4 razões para ir a Córdoba

Córdoba é a cidade dos califas. Encontra-se no coração da região da Andaluzia, junto às águas do rio Guadalquivir, um dos maiores da península ibérica.

História

É uma cidade já muito antiga, existindo indícios de ocupação da zona já em 3200 a.C. A povoação que se foi formando desenvolveu-se graças à exploração de minério (cobre e prata) da Serra Morena e da agricultura.

Romanos

Mas a cidade de Corduba (como era designada) foi apenas fundada pelos romanos, no ano de 206 a.C. Nesta altura, em que os romanos ocupavam Córdoba, esta foi a capital da província da Bética e a maior cidade de toda a península ibérica.

Muçulmanos

Contudo não foram estes os anos dourados da cidade. Foi um pouco mais tarde com a chegada dos muçulmanos, que Córdoba se tornou a capital do Al-Andalus. E foi enquanto capital que se iniciou a construção da Grande Mesquita. Quando este monumento acabou de ser construído Córdoba era a maior cidade de toda a Europa.

Nessa época grandiosa muitas pessoas chegavam de outros locais, procurando conhecer as construções que se faziam, falar com o califa ou também uma cura para um problema de saúde. O rei, D. Sancho de León procurou em Córdoba cura para a obesidade, por exemplo. A cidade era um centro de conhecimento e aprendizagem, tendo uma biblioteca com 400.000 livros, quando as outras bibliotecas da Europa possuiam apenas algumas centenas…

Foi com a álgebra, criada pelos árabes e as descobertas consequentes a isso, que se deu um desenvolvimento matemático que levou à construção das grandes catedrais góticas da idade média.

Era maravilhoso passear pela cidade, percorrendo as ruas pavimentadas, e observando fantásticas casas com magníficos pátios e já com água canalizada. Com o calor que se fazia sentir (e faz) no verão percorrer Córdoba, era uma lufada de ar fresco.

Cristãos

A época dourada de Córdoba terminou abruptamente no início do século XI, devido a questões internas de poder do império árabe. Com a reconquista da cidade pelos cristãos, ocorreram alterações aos grandiosos monumentos que tinha sido anteriormente construídos.

Mas apesar das alterações, numa visita à cidade é perfeitamente possível perceber todo este esplenderoso passado. Vai adorar.

O que tem de ver

1 – A magnífica Mesquita – Catedral

A Mesquita –Catedral de Córdoba é o monumento mais importante de todo o ocidente islâmico. É o espaço mais visitado de Córdoba.

Localiza-se no centro histórico e ocupa uma área de 24.000 m2. O edifício original foi construído no século XVIII mas ao longo dos anos sofreu várias alterações. A mais importante das quais foi a conversão em local de culto cristão.

Um pormenor muito interessante é que durante alguns anos esta Mesquita-Catedral esteve didivida em duas zonas para que no mesmo espaço (mas em zonas diferentes) árabes e cristãos pudessem praticar o culto da respetiva religião. Fantástico.

Entre pela porta do Perdão, local onde em dias específicos se perdoavam dívidas, e deslumbre-se com esta maravilha. Em 1984 foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e um pouco mais tarde também todo o conjunto urbano que a rodeia.

Pormenor da fachada da Mesquita-Catedral, Córdoba, Espanha
Pormenor da fachada da Mesquita-Catedral
Interior da Mesquita-Catedral, Córdoba, Espanha
Interior da Mesquita-Catedral
4 razões para ir a Córdoba

2 – O alcázar dos reis cristãos

Em Córdoba existe um alcázar, à semelhança de outras cidades espanholas. Consiste numa fortaleza que tem no seu interior um magnífico palácio. Originalmente era um palácio árabe, moradia de califas.

Já teve vários tipos de ocupação, como residência da família real cristã, sede do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) ou prisão.

Aqui existem jardins e pátios lindíssimos, sendo de destacar o Mudéjar, com todo o pavimento em mármore.

3 – Os pátios, praças e bairros

Toda a zona histórica que rodeia a Mesquita – Catedral é super interessante. Obrigatório pelo menos visitar a plaza del Potro, os bairros do alcázar velho e a judiaria. Esta, é um bairro castiço e onde se pode encontrar uma das poucas sinagogas em Espanha.

Demore-se a percorrer as ruas e perca-se nos pátios, são muito bonitos, sendo reconhecidos como Património Mundial da Humanidade.

A decoração, as cores, a arquitetura, entre outros factores fazem com que seja um excelente passeio.

 
 
Uma rua de Córdoba, Espanha
Uma rua de Córdoba
Pátio em Córdoba, Espanha
Pátio em Córdoba

4 –A cidade dos califas

A aproximadamente 10 km de Córdoba encontra-se a Medina Azahara. Era uma cidade de califas, mandada construir no século X, em pleno período de ocupação árabe.

A lenda refere que o califa Abd-al Rahman III, queria que existisse uma cidade dedicada a Azahara, a sua mulher preferida. Mas a realidade é um pouco diferente. Este califa teve a intenção de mostrar a grandiosidade do novo califado fundado a ocidente.

Medina Azahara estava dividida em 3 patamares, sendo 2 deles ocupados pelo alcázar e o mais baixo pelas habitações e pela mesquita. Cerca de 10.000 pessoas trabalharam diariamente nesta cidade, utilizando mármore, ouro e pedras preciosas.

Imagino que teria sido uma cidade realmente magnífica. Conhecendo um pouco deste passado, torna-se muito interessante realizar uma visita.

 
 
Medina Azahara, Córdoba, Espanha
Medina Azahara

Claro que há muito mais para ver e fazer, se olhar para um mapa de Córdoba vai verificar que há imensas atrações. Mas na minha opinião, as que eu falei são mesmo obrigatórias.

Para finalizar destaco a comida e o flamenco… O que está à espera? 😉

Quer conhecer o mundo melhor?

Vou enviar histórias e fotos de vários lugares do mundo!
Deixe-se inspirar 🙂
Pode cancelar a subscrição a qualquer altura. Powered by ConvertKit

47 comentários em “4 razões para ir a Córdoba”

  1. Bota mesmo magnífica nisso! Aquela catedral/mequista impressiona e faz-nos recordar que “eles” andaram por aqui bastante tempo, Córdoba merece !

  2. Realmente muito interessante a história da cidade e os locais que você indicou para serem visitados. Vou anotar caso Córdoba entre na minha lista de lugares para conhecer!

  3. Faz tempo que quero conhecer a cidade, mas ainda estou devendo essa viagem a mim mesmo. Adoro a Andaluzia e pela mistura de cultura flamenca “moura”.

  4. Acredita que muita gente já me falou que a cidade não vale a pena? Digo mais, pessoas da Espanha =x Eu tenho mta vontade de Conhecer Cordoba e lendo esse post eu tive certeza que a cidade vale sim, muito a pena! Linda linda, não vejo a hora de conhecer!

    • Olá Mayte 🙂
      A sério? Confesso que não conheço muitas pessoas que lá tenham ido, mas as que foram dizem muito bem. Mas claro que há sempre opiniões diferentes!
      Espero que consiga ir em breve e que goste.

  5. Cordoba parece uma cidade bastante interessante, confesso que antes não tinha muito interesse em conhecê la, apesar de amar a Espanha. A comida e o flamenco são duas atrações a parte, né?!

    • Olá Lid 🙂
      Eu adoro flamenco e por isso a Andaluzia para mim é o melhor de Espanha. Córdoba tem uma atmosfera única, vale mesmo a pena.
      Sem dúvida que flamenco e comida são 2 fatores bem importantes!

  6. Córdoba é pura paixão, como TODA a Andaluzia. Perdi a cidade dos Califas… haverá melhor pretexto para voltar? 🙂 Mais uma vez, um belo post que nos faz ter vontade de ir conhecer.

  7. Nossa… que lugar mais lindo! Já quero conhecer Córdoba. Conseguiu me convencer com essas 4 boas razões. Adorei o post! Bjs

  8. Córdoba é realmente muito linda, adorei ter conhecido essa cidade, a Mesquita Catedral de Córdoba é maravilhosa uma das mais bonitas do mundo. Eu fui bem cedo as 8h30 para assim entrar de graça. Você experimentaram o Salmorejo?

  9. Cada vez que leio sobre a Espanha, mais tenho vontade de voltar. Córdoba parece ser realmente linda! Adoro seu jeito de escrever! Faz com que viajemos contigo e daqueles que nos dá vontade de visitar. Beijão!

  10. Que linda! Quero ir um dia. A mesquita parece ser magnífica. Será que o rei conseguiu emagrecer, hehehehe, não consigo parar de pensar nisso… vou para lá perder meus, ou melhor, não meus, 5 kg. Abraço.

  11. oi Catarina… Córdoba, das cidades que visitei na Andaluzia, foi a que mais me seduziu! Talvez por ter me levado ao passado com mais eficiência que as outras. 🙂 Concordo com os três primeiros pontos que você coloca que valem à pena visitar na cidade!

    São lugares extraordinários, assim como sua história. Eu perdi o fôlego quando entrei na Mesquita. A propósito, suas fotos daí estão maravilhosas. Não consegui tão belos ângulos.

    A última, Medina Azahara, para minha infelicidade não fui! 🙁 Bom, sempre busquei por uma boa desculpa para voltar! 🙂

  12. Eu adoro visitar Mesquitas e essa é mesmo muito linda! Foi a atração que mais gostei na cidade! Mas tudo por lá parece interessante, uma cidade cheia de história e de lindas paisagens e arquitetura!

  13. Espanha é um país singular sem dúvidas. Tantos pelas inúmeras belezas naturais quanto pela história. E tudo em um país relativamente pequeno.

  14. Estive recentemente na Andaluzia, e também em Cordoba, e confesso que quando adentre a Mesquita Catedral, fiquei sem reação ao poder observar toda aquela história e aquela beleza. Parabéns pelo relato, muito bom!

  15. Uau, adorei o post! Ainda não conheço Córdoba, mas já coloquei a mesquita na minha listinha de lugares para conhecer 🙂

  16. Obrigada pela aula de Historia! Viajei no tempo e me lembrei do filme The Physician, a que assisti esra semana. A cultura árabe trouxe mesmo muito conhecimento ao Ocidente. Já tinha vontade de ir, aumentou agora.

  17. Os árabes deixaram uma herança belíssima em toda a Península Ibérica. Pensar que estão hoje aquém daquilo que foram em tempos, enquanto civilização…
    A mesquita de Córdoba é realmente magnífica.

  18. Uau, parece ser mesmo maravilhosa! Fiquei babando e louca para conhecer. Achei sensacional saber que já existiu uma Mesquita-Catedral didivida para árabes e cristãos praticarem sua respectiva religião. Realmente fantástico isso!

  19. Poxa, uma pena as fotos não terem carregado, seu relato é tão interessante que eu fiquei louca para saber mais de Córdoba. Estou montando meu roteiro pelo país e acho que agora vou incluir essa cidade!

  20. Córdoba – e toda a Andaluzia – merecem 4 milhões de razões 🙂 Sem dúvida, um destino fantástico. Como habitual, dás-nos o melhor ‘sumo’ de cada destino…

Deixe um comentário