Tânger

Tânger é uma cidade localizada a noroeste de Marrocos, com um riquíssimo passado. Quando a vemos pela primeira vez deparamo-nos com uma povoação moderna, com largas e compridas estradas e uma belíssima marginal junto ao mar construída para facilitar o acesso à zona balnear de Saidia. Recentemente foi construído um grande porto que tem uma localização estratégica perfeita, encontrando-se no cruzamento das principais rotas de navegação mundial.

Viagem Tânger
Medina de Tânger

Leia mais sobre Tânger.

Tétouan

O norte de Marrocos não é igual ao resto do país. A história, o percurso que teve ao longo dos anos, a influência que recebeu dos povos que ocuparam a zona é bastante diferente e por isso as povoações também o são. A forma como as localidades estão organizadas é de facto bem distinta. As medinas aqui são brancas, ao contrário de todas aquelas que se pode ver nas cidades mais conhecidas, como Marrakesh.

4 locais a visitar no Norte de Marrocos
Parque Feddan

Leia mais sobre Tétouan.

Chefchaouen

Arrisco dizer que Chefchaouen é muito provavelmente um dos locais mais fotogénicos do mundo. A tonalidade azul turquesa das casas proporciona um ambiente incrível a esta pequena povoação do norte de Marrocos.

Visitar Chefchaouen
Medina de Chefchaouen

Leia mais sobre Chefchaouen.

Fez

A história de Fez é tão antiga quanto a de Marrocos e por esta razão visitar esta cidade é uma experiência incrível. O ambiente que se sente ao percorrer a medina que começou a ser construída há mais de 1200 anos é impressionante. Vários séculos depois os artesãos continuam a bater o metal da mesma forma, o pão é feito com as mesma técnicas, os cheiros são idênticos, a movimentação dos habitantes e de burros de carga e de tantas outras formas de meio de transporte que circulam pelas ruas estreitas.

viagem fez
Fez

Leia mais sobre Fez.



Dicas para viajar ao norte de Marrocos

(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!).

Como chegar:  Se for de Lisboa como eu, pode optar por viajar para Tânger ou Fez. Eu voei com a TAP, como faço quase sempre.

Como se deslocar: Entre as várias povoações pode optar por um táxi, um autocarro ou alugar carro. Vale sempre a pena comparar os preços e escolher o melhor negócio na Rentalcars. Em qualquer uma das medinas não entram carros, por isso a única forma de explorar é mesmo andar a pé. E ainda bem, porque esta é a melhor forma de conhecer um novo local.

Tours: Uma das questões que muitas vezes me colocam é sobre a necessidade ou não de um tour na medina. Eu já estive várias vezes em algumas cidades marroquinas e nunca contratei guia nenhum, nem para conhecer a medina nem para me levar a algum local em particular. Nesta viagem em particular fui acompanhada por um guia e diria que vale a pena. Penso que devemos ser sempre reservar tempo para andarmos sozinhos, mas é sem dúvida uma mais valia percorrermos as ruas com alguém que conhece bem o local e que nos pode dar boas dicas.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!