Chama-se carioca a quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro e carioca de gema a quem tem ambos os pais também cariocas (quem nasce no estado – não na cidade do Rio de Janeiro – é fluminense).
O nome de carioca vem do tupi, que era uma língua falada pelos povos indígenas que habitavam o Brasil, antes da colonização portuguesa. Em 1758 a utilização da língua tupi foi proibida e substituída pela portuguesa, tendo deixado forte influência no português que se fala no Brasil.
Os povos tupi deram o nome de “karai oca”, ou seja, “casa de branco”, às casas de pedra e cal que os portugueses construíram na zona da praia do Flamengo, que fica na foz do Rio Carioca.
Rapidamente os portugueses começaram a chamar-se a si próprios de cariocas. Ao longo do tempo foi começando a ser usado o termo “carioca” para designar as pessoas que nascem no Rio de Janeiro.
Um dia Vinicius de Moraes escreveu que ser carioca “é antes de mais um estado de espírito”… Vá até ao Rio e seja carioca!
Adorei a proposal do blog. Parabéns!!!
Olá Sinthia 🙂
Muito obrigada. Fico muito contente que tenha gostado.
Que interessante! Essa mistura de palavras é muito forte no português do Brasil, né?
E o chiado do SSSS também é uma herança dos portugueses pelo que eu soube.
Não sabia dessa curiosidade, sempre bom ter mais conhecimentos sobre as origens das coisas. Amo o Rio e já tenho saudades daí.
http://blogcolchaderetalhos.com/
Olha só que legal! Não tinha ideia de que o nome ‘carioca’ vinha dessa história. Super interessante saber da onde vêm as palavras que usamos no nosso vocabulário atual, né?! Abração.
Adorei! Sou carioca da gema e não entendo quando alguém fala pra mim que é carioca, daí eu pergunto de qual parte do Rio, e a pessoa responde “Niterói”! Porém moro há tantos anos em Londres que não tenho mais o espírito carioca!
Own, como carioca da gema – e de descendência indígena – adorei saber a origem da palavra carioca! Saudades do meu Rio
bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Ah, não fazia ideia! Bela curiosidade… Depois também tens de explicar porque é que os portugueses são alfacinhas!
Super curioso e interessante! Adorei e agora não vou mais ficar boiando quando falarem que é carioca da gema hahahaha. Um abraço grande!
Bela lição de história! É sempre bom saber para fazer boa figura em viagem… 🙂
Olá Catarina, não fazia ideia desta relação! Com estes artigos que publicas estamos sempre a aprender. muito util, obrigado!
q fato interessante, nao conhecia!! tem tanta palavra com origem indigena que utilizamos q nao temos nem ideia!