10 fotos da Costa Alentejana (Odemira)

O concelho de Odemira é o mais extenso de Portugal. Localiza-se no Alentejo, a sul do país, entre florestas de sobreiros, azinheiras e eucaliptos e as falésias da costa litoral. Apesar da paisagem poder ser de serra, planície ou de mar, esta região é sem qualquer dúvida mais conhecida pela sua costa.

São 55 quilómetros de costa, totalmente integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta é uma área protegida lindíssima, com arribas, grutas, praias e um mar implacável. Apesar destas condições aparentemente “agrestes” é exatamente aqui, nas arribas ou nos rochedos junto à costa, que as cegonhas-brancas constroem o seu ninho. É o único sítio do mundo onde nidificam nestas condições, uma vez que normalmente podemos encontrá-las em postes de eletricidade, árvores ou prédios velhos.

Odemira tem 12 praias, sendo uma delas fluvial e outra de rio. De todas elas destaco duas delas, a da Zambujeira do Mar, eleita em 2012 como a “Melhor Praia Urbana” e a Praia das Furnas, eleita a “Melhor Praia de Rio” no mesmo ano.

Aqui ficam 10 fotografias da Costa Alentejana de Odemira.


Dicas para ir até à Costa Alentejana de Odemira

(Se fizer as suas reservas através destes links, não paga mais nada por isso e eu ganho uma pequena comissão, o que é determinante para eu continuar a escrever sobre viagens. Obrigada!).

Como chegar e se deslocar: Pode chegar a Odemira de autocarro (Rede Nacional de Expressos ou Rodoviária do Alentejo), comboio ou de carro. Pela A2 são pouco mais de 2h de Lisboa. Para se movimentar entre os vários pontos da região o melhor é utilizar carro. Se precisar de alugar espreite o Rentalcars.

Onde dormir: Eu fiquei na Quinta Pedagógica da Samoqueirinha – Duna Parque Hotel Group e gostei bastante. É um pouco afastado do centro de Vila Nova de MIlfontes, mas perfeito para uma família com crianças.

Deixe um comentário