Viajar em Alagoas – Costa dos Corais

Toda a região entre Maragogi e Maceió é conhecida pela Costa dos Corais e foi onde eu andei no início do ano. Comecei a viagem em Recife e depois passei por Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas. Continuei pela famosa praia dos Carneiros e entrei em Alagoas por Maragogi. Ao longo de três semanas segui sempre pela linha de costa até Maceió e à Praia do Gunga. Foi um percurso lindíssimo que recomendo.

O estado de Alagoas é um dos 27 que existem no Brasil. Localiza-se na região do Nordeste, entre os estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia. É um dos estados mais visitados do país devido à sua maravilhosa linha de costa com paisagens lindas, de imensos coqueirais, areia dourada e piscinas naturais com água quente e cristalina e muitos peixinhos coloridos.

Quando ir

O clima de Alagoas e tropical, pelo que as temperaturas não variam muito ao longo do ano. Contudo é de evitar ir entre os meses de abril e julho, pois pode chover bastante e estragar os planos de praia.

Eu estive nesta região em janeiro e tive temperaturas excelentes, com cerca de 30ºC durante o dia e 23ºC no período da noite e nunca choveu.

Como chegar

Em Maceió existe um aeroporto internacional, a cerca de 24 km da cidade. O Aeroporto Zumbi dos Palmares recebe voos de Portugal (Lisboa e Porto) e de várias cidades do Brasil e de outros países. No meu caso não o utilizei porque voei de Lisboa para Recife para começar uma viagem de carro por toda a costa de Pernambuco e Costa dos Corais e optei por começar pelo norte e não ao contrário. Por nenhuma razão em especial.

Como se deslocar

Eu fiz alguma pesquisa mas percebi que os transportes públicos não eram uma grande opção para mim, quer em Maceió e menos ainda na região. O meu objetivo era ter a liberdade de parar nas terras mais pequenas durante o tempo que quisesse. Por tudo isto acabei por decidir alugar carro durante toda a viagem, tendo-o feito logo no Aeroporto de Recife.

Ainda para mais viajo em família, com uma criança de quatro anos. O carro deu mais jeito ainda.

Depende muito do tipo de viagem e do orçamento que tiver, mas se pretender conhecer a fundo toda a região, e visitar os locais para lá do óbvio/turístico a melhor opção é mesmo o carro.

Onde dormir

Marquei alojamento em Maragogi e Maceió, que foram dois locais que me pareceram uma boa base para explorar Alagoas.

Recomendo estes hotéis, pela localização e equilíbrio de custo benefício:

Onde ir

De todos os locais por onde passei em Alagoas destaco estes quatro sítios, pela sua beleza que rapidamente me prendeu e/ou também pelas dicas que vários habitantes locais me foram dando.

Porto de Pedras

Quando saí de Maragogi coloquei no google maps São Miguel dos Milagres e achei muito estranho não ser possível fazer o percurso pela costa. Resolvi ir em frente e ver onde a estrada ia dar. Cheguei então ao fim do caminho e tive obrigatoriamente de entrar com o carro numa balsa e atravessar o rio Manguaba. Poucos minutos depois de sair da balsa cheguei à maravilhosa praia de Porto de Pedras. Foi mesmo irresistível não parar e passar o resto do dia por aqui.

Viagem Porto de Pedrad
Praia de Porto de Pedras
viagem porto de pedras
Porto de Pedras

São Miguel dos Milagres

A cerca de 30 minutos de carro de Porto de Pedras encontra-se uma praia calma, com pouquíssimas pessoas e uma enorme extensão de coqueirais. Os barcos levam-nos até às piscinas naturais. Eu não fui até às piscinas porque na altura em que estive na praia a maré estava cheia e por isso não havia piscinas naturais… Mas de qualquer forma a praia estava excelente, com um mar super calmo como se vê na fotografia.

Viagem Maceió - Alagoas
Praia de São Miguel dos Milagres

Praia da Sereia

Esta foi a praia que mais repeti em Alagoas, muito pela sua beleza mas principalmente pela simpatia de um empregado do bar na praia onde fiquei sempre. Chama-se Josué e trabalha numa barraca onde é servida comida típica maravilhosa.

Uma grande estátua de uma sereia faz a separação de uma zona de ondas e mar aberto com outra onde se encontra uma piscina natural. É neste último bocado que se encontram várias barracas de apoio alinhadas. Aqui como nas restantes praias que conheci de Alagoas é possível passar o dia inteiro na esplanada, usufruir das cadeiras, da sombra e ir bebendo ou comendo o que existir disponível na barraca.

viagem praia sereia
Praia da Sereia
viagem praia  da sereia
Praia da Sereia

Praia do Gunga

Quando comecei a planear a minha viagem a Alagoas este local era daqueles que era mesmo obrigatório para mim. O mar de coqueiros fascinou-me. Quando lá cheguei não desiludiu em nada a elevada expetativa que tinha.

Mal cheguei fui ao miradouro e depois então até à praia, sendo necessário pagar em ambos os locais. Esta zona é mesmo muito turística, mas não vale a pena fugir, vale a pena.

Viagem Maceió - Alagoas
Miradouro da Praia do Gunga
Viagem Maceió - Alagoas
Praia do Gunga
viagem praia do gunga
Praia do Gunga

Ponta Verde

Não gostei particularmente da cidade de Maceió mas adorei a sua marginal. Toda a linha junto ao mar é muito interessante, com zona pedonal, ciclovia, muitas barracas de água de coco, vários restaurantes e muita animação. Penso que seja um ponto obrigatório na exploração de Alagoas.

Viagem Maceió - Alagoas
Praia Ponta Verde em Maceió

Previsão das Marés

Na Costa dos Corais existem várias piscinas naturais, o que significa que tem de tomar atenção à tabela das marés. Se quiser aproveitar a principal característica destas praias, que é o facto de não terem ondas, tem de procurar ir na altura do dia em que a maré está baixa. Desta forma vai usufruir de um mar azul, quente e super calmo…

Para quem tem crianças como eu é espetacular. Elas têm pé durante vários metros.

Condições de segurança

Eu visitei Alagoas numa altura em que eram constantemente emitidas notícias de violência nos media portugueses. Esta situação fez algumas pessoas minhas amigas e até família acharem estranho manter a minha intenção de viajar para o Brasil. Fiz algumas pesquisas e percebi que era uma questão que estava a acontecer a várias centenas de quilómetros da região onde eu iria estar por isso não fazia qualquer sentido abandonar os meus planos.

Na minha opinião, a região litoral de Alagoas conhecida por Costa dos Corais é super tranquila e o ambiente que se sente é de total segurança. Os brasileiros são muito simpáticos e acolhedores. Em Maceió, tal como em várias outras cidades do país (e do mundo) é preciso ter mais atenção. Na praia e no centro da cidade falei com alguns locais que me alertaram para a existência de alguma criminalidade.



Dicas para viajar até Alagoas

(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!).

Como chegar: Se for de Lisboa como eu, o melhor é apanhar um avião logo para Maceió. Em alternativa (e se tiver mais tempo) pode voar até Recife e percorrer de carro toda a costa de Pernambuco. Eu voei com a TAP, como faço quase sempre.

Como se deslocar: Recomendo alugar carro, para ter mobilidade para percorrer toda a região de Alagoas. Perto do Aeroporto há várias escolhas. Vale a pena comparar os preços e escolher o melhor negócio na Rentalcars.

Onde dormir: Recomendo ficar a dormir em dois locais diferentes, Maragogi e Maceió. Foi o que eu fiz.

Dormir em Maragogi

Dormir em Maceió

Quer conhecer o mundo melhor?

Vou enviar histórias e fotos de vários lugares do mundo!
Deixe-se inspirar 🙂
Pode cancelar a subscrição a qualquer altura. Powered by ConvertKit

Organize a sua viagem com as minhas ferramentas

  • Voos

Recomendo a Momondo ou o Skyscanner.

  • Carro

Pesquiso sempre os melhores negócios na RentalCars.

  • Alojamento

Eu utilizo quase sempre o Booking e pontualmente o AirBnb. No Booking é possível reservar e cancelar.

  • Seguro de viagem

Não vale a pena arriscar, normalmente corre tudo bem, mas nunca se sabe onde precisamos mesmo de ajuda. A IATI pode ser uma possibilidade interessante.

  • Bilhetes para museus, atividades e atrações

Com a Get Your Guide pode comprar os bilhetes para as atracções que pretender, de forma rápida e sem perder tempo em filas.

Se fizer as suas reservas através destes links afiliados, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!

Deixe um comentário