Olá, eu sou a Catarina Leonardo, mais conhecida entre amigos por Kate!

O meu nome é Catarina Leonardo, mas a maioria dos meus amigos chama-me Kate. Nasci e vivi os meus primeiros anos no sul de Portugal, em Faro, junto ao mar e desde então que moro em Lisboa. Por mais viagens que faça, é aqui onde sempre regresso. É aqui onde estão as pessoas mais importantes para mim!

Tenho mestrado em Ergonomia na Segurança do Trabalho e fui consultora durante 14 anos. Durante esse período tive um horário normal como tantos outros têm, com muitas deslocações de trabalho (sempre em Portugal) com poucos dias livres de férias que tentei conciliar com o meu prazer em viajar. Durante os primeiros tempos sentia-me bastante realizada mas ao longo dos anos fui percebendo que já não era muito feliz naquele registo e que tinha condições para arriscar e seguir o que o meu coração me dizia.

Percebi que queria viajar, fotografar, escrever e fazer de tudo isto de alguma forma uma profissão. Mas não sabia bem como…

Um enorme desafio, quase loucura e muito pouco comum em Portugal (para não dizer único). Uma mulher de 34 anos, recém mãe, despedir-se de uma carreira estável e ir atrás do seu sonho na área das viagens!!! Mas acreditei em mim e na minha capacidade de trabalho. Não foi uma decisão fácil, mas cheguei a um ponto em que se tornou evidente que era mesmo o que faz sentido para mim. E continua a fazer, cada vez mais.

Blog de viagens Wandering life

Fundei então o meu blog de viagens Wandering life, cujo nome reflete o estilo de vida que pretendo ter, de permanente procura de respostas e do caminho a seguir. Neste projeto partilho a minha experiência como viajante que põe a mochila às costas, sem nada marcado e que gosta de partir para o mundo para descobrir e aprender com novas culturas e maneiras de viver. Viajo desta forma há 20 anos, com adaptações à circunstância da vida que estou a passar, mas sempre mantendo essa liberdade.

Comecei por viajar com os meus pais, depois com amigos ou algumas vezes sozinha, mais tarde com namorado e agora quase sempre com o Ricardo (meu marido) e a nossa filha Maria. Ele gosta tanto de viajar como eu e desde os 2 meses de vida da Maria que a levamos sempre connosco. Além de ser fantástico estarmos juntos, conhecermo-nos melhor uns aos outros e estreitarmos laços afetivos que nos unem, accredito que as viagens são uma escola de vida incrível para ela. Não me interessa nada que hoje em dia com 6 anos se lembre das dezenas de viagens que já fez, mas sim que tenha a noção de que o mundo é grande, que existem diferenças na maneira de pensar e de vestir e que isso é absolutamente normal, que há pessoas boas em todo o lado, que os meninos da idade dela brincam e vivem de maneira diferente (e que está tudo bem) e que o que quer que nos aconteça conseguimos sempre arranjar solução.

Por isso a pergunta sempre foi, porque é que não deveria levar a minha filha Maria comigo nas viagens?

É claro que quando viajamos com uma criança temos de nos reorganizar, mas se estivermos seguros e confiantes, não há porque ter medo. No meu caso eu já tinha 15 anos de “mundo” quando a Maria nasceu, o que me fez sentir uma enorme confiança em mim mesma na resolução dos desafios que encontramos quando viajamos de forma totalemente independente, por isso não hesitei.

Ela tinha dois meses acabados de fazer quando fomos andar de avião pela primeira vez. Correu tão bem que antes de fazer o seu terceiro mês de vida voámos até ao Brasil. Agora com 6 anos de experiência de viagens com uma criança posso dizer com toda a minha convição:

As viagens não têm de mudar quando temos um filho.

E é mesmo isto que quero partilhar no meu blog. Quero inspirar todas as famílias a procurarem outras formas de viajar, mais livres e mais ligadas â cultura e à população local e descomplicar a ideia de que não é possível fazê-lo com crianças pequenas.

É totalmente possível viajar com crianças à aventura, sem nada marcado. É o que eu faço!!!!

Viagem com 2 mochilas, durante 6 semanas, de mota, no norte do Vietname!!! Pai, mãe e filha.

Associação de Bloggers de Viagem Portugueses – ABVP

Na altura em que fundei o meu blog de viagens tive o sonho de criar uma comunidade de bloggers de viagem, que tal como eu, sentissem a necessidade de interajuda e de crescimento. Fiz alguns contactos que me demoveram até durante algum tempo de concretizar esta ideia, mas agora percebo que não era a altura certa.

Quando sinto que faz sentido nada me demove, por isso continuei sempre com este sonho/objetivo e apenas o concretizei quando conheci as pessoas certas, que acreditassem no mesmo do que eu. E assim foi. Juntamente com oito fantásticos bloggers de viagens fundei a ABVP que talvez já tenham ouvido falar. É a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses e tem como objetivo desenvolver profissionalmente esta nova profissão em Portugal e já reconhecida em vários outros países do mundo. Desde março de 2019 que sou orgulhosamente vice presidente desta equipa e que procuro juntamente com os restantes fundadores, levar o papel dos bloggers a outro nível. Por mim e por todos.