A Sicília é uma ilha italiana, um pouco distinta do resto do país. É um local fascinante, com uma história riquissima.

Localização e províncias

A ilha encontra-se localizada no Mar Mediterrâneo, separada da parte continental italiana pelo estreito de Messina. O estreito tem 32 km de comprimento e largura entre 1,5 e 3,3 km. Existem barcos que fazem a travessia entre a ilha e a Itália continental.

É uma região autónoma com 9 províncias, sendo elas Agrigento, Caltanissetta, Catania, Enna, Trapani, Messina, Ragusa, Siracusa e Palermo. A capital tem o mesmo nome da província onde se encontra, Palermo. Além de italiano fala-se também siciliano…. Esta língua ao longo dos anos teve influência grega, latina, árabe, normanda, provençal, alemã, francesa, aragonesa, catalã e castelhana….

História

Tudo começou há uns séculos atrás com um povo de nome Sicanos que habitava a ilha. Foram eles que deram o nome à ilha. Mais tarde, além dos Sicanos passaram também pela ilha os Siculos e os Élimos.

No século VIII a.C. chegaram os gregos, que fundaram Siracusa. Há quem diga que esta é a mais bela cidade que foi fundada por este povo. Ela foi uma das cidades mais importantes entre os séculos V e III a.C para a Magna Grécia. O porto que existe nesta cidade foi determinante na obtenção de poder e riqueza. Um exemplo do que ficou da época grega é o fantástico Vale dos Templos de Agrigento.

Os romanos chegaram e tomaram o controle da ilha, tendo-se a Sicília tornado uma província romana. No decorrer do cerco a Siracusa, o famoso matemático Arquimedes foi morto por um soldado romano, apesar de existirem ordens para que não o ferissem… Hoje em dia é possível visitar o Museu de Arquimedes no centro de Siracusa.

Alguns séculos mais tarde chegaram os Vândalos, os Ostrogodos, os Bizantinos, os muçulmanos e os Normandos. Cada povo expulsou quem encontrou na ilha. No decorrer do domínio árabe Palermo foi uma das maiores cidades do mundo.

A Sicília fez ainda parte do Reino das 2 Sicílias e foi governada pelos franceses Bourbons. No ano de 1860 foi obtida a indepêndencia e foi finalmente integrada na Itália unificada.

São muitos anos de uma história com vários povos diferentes e respetivas influências culturais. Mas a história e os 7 locais património da UNESCO são apenas uma das coisas interessantes da Sicília. A comida, os sicilianos e o seu ritmo de vida, o mar e o clima são outros motivos pelos quais deve dar um passeio por esta ilha.

Eu já estive nesta ilha e adorei, em especial Siracusa. Na minha opinião é o melhor da Sicília. São as ruas, o passeio à beira mar, todo o ambiente que por lá se vive… Mas esta cidade é uma outra história 🙂

24 Responses

  1. Mais uma vez, aprendi coisas bem interessantes sobre um dos poucos destinos que me falta explorar na Europa. O meu “medo” é de querer ficar :)))

  2. A Sicilia parece ser uma Itália a parte com base em vários relatos que já li na internet. Por isso acho que deve ser feita uma viagem apenas para a região. Quantos dias seria o ideal para conhecer as praias e atrações da Sicilia?

  3. Olá Catarina,
    Que interessante a história da Sicília. Esta é uma das regiões da Itália que ainda quero conhecer. Deve ser lindo demais!
    Abs, Marlise

  4. Muita història aì dentro!
    Infelizmente não fui, mas quero reservar um mês completo para ela. Quero fazer o giro completo na ilha, incluindo as ilhas vulcânicas de “Eolie” e Ustica!
    Você as fez?

  5. Catarinaa! Gosto tanto dos seus posts! Sempre uma viagem na história e o desejo de conhecer tantos lugares lindos! 🙂

  6. Adorei post, aumentou minha vontade de conhecer a Ilha, cheia de história e beleza.

  7. Ahh esse é um paraíso que tenho muita vontade de conhecer! Adorei o post, história, e essa foto então? Não sei o que mais me encantou, esse cenário é um sonho!!
    Beijos

  8. Quando viajamos para a Italia, fizemos só da Roma para o norte e deixamos o sul para uma outra oportunidade. Precisamos muito encontrar a data para completar o país. Que lindo post.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *