Sortelha, o “reino do silêncio”

As Aldeias Históricas de Portugal são locais repletos de magia que se encontram localizados na Beira Interior, no norte de Portugal. São 12 centros urbanos muito antigos, com uma enorme riqueza histórica, enquadrados em locais lindíssimos, com um enquadramento perfeito. Aqui se guardam todas as histórias de quem já foi guardião da fronteira do nosso país.

Sortelha é uma das mais antigas Aldeias Históricas e muito provavelmente uma das mais bonitas do país. Para mim, é a mais bela de todas! Logo quando a avistei ao longe achei-a imponente, majestosa, com as suas muralhas e o castelo no topo de um monte com 760 metros de altitude. E à medida que me aproximei e passei por uma das portas do núcleo muralhado é como se tivesse entrado numa máquina do tempo e recuado até à época medieval. E que experiência fantástica que foi sentir o silêncio e percorrer as ruas estreitas com as casinhas de granito muito bem conservadas. De entre os edifícios do interior da muralha gostei imenso da antiga residência paroquial, localizada na Rua Direita, um dos melhores da povoação.

Ao longo do passeio fui tentando encontrar as várias aberturas para o exterior, a Porta da Vila (que é a principal), a Nova, a Falsa, a do Castelo e a da Traição. Fui sempre parando, aproveitando um pouco da sombra e refrescar do calor pesado que se fazia sentir naquela tarde. Para ter uma outra perspectiva da aldeia e também para contemplar a belíssima paisagem que a circunda percorri a parte superior da muralha, tal como muitos soldados faziam há muitos e muitos anos atrás. Esta imagem dos guardiões do castelo fascinou a minha filha que fez o percurso todo da muralha comigo.

Logo de seguida fui visitar o Castelo, Monumento Nacional construído por D. Sancho I e encontrei a Torre de Menagem e a Cisterna, responsável pelo abastecimento de água. Para ver Sortelha naquela hora mágica em que os telhados parecem dourados, e porque não apetecia ir embora, há que dizer, acabei a visita numa sombra do único café que encontrei dentro da muralha. Enquanto eu bebia uma água fresca a minha filha estava dentro do café com a dona e conversavam sobre morarmos em Lisboa. Parecia um outro universo…


Dicas para ir até Sortelha

(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!)

Como chegar e se deslocar: Pode chegar a Sortelha de autocarro (Rede Nacional de Expressos até ao Sabugal) ou de carro. Se for de Lisboa como eu são pouco mais de 3h de caminho Se for do Porto é um pouco menos.

Onde dormir: Eu fiquei a dormir no Fundão, na casa de familiares, pelo que não tenho experiência com alojamento na zona de Sortelha. Pelo que pesquisei há duas opções mesmo no interior da muralha e depois algumas outras no Sabugal.

Onde comer: Quando fui a Sortelha fui almoçar ao Celta, que fica muito próximo da muralha. A comida é caseira e o custo por pessoa rondou os 15€.

Como planear uma viagem de forma independente (tal como eu faço)?
. Reservar os melhores voos no SkyScanner. Aqui consegue encontrar e comprar os melhores voos para o destino escolhido.
. Alugar carro no Rentalcars. Vai encontrar todas os parceiros e fornecedores disponíveis assim como os preços das várias gamas.
. Marcar no Get Your Guide os bilhetes de entrada nos locais que pretende visitar ou nos tours que quer fazer, para evitar filas e tempo perdido.
. Fazer o visto em iVisa.
. Fazer um seguro de viagem na Iati Seguros, para não correr riscos que podem sair caros.
. Utilizar o cartão Revolut, que lhe possibilita fazer pagamentos e levantamentos na moeda do local onde estiver a viajar (e poupar muito dinheiro em taxas).
. Marcar sempre que necessário uma Consulta do Viajante para conhecer os riscos associados à sua viagem e as respectivas medidas de protecção e prevenção.
. Optar sempre que possível por levar menos bagagem possível. Veja as minhas 10 dicas.

 

Sobre a Kate
É uma ex-consultora, blogger de viagens a tempo inteiro, viajante há 20 anos e mãe da Maria há 5. Viaja na maior parte das vezes em família, com a filha desde que era uma bebé de 2 meses e os 3 juntos já fizeram mais de 30 viagens pelo mundo.
Fundou o Wandering Life, organiza @instameets.pt, fundou e é vice-presidente da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, tem ebooks onde ajuda outras famílias a viajar, organiza Workshops sobre Viajar com Crianças, fé undadora da comunidade Famílias de mochila às costas e da rubrica Conversas em família.

23 comentários em “Sortelha, o “reino do silêncio””

  1. Muito interessante saber a origem do nome da aldeia, não fazia ideia! Não conheço muito bem a Serra da Estrela, apenas fui algumas vezes. A Sortelha nunca fui, vamos ver se fica para este inverno.. 🙂

    Responder
  2. Você como sempre nos apresentando cantinhos especiais de Portugal. Adoro conhecer esse tipo de aldeia e cidadezinhas que guardam tanto da história do país! Obrigada por mais esta super dica! 🙂

    Responder
  3. Para mim a Sortelha é a mais bela Aldeia de Portugal, superando Monsanto e Piódão. Adorei todos os cantinhos deste aglomerado que mais parece um museu ao ar livre. Obrigado pela lembrança!

    Responder
  4. Nossa mas que lugar mais inspirador, deu vontade de bookar uma nova viagem agora mesmo! Portugal é um país realmente pouco divulgado aqui no Brasil, eu sequer sabia da existência desse lugar até então! Abraços!

    Responder

Deixe um comentário