Sortelha e a Serra da Estrela

A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa que se localiza no centro interior de Portugal. É onde se encontra o 2º pico mais alto do país, a Torre com 1993 metros. O mais alto é a montanha do Pico na ilha dos Açores com o mesmo nome. Tem 2351 metros.

É uma região integrada no Parque Natural da Serra da Estrela. Ocupa 21 concelhos, pertencendo a maioria à Guarda e os restantes a Castelo Branco.

Muito interessante para visitar são os castelos e aldeias históricas existentes. Encontram-se no alto da serra e estão alinhados com a fronteira (com Espanha). Antigamente eram locais de defesa e vigia.

Destaco Sortelha, uma das mais belas, antigas e bem preservadas aldeias históricas portuguesas.

Nesta aldeia as casas em granito erguem-se imponentes, sobre um impressionante conjunto rochoso. O difícil acesso da povoação era muito importante para a defesa dos ataques inimigos.

Começou por ser uma povoação castreja e seguidamente foi ocupada pelos romanos, visigodos e muçulmanos, antes de ser tomada pelos cristãos. A antiga povoação foi fundada na época medieval e o espaço surgiu como necessidade defensiva. Ao longo do tempo a função inicial foi desaparecendo e a população começou a instalar-se fora do castelo, numa zona menos acidentada.

Sortelha sofreu alterações mas ainda hoje é um espaço urbano com traça medieval. Numa visita é possível recuar no tempo, até séculos passados. É muito interessante ver o Castelo, Monumento Nacional construído por D. Sancho I. No seu interior pode-se ver a Torre de Menagem e a Cisterna, responsável pelo abastecimento da água.

A muralha que envolve Sortelha tem várias aberturas para o exterior, a Porta da Vila (a principal), a Nova, a Falsa, a do Castelo e a da Traição. No interior da muralha encontram-se os Passos da Via Sacra, a Igreja Matriz e alguns edifícios como a casa do Governador, a dos Falcões e a casa árabe.

De entre os edifícios do interior da muralha chamo a atenção para a antiga residência paroquial, uma vez que é um dos melhores da povoação. Fica na Rua Direita.

Já no exterior da muralha é também possível visitar o antigo Hospital da Misericórdia, a Igreja da Misericórdia e o penedo com formato bizarro chamado ”Cabeça da velha”. Parece mesmo um rosto envelhecido.

Entre a Porta Nova e a zona onde se encontra o antigo Hospital da Misericórdia encontra-se um troço e calçada medieval, com cerca de 30 metros de extensão.

Termino este artigo com uma curiosidade.

O nome de Sortelha vem do castelhano “sortija” que é um antigo jogo de cavaleiros, em que se tinha de colocar a lança no interior de um anel. No brasão da povoação ainda hoje é possíve ver esse anel.

Por último sugiro continuar a percorrer tempos passados e seguir até Castelo Mendo ou Belmonte. Todas estas aldeias são lindíssimas e têm imensa história. E não esquecer do Parque Natural da Serra da Estrela.

Vá explorar!

Quer conhecer o mundo melhor?

Vou enviar histórias e fotos de vários lugares do mundo!
Deixe-se inspirar 🙂
Pode cancelar a subscrição a qualquer altura. Powered by ConvertKit

23 comentários em “Sortelha e a Serra da Estrela”

  1. Muito interessante saber a origem do nome da aldeia, não fazia ideia! Não conheço muito bem a Serra da Estrela, apenas fui algumas vezes. A Sortelha nunca fui, vamos ver se fica para este inverno.. 🙂

  2. Você como sempre nos apresentando cantinhos especiais de Portugal. Adoro conhecer esse tipo de aldeia e cidadezinhas que guardam tanto da história do país! Obrigada por mais esta super dica! 🙂

  3. Para mim a Sortelha é a mais bela Aldeia de Portugal, superando Monsanto e Piódão. Adorei todos os cantinhos deste aglomerado que mais parece um museu ao ar livre. Obrigado pela lembrança!

  4. Nossa mas que lugar mais inspirador, deu vontade de bookar uma nova viagem agora mesmo! Portugal é um país realmente pouco divulgado aqui no Brasil, eu sequer sabia da existência desse lugar até então! Abraços!

Deixe um comentário