A República das Maldivas localiza-se no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e Índia. É um país com 1190 ilhas (200 delas nao habitadas), que se encontram agrupadas em atóis naturais, espalhados numa área de 90.000km2.
O idioma oficial é o Dhivehi, que tem raízes no sânscrito e a capital é Malé. Todas as ilhas têm pouca vegetação e o pico mais alto tem apenas 2 metros acima do nível do mar. Toda a areia que se vê nas ilhas é de origem coralina.
Atol
Curiosamente a palavra atol tem origem no termo maldiviano “atolu”.
Um atol normalmente forma-se quando os topos de uma ilha de origem vulcânica, que se encontrava rodeada por recife, se afunda no mar. Daqui resulta a formação de um recife em forma de um grande anel, com uma lagoa no seu centro. Todas as ilhas que formam o anel têm por isso areia coralina, proveniente de corais.
Nas lagoas existe uma enorme diversidade biológica de peixes, moluscos, entre outros. É verdadeiramente extraordinário! São locais de água quente, e cor turquesa, com praias que são autênticos postais…
Existem avários atóis espalhados pelo mundo, principalmente na zona dos trópicos e subtrópicos. Os das Maldivas são sempre referidos nas listas dos melhores do mundo.
História
A história destas ilhas começou no século V a.C., com a colonização dos arianos, um povo proveniente da ásia central.
Existem relatos de viajantes que indicam que as Maldivas eram governadas por mulheres no período que antecedeu o contacto com o islão. Foi em 1153 que a religião islâmica foi adotada, substituindo o budismo, e essa situação mudou.
No século XVI as ilhas foram ocupadas pelos portugueses (durante 15 anos) e no século XVIII por um povo o sul da Índia (durante 3 meses e 20 dias). Tirando estas 2 exceções, as ilhas sempre foram independentes, mesmo tendo sido aceite voluntariamente serem um protetorado inglês, no ano de 1887. O sultão governava e os ingleses limitavam-se a interferir nas relações exterior e na defesa.
Já no século XX foi realizado um referendo, em que o sultanato foi abolido e as Maldivas passaram a ser uma república.
É um país realmente paradisíaco com areia dourada e fina e um mar quente com cor turquesa.
Muito legal, tenho muito interesse em conhecer as Maldivas. Você sabe quando é a melhor época para visitar as ilhas? Os voos para lá são frequentes? A gastronomia é mais fundada nos peixes e frutos do mar ou é mais variada? valeu!
Olá Fábio 🙂
A melhor altura é na época seca, mais ou menos entre dezembro e março. Mas eu estive agora em abril e foi muito bom.
Desde o Dubai há voos regulares e diários para Malé. A comida na ilha em que eu estive é mais à base de peixe e frutos do mar.
Mais alguma informação não hesite em perguntar!
Tenho muita vontade de conhecer esse lugar. A água turquesa das Maldivas tem uma fama mundial! Continue colocando mais dicas desse destino. =)
Olá keul 🙂
É mesmo um espetáculo!!! A melhor praia onde já estive… Obrigada!
Acho q nunca tinha lido nada sobre as Maldivas. Fiquei curiosa para saber mais.
Olá 🙂
Normalmente só se fala de resorts…. Dentro de algumas horas irei publicar mais informação sobre as Maldivas. Espero que goste!
Sou louca pra conhecer as Maldivas. Um dia ainda realizo o sonho
Olá Adriana 🙂
Vale mesmo muuuuito a pena!
Sonho em conhecer as Maldivas! Deve ser lindo demais!
Bem interessante a história da ilha!
Olá Juny 🙂
Que bom que gostou!
Que dica legal! Adorei. Não conheço ainda. Esta na minha listinha. =)
Olá Rafaella 🙂
Vale mesmo a pena estar na lista!
Muito legal conhecer a historia das Maldivas.
Eu tenho um post com dicas de hospedagem lá : http://www.mileumaviagens.com.br/confira-nossas-dicas-de-onde-se-hospedar-e-o-que-fazer-nas-paradisiacas-ilhas-maldivas mas não conhecia a história. Adorei. 🙂 Quero muuuuito ir um dia.
Olá Dalila 🙂
Fico mesmo contente que tenha gostado! Boa 🙂
Que interessante a histórica. Não sabia sobre os arianos. Deve ser incrível conhecer as Maldivas.
Olá Giulia 🙂
É mesmo!
Gente, como assim 1190 ilhas? Fiquei chocada, e todas estão ali, quase ao nível do mar? =O Aprendi um montão com esse post, e já fiquei na vontade de adiantar a viagem pra esses lados!
Olá Klécia 🙂
Fico mesmo contente por ter gostado! Vá que não se arrepende 😉
Que interessante! Não conhecia a história das Maldivas. Gostei do fato das ilhas já terem sido governadas por mulheres! 😉
Abs!
Olá Ana Paula 🙂
Também eu!! Um beijinho
é incrivel pensar em como um pais é dividido em ilhas né, imagina mais de mil! como se encontram depois! muito legal saber a origem da palavra atol
Olá Angela 🙂
A logística do país não é fácil, as ilhas são muito dispersas. Muito longe umas das outras. Que bom que gostou!
Que sonho de viagem. Quero um dia conhecer as Maldivas. Adorei.
Olá Fabiana 🙂
É realmente um paraíso… Que bom que gostou!
Ah maldivas, também está na minha listinha de querer conhecer. Um sonho, que com certeza em breve realizarei.
=)
Olá Rafaella 🙂
Espero que consiga ir em breve!
Uauu quanta ilha neste destino. Sonho em conhecer Maldivas e espero ter a oportunidade de visitar este lugar tão paradisiaco algum dia.
Abraços
Olá Joseane 🙂
Espero que consiga ir um dia! Um beijinho
Um sonho conhecer, fiquei com mais vontade rsrs
Olá Lulu 🙂
Tem de ir!
Muito interessante a história. Estou adorando as dicas das Maldivas. Parabéns!
Olá Keul 🙂
Muito obrigada!
Nossa, 1190 ilhas é ilha que não acaba mais!!!! Não sabia disso! O ruim dos atóis é que eles podem sumir no futuro, se as águas dos oceanos continuarem a subir. Tuvalu, na Oceania, já expressou a preocupação em uma reunião da ONU. As Maldivas devem ser o paraíso! Tenho muito interesse em conhecer. Ótimo post!!! Sabe qual a melhor época para se viajar?
Olá Cleber 🙂
É mesmo muito preocupante. Nestas ilhas vivem muitas pessoas… São mesmo uma paraíso. A melhor altura é na época seca, entre Dezembro a Março, mais ou menos. Muito obrigada!!