A Ponte dos Suspiros é conhecida em todo o mundo. Rapidamente se associa o nome desta ponte a uma bela história romântica. De facto a lenda conta que os apaixonados que passarem por baixo da ponte ficarão enamorados para sempre…

E porque não, quando for a Veneza, passar de gôndola com o seu amor, por baixo da Ponte dos Suspiros? Viver todas estas histórias faz parte de experienciar o romantismo da cidade. Mas na realidade a história do nome é outra.

História

Em 1614 o arquiteto Antonio Contino, que já tinha ajudado o tio a desenhar a Ponte de Rialto, desenhou a Ponte dos Suspiros. Tem 11 metros de largura, é feita de pedra calcária branca e tem 2 janelas com grades de pedra. A sua arquitetura renascentista italiana é belíssima.

A ponte encontra-se totalmente encerrada e coberta em todos os seus lados. Servia de ligação entre dois edifícios, o Palácio Ducal e o edifício das Novas Prisões, que foi o primeiro edifício do mundo a ser construído para ser uma prisão.

No interior da ponte existem dois corredores paralelos, completamente separados. Ambos ligavam a prisão a zonas diferentes do Palácio Ducal. Um deles permitia ir ao local onde se encontravam os executadores da lei e onde era aplicada a justiça penal e o outro corredor às salas de defesa do estado e ao parlatório.

No período Romântico surgiu o famoso nome da ponte. Acreditava-se que os prisioneiros quando saiam da sala do tribunal para a prisão, suspiravam ao terem um vislumbre de Veneza e da sua liberdade pela última vez, pelas janelas da ponte.

Mais tarde, o nome da Ponte dos Suspiros ficou conhecido por Lord Byron. Este poeta inglês viveu algum tempo em Veneza e escreveu sobre ela: “estava em Veneza, na Ponte dos Suspiros, um Palácio e uma prisão em cada mão”.

Já estive em Veneza duas vezes. Da primeira vez foi um pouco mais rápido, uma vez que apenas lá estive 2 ou 3 dias. Da segunda vez fiquei mais tempo. Consegui percorrer com calma durante largas horas as belíssimas ruas e pontes desta cidade. Andei bastante de vaporetto e experimentei as gôndolas. Comecei por ir aos locais obrigatórios como a Ponte dos Suspiros.

Passei por dentro da ponte e pelo caminho de quem soltava o suspiro antes de entrar na cela. Aconselho que faça também este percurso carregado de história. Vai gostar 🙂

Para saber como surgiu Veneza leia o artigo anterior.

46 respostas

      1. Pro favor..creio que há um engano… foto não é da Ponte dos suspiros e o arquiteto é Antônio contin

        1. Olá Luís 🙂

          A foto que vê na fotografia é de certeza absoluta a ponte dos suspiros. Até já a percorri por dentro…
          Infelizmente aqui estava era tapada com publicidade, porque estava em manutenção.

  1. Você já foi duas e eu ainda não consegui ir nenhuma, kkk… Tinha um vago conhecimento sobre a história do suspiro dos presos. Enfim, amo lugares com história! Obrigada por compartilhar! 😉

    1. Olá Gabi 🙂
      Um dia vai! Há tantos locais no mundo…. é impossível conhecer tudo. A mim também me falta muita coisa. É mesmo, perceber a história é um mais valia. Obrigada.

  2. Adoro viajar e conhecer a história de cada local que conheço. Veneza é fantástica! Também já estive lá duas vezes, mas voltaria mais sem nenhum problema.

  3. O pessoal adora dar esse nome de “ponte dos suspiros” já notou?! Tem aquela em Lima também! Deu vontade de cruzar essa também, muito linda, e a história é tão tocante! Abraço!

  4. Poxa, não sabia dessa história e achei muito legal! De fato imaginava uma história bem mais romântica haha obrigada por compartilhar, Catarina!

  5. Veneza é meu sonho de consumo na Itália. Fico imaginando essas pontes, os canais, os barcos um visual incrível! E a história que você nos mostrou está ótima: simples e objetiva!

    Abração Catarina!!!

    1. Olá Katarina 🙂
      Acredito claro. O mundo é tão grande… é impossível ouvir falar de tudo 😉 Que bom saber isso. Se gosta de história então penso que vai gostar do meu blog!

  6. Ótimo post!
    Não entrei no Palácio Ducal e portanto, não passei por dentro da Ponte dei Sospiri. Não sabia que essa ideia vinha do perìodo do romantismo! O que me disseram (e dà para ver do lado de fora) é que nao hà janelas para que o preso suspirasse por Venezia!
    😉

    1. Olá Juliana 🙂
      Eu passei por dentro e confirmo que há janelas. E se quiser espreitar o site oficial também poderá confirmar. São é janelas quase todas tapadas com pedra…. Ouve-se falar de muitas outras histórias, é verdade 🙂

  7. Estive uma vez em Veneza em 2007, mas estavamos a fazer um InterRail então não tinhamos dinheiro para andar de Gondola. Por isso prometi a mim mesma que voltaria um dia com o meu companheiro para andar de gondola e agora já sei que temos de passar por esta ponte 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!