4 locais a visitar no Norte de Marrocos

Tânger

Tânger é uma cidade localizada a noroeste de Marrocos, com um riquíssimo passado. Quando a vemos pela primeira vez deparamo-nos com uma povoação moderna, com largas e compridas estradas e uma belíssima marginal junto ao mar construída para facilitar o acesso à zona balnear de Saidia. Recentemente foi construído um grande porto que tem uma localização estratégica perfeita, encontrando-se no cruzamento das principais rotas de navegação mundial.

Viagem Tânger
Medina de Tânger

Leia mais sobre Tânger.

Tétouan

O norte de Marrocos não é igual ao resto do país. A história, o percurso que teve ao longo dos anos, a influência que recebeu dos povos que ocuparam a zona é bastante diferente e por isso as povoações também o são. A forma como as localidades estão organizadas é de facto bem distinta. As medinas aqui são brancas, ao contrário de todas aquelas que se pode ver nas cidades mais conhecidas, como Marrakesh.

4 locais a visitar no Norte de Marrocos
Parque Feddan

Leia mais sobre Tétouan.

Chefchaouen

Arrisco dizer que Chefchaouen é muito provavelmente um dos locais mais fotogénicos do mundo. A tonalidade azul turquesa das casas proporciona um ambiente incrível a esta pequena povoação do norte de Marrocos.

Visitar Chefchaouen
Medina de Chefchaouen

Leia mais sobre Chefchaouen.

Fez

A história de Fez é tão antiga quanto a de Marrocos e por esta razão visitar esta cidade é uma experiência incrível. O ambiente que se sente ao percorrer a medina que começou a ser construída há mais de 1200 anos é impressionante. Vários séculos depois os artesãos continuam a bater o metal da mesma forma, o pão é feito com as mesma técnicas, os cheiros são idênticos, a movimentação dos habitantes e de burros de carga e de tantas outras formas de meio de transporte que circulam pelas ruas estreitas.

viagem fez
Fez

Leia mais sobre Fez.



Dicas para viajar ao norte de Marrocos

(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!).

Como chegar:  Se for de Lisboa como eu, pode optar por viajar para Tânger ou Fez. Eu voei com a TAP, como faço quase sempre.

Como se deslocar: Entre as várias povoações pode optar por um táxi, um autocarro ou alugar carro. Vale sempre a pena comparar os preços e escolher o melhor negócio na Rentalcars. Em qualquer uma das medinas não entram carros, por isso a única forma de explorar é mesmo andar a pé. E ainda bem, porque esta é a melhor forma de conhecer um novo local.

Tours: Uma das questões que muitas vezes me colocam é sobre a necessidade ou não de um tour na medina. Eu já estive várias vezes em algumas cidades marroquinas e nunca contratei guia nenhum, nem para conhecer a medina nem para me levar a algum local em particular. Nesta viagem em particular fui acompanhada por um guia e diria que vale a pena. Penso que devemos ser sempre reservar tempo para andarmos sozinhos, mas é sem dúvida uma mais valia percorrermos as ruas com alguém que conhece bem o local e que nos pode dar boas dicas.

Como planear uma viagem de forma independente (tal como eu faço)?
. Reservar os melhores voos no SkyScanner. Aqui consegue encontrar e comprar os melhores voos para o destino escolhido.
. Alugar carro no Rentalcars. Vai encontrar todas os parceiros e fornecedores disponíveis assim como os preços das várias gamas.
. Marcar no Get Your Guide os bilhetes de entrada nos locais que pretende visitar ou nos tours que quer fazer, para evitar filas e tempo perdido.
. Fazer o visto em iVisa.
. Fazer um seguro de viagem na Iati Seguros, para não correr riscos que podem sair caros.
. Utilizar o cartão Revolut, que lhe possibilita fazer pagamentos e levantamentos na moeda do local onde estiver a viajar (e poupar muito dinheiro em taxas).
. Marcar sempre que necessário uma Consulta do Viajante para conhecer os riscos associados à sua viagem e as respectivas medidas de protecção e prevenção.
. Optar sempre que possível por levar menos bagagem possível. Veja as minhas 10 dicas.

 

Sobre a Kate
É uma ex-consultora, blogger de viagens a tempo inteiro, viajante há 20 anos e mãe da Maria há 5. Viaja na maior parte das vezes em família, com a filha desde que era uma bebé de 2 meses e os 3 juntos já fizeram mais de 30 viagens pelo mundo.
Fundou o Wandering Life, organiza @instameets.pt, fundou e é vice-presidente da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, tem ebooks onde ajuda outras famílias a viajar, é fundadora da comunidade Famílias de mochila às costas e da rubrica Conversas em família.

2 comentários em “4 locais a visitar no Norte de Marrocos”

Deixe um comentário