Fiz uma viagem por algumas ilhas das Caraíbas em 2008 e foi inesquecível. É uma região com uma cultura muito rica, imensa história e paisagens deslumbrantes. Um dos países que visitei foi a Jamaica. O país do reggae e do Bob Marley. E não só!

História

Antes de os espanhóis terem chegado, a ilha era habitada por índios que a chamavam “Xaymaca”, “a terra da madeira e da água”. Pouco tempo depois os nativos foram sendo eliminados e teve início a importação de escravos negros de África. Com a chegada dos ingleses (e expulsão dos espanhóis) o país foi designado de Jamaica e foi estabelecida uma nova capital, Kingston.

Durante a colonização inglesa o país tranformou-se num local de contrabando e pirataria da região das Caríbas. Isto deveu-se à proximidade com as rotas marítimas eà  configuração da baía permitir resguardar muitos barcos. Por volta de 1670, Inglaterra nomeou um governador e os piratas foram perseguidos até à sua extinção. Mais tarde foi criada a Real Companhia Africana e a Jamaica foi convertida num dos maiores centros de tráfico de escravos.

No decorrer deste período de escravatura e com a proibição da manifestação das crenças religiosas dos escravos, começaram a surgir as raízes do que mais tarde se tornou o movimento do rastafari e do reggae. E esta música, este estilo de vida e modo de estar, é um aspeto muito importante quando se fala numa viagem à Jamaica. Há uma boa onda que se sente e dá sentido às palavras que mais se ouvem dos jamaicanos: “no problem” e “respect”.

Onde ir

Museu Bob Marley

Para perceber um pouco mais do que acabei de falar aconselho em Kingston fazer uma visita ao Museu Bob Marley, que foi a sua casa até morrer.

Interior do país de carro

O Museu foi um local que visitei quando cheguei à capital da Jamica, vinda de Cuba. A partir de Kingston aluguei carro e fui até Negril, Montego Bay, Ocho Rios e Dunns River. O percurso até aos principais locais na costa é uma explosão brutal de verde. Aconselho mesmo a quem visitar a Jamaica a “perder-se” pelo interior e não ir só para as praias e spots mais conhecidos.

Montego Bay e Negril

Em Montego Bay e Negril podem encontrar praias paradisiacas, água quente e calma, areia fina e dourada. Um autêntico sonho.

Dunns River Falls

Outro local que recomendo são as Dunns River Falls, em Ocho Rios. Subir a pé estas cascatas é uma aventura imperdível! Não saia da Jamaica sem ir lá.

As Dunns River falls têm 55 metros de altura e 180 metros de comprimento e parecem ser escadas gigantes. É possível subir a pé, com algum esforço dada a força da água e as pedras serem um pouco escorregadias. Esta aventura pode demorar entre 1 a 2 horas.

Para quem não queira subir a cascata a pé há também a possibilidade de subir as escadas que se encontram ao lado da cascata. De ambas as formas o passeio vale muito a pena pois a envolvência é espetacular. A vegetação é exuberante.

A Jamaica de facto é um país que merece mesmo uma visita. Pessoas simpáticas e com uma “boa onda”, clima excelente, paisagens lindissimas e praias onde apetece mesmo ir, e ir e tornar a ir. Eu adorei!!

22 respostas

  1. Tenho muita vontade de visitar a Jamaica, uma amiga foi recentemente e fiquei encantada com as fotos e as belezas naturais do país.

  2. Oi Catarina! Quanta história tem esse local, né? Eu achei muito interessante a Dunns River Falls. No entanto, achei meio arriscado subir pelas pedras. Acho que preferiria as escadas, he he he…
    Parabéns pelo post.
    Abraços,
    Carolina

    1. Olá Carolina 🙂
      Fico muito content que tenha gostado!
      Eu não sou nada de arriscar e subi sem problemas. Desde que tenha um chinelos que não saiam do pé, não vai haver problema 😉

  3. Que legal. A Jamaica deve ser muito interessante. Anotei as dicas aqui pra uma futura visita.
    Obrigado por compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *