Sobre mim e o blog

O meu nome é Catarina Leonardo, mas vários amigos chamam-me Kate!

Nasci e vivi os meus primeiros anos no sul de Portugal, em Faro, junto ao mar e desde então que moro em Lisboa. Por mais viagens que faça, é aqui onde sempre regresso. É aqui onde estão as pessoas mais importantes para mim!

Tenho mestrado em Ergonomia na Segurança do Trabalho e fui consultora durante 14 anos. Durante esse período tive um horário normal como tantos outros, com muitas deslocações de trabalho (sempre em Portugal) e poucos dias livres de férias que tentei conciliar com a minha vontade de ver mundo. Durante vários anos senti-me bastante realizada mas acabei por me aperceber a certa altura que já não era feliz naquela forma de viver e que tinha condições para arriscar e seguir o que o meu coração me dizia.

No ano de 2015 dei um grande salto de fé… e mandei-me de cabeça. Sem saber muito bem o que ia fazer.

Apenas sabia que queria fazer viagens mais longas e frequentes, assim como escrever, fotografar e fazer de tudo isto de alguma forma uma profissão.

Um enorme desafio, quase “loucura” e muito pouco comum em Portugal, pelo que sei. Uma mulher de 34 anos, recém mãe (da Maria), despedir-se de uma carreira estável e ir atrás do seu sonho de concretizar um projeto ligado às viagens!!! Mas acreditei em mim e na minha capacidade de trabalho. Não foi uma decisão fácil, mas cheguei a um ponto em que se tornou evidente que era mesmo o que fazia sentido para mim. E continua a fazer, cada vez mais.

o blog e as viagens em família

Alguns meses depois de me ter despedido e ter sido mãe da Maria, criei este blog de viagens. Entre sestas e biberons! 

O nome Wandering life reflete o estilo de vida que pretendo ter, de permanente procura de respostas e do caminho a seguir. Aqui partilho as experiências que tenho como viajante que põe a mochila às costas e que gosta de partir para o mundo para descobrir e aprender com novas culturas e maneiras de viver. Sempre sem recorrer a nenhum guia ou ter alguma coisa marcada com antecedência. Viajo desta forma há 25 anos, com adaptações às circunstâncias da vida que atravesso, mas sempre mantendo essa liberdade.

Comecei por viajar com os meus pais, depois com amigos ou algumas vezes sozinha, mais tarde com namorado e agora com o Ricardo (meu marido) e a nossa filha Maria. Ele gosta tanto de viajar como eu (também mudou de profissão para uma que lhe permite equilibrar entre viajar e tempo em casa para a família) e desde os 2 meses de vida da Maria que a levamos sempre connosco. Além de ser fantástico estarmos juntos, conhecermo-nos melhor uns aos outros e estreitarmos laços afetivos que nos unem, acredito que as viagens são uma escola de vida incrível para ela. 

Não me interessa nada que hoje em dia com 9 anos não se lembre dos nomes dos locais por onde já andou, mas sim que tenha a noção de que o mundo é grande, que existem diferenças na maneira de pensar e de viver e que isso é absolutamente normal, que há pessoas boas em todo o lado, que os meninos da idade dela brincam e vivem de maneira diferente (e que está tudo bem) e que o que quer que nos aconteça conseguimos sempre arranjar solução.

Por isso a pergunta sempre foi, porque é que não deveria levar a minha filha Maria comigo nas viagens?

É claro que quando viajamos com uma criança temos de nos reorganizar e adaptar, mas se estivermos seguros e confiantes, não há porque ter receio. No meu caso, já tinha 15 anos de “mundo” quando a Maria nasceu, o que me ajudou a sentir uma enorme confiança em mim mesma na resolução dos desafios que sei que encontro sempre que viajo.

Ela tinha dois meses acabados de fazer quando fomos andar de avião pela primeira vez. Fomos ao Funchal. Correu tão bem que antes de fazer o seu terceiro mês de vida voámos até ao Brasil. Agora com 9 anos de experiência de viagens com uma criança, posso dizer com toda a minha convição:

As viagens não têm de mudar quanto temos um filho.

Maria com elefantes na janela do carro. Página sobre mim e o blog Wandering life.

E é mesmo isto que quero partilhar no meu blog. Mostrar que não é por termos uma criança pequena que não podemos (ou devemos) viajar de forma livre, independente, de uma forma mais ligada à cultura e à população local. Acima de tudo quero descomplicar. É totalmente possível viajar com crianças à aventura, sem nada marcado.

É o que eu faço desde que a Maria apenas tinha 2 meses!!!!

Este vídeo que mostro aqui em baixo, foi apanhado na viagem que fizemos ao Vietname, de mota, com duas mochilas às costas. Alugámos mota e andámos um mês inteiro desta forma no norte do país. Foi absolutamente memorável.

fundadora e vice presidente da abvp

Na altura em que fundei o blog, tive o sonho de criar uma comunidade de bloggers de viagem, que tal como eu, sentissem que era muito importante criar um espaço de partilha. De conhecimento, de dúvidas, de mútua ajuda. Não era a altura certa.

Mas quando sinto que algo faz sentido, nada me demove, por isso continuei sempre com este objetivo na mente. Passaram alguns anos, mas assim que conheci as pessoas certas, concretizei-o. Fundei a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, juntamente com oito outros bloggers de viagens. Desde 2019 que sou vice presidente deste equipa.

Organização de instameets

Comecei a organizar instameets em agosto de 2019, numa altura em que já tinha o blog há quatro anos.

Até agora têm ocorrido na região da Grande Lisboa onde eu moro, dada a quantidade de pontos de interesse e a conveniência geográfica. Penso que estes eventos são uma forma fantástica de conhecer outras pessoas interessadas em fotografia tal como eu, locais menos conhecidos e também de os promover. Quero muito ajudar a promover o meu país!

Com uma ação conjunta de alguns instagrammers é possível chegar a centenas de milhares de seguidores, o potencial é absolutamente impressionante.

júri do festival internacional de cinema de turismo

Tenho o prazer de estar envolvida com o Festival Internacional de Cinema de Turismo desde 2020, como oradora, moderadora e Júri da competição nacional.

Acima de tudo sinto que é um espaço incrível de partilha e discussão de ideias com pessoas muito interessantes, oriundas de várias partes do mundo. Diferentes perspectivas e formas de observar e captar o mundo têm-me permitido aprender imenso e repensar a minha própria forma de estar na vida, de viver e de produzir conteúdo. Pura inspiração…

participação em livro

Em 2021 participei no segundo livro colaborativo da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, com uma crónica sobre a terra natal da minha máe e dos meus avós maternos.

Este livro chama-se #euficoemportugal e procurou juntar histórias sobre experiências de viagem em Portugal, ajudando a promover o turismo por cá.

Media

Televisão, rádio, jornais, revistas, site de notícias e podcast

Queres trabalhar comigo?

Sobre mim e o blog