As Aldeias Históricas de Portugal são locais repletos de magia que se encontram localizados na Beira Interior, no norte de Portugal. São 12 centros urbanos muito antigos, com uma enorme riqueza histórica, enquadrados em locais lindíssimos, com um enquadramento perfeito. Aqui se guardam todas as histórias de quem já foi guardião da fronteira do nosso país.
Sortelha é uma das mais antigas Aldeias Históricas e muito provavelmente uma das mais bonitas do país. Para mim, é a mais bela de todas! Logo quando a avistei ao longe achei-a imponente, majestosa, com as suas muralhas e o castelo no topo de um monte com 760 metros de altitude. E à medida que me aproximei e passei por uma das portas do núcleo muralhado é como se tivesse entrado numa máquina do tempo e recuado até à época medieval. E que experiência fantástica que foi sentir o silêncio e percorrer as ruas estreitas com as casinhas de granito muito bem conservadas. De entre os edifícios do interior da muralha gostei imenso da antiga residência paroquial, localizada na Rua Direita, um dos melhores da povoação.
Ao longo do passeio fui tentando encontrar as várias aberturas para o exterior, a Porta da Vila (que é a principal), a Nova, a Falsa, a do Castelo e a da Traição. Fui sempre parando, aproveitando um pouco da sombra e refrescar do calor pesado que se fazia sentir naquela tarde. Para ter uma outra perspectiva da aldeia e também para contemplar a belíssima paisagem que a circunda percorri a parte superior da muralha, tal como muitos soldados faziam há muitos e muitos anos atrás. Esta imagem dos guardiões do castelo fascinou a minha filha que fez o percurso todo da muralha comigo.
Logo de seguida fui visitar o Castelo, Monumento Nacional construído por D. Sancho I e encontrei a Torre de Menagem e a Cisterna, responsável pelo abastecimento de água. Para ver Sortelha naquela hora mágica em que os telhados parecem dourados, e porque não apetecia ir embora, há que dizer, acabei a visita numa sombra do único café que encontrei dentro da muralha. Enquanto eu bebia uma água fresca a minha filha estava dentro do café com a dona e conversavam sobre morarmos em Lisboa. Parecia um outro universo…
Dicas para ir até Sortelha
(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!)
Como chegar e se deslocar: Pode chegar a Sortelha de autocarro (Rede Nacional de Expressos até ao Sabugal) ou de carro. Se for de Lisboa como eu são pouco mais de 3h de caminho Se for do Porto é um pouco menos.
Onde dormir: Eu fiquei a dormir no Fundão, na casa de familiares, pelo que não tenho experiência com alojamento na zona de Sortelha. Pelo que pesquisei há duas opções mesmo no interior da muralha e depois algumas outras no Sabugal.
Onde comer: Quando fui a Sortelha fui almoçar ao Celta, que fica muito próximo da muralha. A comida é caseira e o custo por pessoa rondou os 15€.
Mais uma bela história sobre um dos lugares OBRIGATÓRIOS em Portugal 🙂 Parabéns e obrigado pela ‘lição’ 🙂
Olá Rui 🙂
Concordo, obrigatório mesmo. Obrigada.
Adoro cidadezinhas e aldeias histórias! Adorei a dica e já quero visitar quando for a Portugal 🙂
Adoro cidadezinhas e aldeias históricas! Adorei a dica e já quero visitar quando for a Portugal 🙂
Olá Débora 🙂
Assim já ficou a conhecer.
Que lindo!! Nunca pensei em conhecer lugares assim em Portugal e seu post me instigou a desbravar mais o país!
Olá Luciana 🙂
Fico muito contente em saber isso. Portugal tem muitas aldeias históricas super interessantes. Como qualquer país, é bem mais do que as cidades principais!
Estas aldeias fazem o meu imaginários há algum tempo!!
Estive agora em Portugal por um mês e não consegui conhecer. Mas espero mto em breve voltar!
Olá Isabela 🙂
É sempre assim, quando já não estamos a visitar um país é que descobrimos mais coisas interessantes… Numa próxima, quem sabe!!
Muito interessante saber a origem do nome da aldeia, não fazia ideia! Não conheço muito bem a Serra da Estrela, apenas fui algumas vezes. A Sortelha nunca fui, vamos ver se fica para este inverno.. 🙂
Olá, boa noite 🙂
As histórias destas aldeias são mesmo interessantes. Aconselho!
Você como sempre nos apresentando cantinhos especiais de Portugal. Adoro conhecer esse tipo de aldeia e cidadezinhas que guardam tanto da história do país! Obrigada por mais esta super dica! 🙂
Olá Karine 🙂
Muito obrigada. Fico muito contente por ter gostado.
Sempre é bom sabermos mais sobre a hitória dos lugares, ainda não conheço Sortelha e, infelizmente, apenas fui uma vez para a Serra.
Olá Mariana 🙂
Fica para uma próxima!
Muito linda aldei, gostei das casonas de pedra, parece mesmo sacada de um conto. E pela foto da para ver q está bem conservada.
Olá Giulia 🙂
É mesmo bonita e super bem preservada. Tem de conhecer!
Para mim a Sortelha é a mais bela Aldeia de Portugal, superando Monsanto e Piódão. Adorei todos os cantinhos deste aglomerado que mais parece um museu ao ar livre. Obrigado pela lembrança!
Olá Pedro 🙂
Confesso que também é capaz de ser a minha preferida… É mesmo. Para mim é fantástico estar num local com tantas histórias. Fico contente que tenha gostado!
Nossa mas que lugar mais inspirador, deu vontade de bookar uma nova viagem agora mesmo! Portugal é um país realmente pouco divulgado aqui no Brasil, eu sequer sabia da existência desse lugar até então! Abraços!
Olá Luiz 🙂
A sério? Pensava que fosse bastante divulgado. Nós aqui ouvimos falar muito do Brasil. Ainda bem que gostou. Beijinhos
Que show!!! Ainda não conheço, mas adorooo lugares preservados e que tenham grandes histórias. Adorei o seu relato e já anotei a dica para quando eu puder fazer uma viagem para a região. 😉
Andei por aí no início deste ano e adorei. É lindíssimo!