de Espanha… e a sua praça central é mais um ícone ao “soberbo” que se espalha por toda a cidade, como um viciante perfume 🙂

    Responder
  3. Eta Catarina que estou adorando revisitar a Andaluzia com você! Quantas saudades cabiam em meu coração e eu nem sabia! 🙂

    Caminhei tanto por esta praça emblemática, como você escreveu, tomei sorvete (estava um calor deprimente), comprei um lindo abanico para bailar el flamenco e deixei o tempo passar… 🙂 bj

    Responder
    • Olá Analuiza 🙂
      O prazer de viajar é mesmo esse não é? Que bom que está a gostar.
      Eu também fico com imensas saudades ao rever todas as fotos…. Sevilha voltava mais 1000 vezes.
      Um beijinho

      Responder
  4. O texto já me ganhou com a referência a Guerra Nas Estrelas! Como não amar? A praça é linda, e é um dos clássicos de Sevilla né? Como não imaginar as tardes de verão passadas sob a poesia da praça e o calor espanhol? Preciso conhecer isso de perto!

    Responder
  5. Eu amo Star Wars, mas não sabia que algumas cenas do episódio 2 tinha sido gravado aqui, ela por si só já vale uma visita, linda demais, mas como fã já não posso deixar de ir.

    Responder

Deixe um comentário